terça-feira, 16 de setembro de 2008

Puma de amigo (12) GTB 1978 Prata Continental

O Puma GTB 1978 do meu amigo Paulo tem uma história parecida com o meu GTE. Quando ele comprou o carro, no Rio de Janeiro, pensou na aquisição apenas pelo gosto de ter um sonho de criança, curtir o carro, sem grandes ambições... mal sabia ele o que estava comprando. Feliz da vida trouxe o carro para São Paulo e começou sua busca por peças para restauração. Foi quando ele caiu em nossas mãos (aí a história se difere um pouco da minha, porque minha escola é mais antiga). Na época não tínhamos ainda o Puma Clube, e as conversas aconteciam informalmente no Auto Show no Sambódromo Paulistano e através do fórum do Clube do GTB na Internet. Quando vimos sua aquisição, um GTB perfeito, sem modificações, quase totalmente original, não hesitamos: vai ser restaurado rigorosamente na forma original. E assim começou a restauração, com a ajuda de muitos amigos, da excelente oficina Rubbo SP e com muito esforço, dedicação e concordância do Paulo. Já amigo velho de guerra, apesar do pouco tempo, o Paulo se juntou a nós na Fundação do Puma Clube. No ano de 2007, o GTB estava pronto, mas não participava de grandes exposições por não ter a placa preta, o desejo de brilhar era grande. Em Janeiro de 2008, começou o processo de avaliação para obtenção do Certificado de Originalidade, e eu com muita honra, fui um dos avaliadores desse belo exemplar. O primeiro Puma a receber a placa preta do Puma Clube e acreditamos ser o primeiro GTB em todo Brasil. Já em Abril de 2008, lá estava ele, brilhando nas passarelas de Águas de Lindóia, esperando o tão sonhado Troféu Destaque (aí a minha história volta a ser igual). Tinindo, perfeito em todos os detalhes como queria o Paulo. E novamente entro na história desse carro, participei da rígida comissão julgadora de Lindóia (eram 17 jurados da ala veículos nacionais), e eu, mais que todo mundo, ali na boca da botija, vendo as análises dos jurados, sofri muito até saber que o GTB tinha conseguido o desejado prêmio. Por mim, eu daria todos os prêmios para o GTB, mas eu era um entre dezessete. Fizemos a tabulação e saiu o resultado, foi um grande alívio, saber o GTB havia conseguido, mais emocionante que a notícia que recebi da premiação do meu GTE em 2004, porque era um esforço de uma classe de amantes de Puma que participou ou conviveu com o projeto. Em minha época, eu pregava a originalidade quase que solitariamente.
Agora o destino desse GTB está na trilha do meu GTE, são referências para outros veículos e deixaram de ser nossos brinquedos. Orgulhosamente ficamos sem brincar!

9 comentários:

Luby disse...

PERFEITO, não encontro palavras para dizer mais nada..

paulofv disse...

NÃO GOSTEI DO MOTOR CROMADO FUGIU DA ORIGINALIDADE

Felipe Nicoliello disse...

Paulinho,
Infelizmente eu não tinha nenhuma foto atual do motor, essa foto é antiga. Quando o GTB foi para vistoria da placa preta, seu proprietário voltou as peças originais, tampa de válvula sem cromeação, cabos pretos, etc., porque se não o fizesse, perderia a pontuação máxima do item motor na vistoria, e olha que são dez pontos. Pior seria em Águas de Lindóia, porque em concurso, pequenos detalhes podem desclassificar um carro e esse seria um grande detalhe. Nesse ano, nenhum Maverick GT foi premiado por causa desses pequenos detalhes, o prêmio acabou indo para um Maverick LDO. Em concurso sério, a coisa pega.

paulofv disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
paulofv disse...

minha observação foi critica construtiva.
agadeço a atenção dada arespeito da minha observação.
E não posso ficar sem elogiar o Puma pois dos que encontrei no google até agora nenhum chegou a perfeição como este. parabéns....

Felipe Nicoliello disse...

Paulinho,
Eu que agradeço seu comentário, porque tive a oportunidade de esclarecer o fato, que não relatei na publicação, desculpe minha falha.
Apesar do GTB ter passado na vistoria da PP, enchi o Paulo, na correção de pequenos detalhes para participação do concurso em Lindóia e não tirei fotos.
Obrigado por opinar, assim podemos esclarecer.

Dr. JMM disse...

Realmente é uma puma fabulosa. É igual a sua tuba Felipe, todas as palavras do dicionário, não seriam suficientes para descrevê-la.

Felipe Nicoliello disse...

Que isso JM, é muito! Eu agradeço o elogio. Desse jeito vou ter que pôr vc no meu testamento. rsrs

José Luiz Martins disse...

Olá Felipe!

Acompanho seu blog ha vários anos, mas só agora depois de décadas sonhando, estou prestes a ter o meu primeiro Puma. Que se Deus quiser, será um GTB "S1" 79(odeio essa nomenclatura para ele). O carro não está muito bom, mas o preço é convidativo e já tenho alguma experiência com restaurações - já peguei coisa mais difícil.

Estou a procura de fotos de como eles eram originalmente e seu blog tem ajudado bastante.

Minha pergunta é sobre o cofre do motor mostrado neste post. Originalmente eles tinham este revestimento? Aonde mais era usado?

Muito Obrigado!

José Luiz