terça-feira, 26 de agosto de 2008

Sistema de ar quente GT/GTE/GTS/GTI/GTC

Falando em ar interno para ventilação, não podemos esquecer do ar quente, que existia em todos os Puma VW. Originário dos Fuscas jurásticos, esse sistema foi inventado para amenizar o rigoroso inverno europeu. Um sistema eficaz e simples: nas saídas das bengalas dos cilíndros 1 e 3 para o escapamento foi construido uma capa envolvente, chamada de mufla, formando uma passagem de ar, que é aquecida pelo calor da bengala, esse ar é empurrado por uma saída da ventilação da ventoínha de refrigeração dos cilíndros.

O sistema é acionado por um botão rosqueável (abre e fecha) no canote do chassis junto a alavanca de câmbio nos Puma mais antigos e por alavancas junto ao freio de mão, nos Puma mais modernos com chassis de Brasília.

fotos Matheus Contim/ilustração Felipe Nicoliello

Muito funcional no hemisfério norte onde o inverno justifica sua utilização e onde não há tanta corrosão do metal. Aqui no Brasil, país de muita umidade, as peças metálicas corroem com muita facilidade, deixando de ser funcional para ser prejudiacial, principalmente à saude. A bengala feita de chapa fina, com o tempo corroe como todo tipo de escapamento e aparecem pequenos orifícios na bengala, escapolindo o ar expelido pelo escapamento, indo junto com o ar quente, provocando contaminação poluente dentro do interior do veículo. Para que isso não aconteça, a manutenção deve ser periódica, sendo necessária a substituição da bengala no máximo a cada dois anos, independente da utilização do veículo. A mufla deverá também ser revisada, porque se tiver pequenos furos, entrará o ar que sai da ponteira do escapamento, isso se deve ao fato, que parte desse ar espelido pela ponteira do escapamento tende a voltar para trás, pelo turbulência formada na traseira do veículo em velocidade.




Quando bem vedado nas coneções e em boas condições, esse equipamento funciona maravilhosamente bem. Mas vamos e venhamos, temos tanto frio assim?

3 comentários:

Unknown disse...

Nem sei o que dizer! O guia será utilizado para reconstruir o meu sistema de ar quente.

E considerando que moro no RS, sim, é necessário!

dirceu disse...

gostaria de uma informação estou querendo montar um puma em cima da carroceria da brasilia da certo tem que cortar alguma coisa fico grato se voce me responder.

Felipe Nicoliello disse...

Dirceu,
Tem que cortar o chassis em 25 cm no entre eixos, ou seja, entre o freio de mão e o final do túnel.
Se a carroceria de Puma que for utilizar for para Puma com chassis de Brasília, vai dar certo. Agora se for carroceria para chassis Karmann Ghia, pode dar certo, mas o trabalho vai multiplicar por 100, porque terá que modificar local da alavanca de cambio, freio de mão e assoalhos. Para citar os trabalhos maiores.
Em qq dos casos, nunca vai conseguir o documento registrado como Puma, legalizada conforme a legislação, será um protótipo VW.