A lanterna de iluminação da placa dos primeiros Puma GT (VW) que foram de 1968 até 1970 primeira série, é muito desconhecida. Nos Puma ano 1970, para saber ao certo qual carroceria utilizava essa lanterna é só ver o parabrisa, se na parte inferior for quadrado é da primeira série e se for arredondado é da segunda série que utiliza a lanterna de placa do "Zé do Caixão", o VW 1600. Isso porque, quando a Puma mudou o molde da carroceria, fez alguns ajustes de desenho, modificando levemente a traseira, para acoplar melhor as lanternas de sinalização da Variant, no lugar das lanternas da Chevrolet C-14l6 e mudar a lanterna de placa, maior e com acabamento melhor. Lógico de tivemos outras mudanças, como o parabrisa arredondado para não juntar água e possível infiltração, sistema de ventilação com entrada depois do capô dianteiro e saída o ar viciado interno na traseira. Por dentro as maiores mudanças foram o acabamento melhor, encosto de cabeça nos bancos e console. O volante Fittipaldi em preto e as lanternas de Variant já saíam nos primeiros GT 1970.
A lanterna de placa é aquela utilizada nas primeiras Kombi nacionais, porém encurtadas na largura e no comprimento, com mesmo sistema de fixação por dois parafusos. Como essa lanterna basicamente era a lente com uma lâmpada por trás, sem uma concha ou proteção, era fácil deixá-la menor.
Nas minhas andanças, somente três carros eu vi com as lanternas originais, a do Murad, do Pagano e a amarelinha que hoje não sei de quem é, todos com fotos abaixo.
11 comentários:
Felipe, uma dúvida: aquelas 3 ranhuras na fibra, abaixo dos para-choques possuiam originalmente a tela (tipo tunning hoje em dia) ou eram apenas buracos na fibra?
Notei que na foto em PB, parece uma Puma na linha de montagem, há a tela.
E, se eram originais até que ano elas existiram?
Difícil esta né?
Curiosamente minha GTS78 tem a tela, mas sempre achei que neste ano ela não deveria mais existir, pois em todas as Pumas que vejo há apenas os buracos.
Sandro,
No modelo GTE até 1972 e no modelo GTE Spyder até 1971, aquelas aberturas, para saída do ar quente vindo das camisas do motor tinham tela de alumínio. Por serem grandes as aberturas era necessário a colocação de telas, para não entrar na indesejado no local. Qdo mudaram para aberturas mais finas foi abolida a colocação das telas.
Eric
A lanterna de placa do 1970 2a. série até 1976 la. série era a mesma do VW 1600 4 portas, o Zé do Caixão.
De 1976 em diante, a lanterna de placa passou a ser do VW Brasília.
E foi assim até o final.
Brasília, comno o Felipe comentou, que era a mesma do SP2, Passat, Variant e TL.
O rol mais amplo facilita atualmente a busca por uma lente original VW de acrílico.
Pois as plásticas amarelam e trincam muito facilmente.
Dica: Se observarem atentamente, notarão que existe um espaço entre a lanterna e a lata/fibra no local por onde passam os parafusos, e a junta de vedação não dá conta disso. Então sugiro pegar um anel o'ring de pequeno diâmetro mas espesso o suficiente e deixa-lo exatamente neste espaço fazendo alguma pressão quando se apertam os parafusos. Pronto: não trincará mais, especialmente se forem de acrílico originais VW.
Na 72 tinha tela Felipe ??Show de bola as atualizações das informações..
abs
Helio
Hélio,
Se seu Puma tem as aberturas grandes (largas), existem as telas, mas alguns Puma 72, saíram com as aberturas finas e não tinham a tela, eram os Puma do molde para os carros de exportação.
Boa tarde! Gostaria de saber se alguém possui fotos do banco e lateral original da Puma GT 69.
Grata.
Márcia,
Já está publicada a matéria com fotos.
Wederson,
Nunca foi.
Se existe um carro assim, pode ter certeza que o documento é de 1969 e a carroceria do Puma de 1976 acima.
Wederson,
Prefiro lhe falar por e-mail, mas não sei o seu. Mande foto do carro para meu e-mail para uma análise. felipenicoliello@gmail.com
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