O Puma GTB 1978 do meu amigo Paulo tem uma história parecida com o meu GTE. Quando ele comprou o carro, no Rio de Janeiro, pensou na aquisição apenas pelo gosto de ter um sonho de criança, curtir o carro, sem grandes ambições... mal sabia ele o que estava comprando. Feliz da vida trouxe o carro para São Paulo e começou sua busca por peças para restauração. Foi quando ele caiu em nossas mãos (aí a história se difere um pouco da minha, porque minha escola é mais antiga). Na época não tínhamos ainda o Puma Clube, e as conversas aconteciam informalmente no Auto Show no Sambódromo Paulistano e através do fórum do Clube do GTB na Internet. Quando vimos sua aquisição, um GTB perfeito, sem modificações, quase totalmente original, não hesitamos: vai ser restaurado rigorosamente na forma original. E assim começou a restauração, com a ajuda de muitos amigos, da excelente oficina Rubbo SP e com muito esforço, dedicação e concordância do Paulo. Já amigo velho de guerra, apesar do pouco tempo, o Paulo se juntou a nós na Fundação do Puma Clube. No ano de 2007, o GTB estava pronto, mas não participava de grandes exposições por não ter a placa preta, o desejo de brilhar era grande. Em Janeiro de 2008, começou o processo de avaliação para obtenção do Certificado de Originalidade, e eu com muita honra, fui um dos avaliadores desse belo exemplar. O primeiro Puma a receber a placa preta do Puma Clube e acreditamos ser o primeiro GTB em todo Brasil. Já em Abril de 2008, lá estava ele, brilhando nas passarelas de Águas de Lindóia, esperando o tão sonhado Troféu Destaque (aí a minha história volta a ser igual). Tinindo, perfeito em todos os detalhes como queria o Paulo. E novamente entro na história desse carro, participei da rígida comissão julgadora de Lindóia (eram 17 jurados da ala veículos nacionais), e eu, mais que todo mundo, ali na boca da botija, vendo as análises dos jurados, sofri muito até saber que o GTB tinha conseguido o desejado prêmio. Por mim, eu daria todos os prêmios para o GTB, mas eu era um entre dezessete. Fizemos a tabulação e saiu o resultado, foi um grande alívio, saber o GTB havia conseguido, mais emocionante que a notícia que recebi da premiação do meu GTE em 2004, porque era um esforço de uma classe de amantes de Puma que participou ou conviveu com o projeto. Em minha época, eu pregava a originalidade quase que solitariamente.
Agora o destino desse GTB está na trilha do meu GTE, são referências para outros veículos e deixaram de ser nossos brinquedos. Orgulhosamente ficamos sem brincar!
Agora o destino desse GTB está na trilha do meu GTE, são referências para outros veículos e deixaram de ser nossos brinquedos. Orgulhosamente ficamos sem brincar!
9 comentários:
PERFEITO, não encontro palavras para dizer mais nada..
NÃO GOSTEI DO MOTOR CROMADO FUGIU DA ORIGINALIDADE
Paulinho,
Infelizmente eu não tinha nenhuma foto atual do motor, essa foto é antiga. Quando o GTB foi para vistoria da placa preta, seu proprietário voltou as peças originais, tampa de válvula sem cromeação, cabos pretos, etc., porque se não o fizesse, perderia a pontuação máxima do item motor na vistoria, e olha que são dez pontos. Pior seria em Águas de Lindóia, porque em concurso, pequenos detalhes podem desclassificar um carro e esse seria um grande detalhe. Nesse ano, nenhum Maverick GT foi premiado por causa desses pequenos detalhes, o prêmio acabou indo para um Maverick LDO. Em concurso sério, a coisa pega.
minha observação foi critica construtiva.
agadeço a atenção dada arespeito da minha observação.
E não posso ficar sem elogiar o Puma pois dos que encontrei no google até agora nenhum chegou a perfeição como este. parabéns....
Paulinho,
Eu que agradeço seu comentário, porque tive a oportunidade de esclarecer o fato, que não relatei na publicação, desculpe minha falha.
Apesar do GTB ter passado na vistoria da PP, enchi o Paulo, na correção de pequenos detalhes para participação do concurso em Lindóia e não tirei fotos.
Obrigado por opinar, assim podemos esclarecer.
Realmente é uma puma fabulosa. É igual a sua tuba Felipe, todas as palavras do dicionário, não seriam suficientes para descrevê-la.
Que isso JM, é muito! Eu agradeço o elogio. Desse jeito vou ter que pôr vc no meu testamento. rsrs
Olá Felipe!
Acompanho seu blog ha vários anos, mas só agora depois de décadas sonhando, estou prestes a ter o meu primeiro Puma. Que se Deus quiser, será um GTB "S1" 79(odeio essa nomenclatura para ele). O carro não está muito bom, mas o preço é convidativo e já tenho alguma experiência com restaurações - já peguei coisa mais difícil.
Estou a procura de fotos de como eles eram originalmente e seu blog tem ajudado bastante.
Minha pergunta é sobre o cofre do motor mostrado neste post. Originalmente eles tinham este revestimento? Aonde mais era usado?
Muito Obrigado!
José Luiz
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