segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Puma P-018

O Puma P-018 lançado em 1981, recebeu o nome de desenvolvimento do produto, ou seja, "P" de projeto e "018" o número do projeto. Foi desenvolvido por Milton Masteguin, um projeto novo, mais simples e rápido para lançamento que o Projeto 016, que vinha sendo desenvolvido com motor AP. A Puma necessitava de um produto novo e mais moderno, mas não poderia esperar o projeto anterior, que era totalmente novo, chassis, suspensão e motorização. A saída foi a P-018, com um estilo moderno, marcante, seguindo a linha dos produtos de sucesso Puma, mantendo a mesma mecânica fraca, porém confiável dos motores boxer VW. Alguns itens receberam grandes alterações, como a suspensão traseira da Variant II, conferindo ao carro, excelente estabilidade, permanecendo a suspensão de Brasília na dianteira. O tanque de combustível ganhou novo lugar, agora atrás do habitáculo, deixando o porta-malas bem grande para um esportivo. As maçanetas de desenho exclusivo, garantem destaque ao modelo. As lanternas de Brasília, que muitos criticam a sua utilização, era porque na época para se produzir uma lanterna exclusiva custava muito caro e as lanternas utilizadas estavam no mercado e ainda por cima, tinham um desenho bem atual, similar ao desenho lançado pela Mercedes na Europa. O estilo do P-018 agradou a maioria dos consumidores, mas o desempenho não animava seus condutores, e quando um proprietário de um P-018 ficava atrás de um Passat TS em um semáforo, chorava os milhares de dinheiro pago ao lindo carro. Necessitava de uma mecânica mais potente e confiável. Apesar de existir no mercado, iria consumir muitos testes de desenvolvimento e muito dinheiro para poder ser garantida pela fabrica, porque a Puma sempre garantiu seus produtos e zelava pelo seu nome. Infelizmente não houve tempo para isso e o modelo deixou de ser fabricado com o encerramento da fabrica em 1985. Alguns Puma P-018 viraram moeda de pagamento e a Puma saldou fornecedores e funcionários com alguns modelos restantes na fabrica, que foram licenciados em 1985 e 1986 e com numerações de chassis diferentes da dotada pela fabrica.
Hoje em dia, das poucos mais de trinta unidades fabricadas (incluindo as independentes, montadas posterior o fechamento da fabrica), restam poucos P-018 para mostrar todas suas virtudes.
O charme da maçaneta externa redonda, desenho muito moderno para a época.
O P-018 acima, mais tarde, deu origem a série AM, abaixo, fabricada pela Alfa Metais no Paraná.

6 comentários:

Anônimo disse...

Um dos carros mais bonitos fabricado pela puma.
abs
Helio

Leo Gaúcho disse...

Vero Hélio.Em 2006 apareceu aqui num encontro um puma P-018 que estava encostado a aproximadamente 10 anos.O cara comprou e eu vi ela.Um carro exepcional, virgem ainda, muito completo, era apenas uma pintura e só.Mas... naquela época a onda tunning....Hoje o Puma P-018 é uma autentica F-355(eu choro!!!)Vou ver se encontro algumas fotos e mando.

Daniel Pardo disse...

Puma P-018 Amarelo é a primeira vez que vejo.

Ageu da Silva disse...

Queria saber quantos litros de gasolina cabe na puma p018

ALEMÃO PENINHA disse...

Tenho um P 018 1985, existe tanque de combustível para venda??

ALEMÃO PENINHA disse...

QUANTOS PUMAS P 018 FORAM FEITOS??