segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Aerofólio Puma (2)

Como falei anteriormente, o aerofólio Puma surgiu no lançamento do GTE Spyder, junto com o modismo de uma época.
O que pouca gente sabe é que existiram dois tamanhos de aerofólio. Os primeiros GTE Spyder vieram com um aerofólio menor em tamanho e largura, sendo maior na altura, como os aerofólios dos Puma verdes das fotos abaixo. Não durou muito tempo, apenas o começo do lançamento, ou seja, o primeiro semestre de 1971.
Já em junho de 1971, a Puma apresenta o GTE Spyder com novo aerofólio, mais comprido, mais largo e mais baixo que o anterior, conforme mostra o comparativo na foto abaixo. Na foto menor, o mais moderno e na foto maior o primeiro modelo.
Nas fotos abaixo, o GTE Spyder 1972 do meu amigo Sergio Campos, com aerofólio maior.
Na Revista Auto Esporte, o teste do GTE Spyder em junho de 1971, já com o novo aerofólio.

6 comentários:

  1. Felipe
    Algumas dúvidas:
    1 a reportagem da auto esporte mostra a Puma com a parte de baixo pintada na cor preta, era comum isto ou apenas uma maquiagem para as fotos na revista?
    2 o aerofolio era opcional da versão 1800? a reportagem tem uma chamada falando de um motor 1800 e no texto fala em 1600.
    3 comparando as fotos amarela x vermelha vemos as aberturas abaixo dos para-choques na amarela( que é nais velha) isto não era "padrão" para ajudar na ventilação.
    abs

    Marco Rinaldi

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  2. A suas respostas podem ser sanadas com a reportagem completa, publicada posteriormente. Esse Puma era da fabrica, portanto especial. A versão 1800 cc era opcional. Os buracos abaixo do pára-choques depemdiam dos moldes utilizados, alguns eram circulares e outros rasgo único. Nos conversíveis a maioria era circulares e nos fechados rasgo único, podendo aparecer circulares em alguns Puma fechados de 1972. Já em 1975, todos eram cicurlares.
    Nos Puma GT, portanto 68,69 e 70, não tinham esses rasgos ou buracos.

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  3. Este aerofólio ninguém merece...
    Acredito ter sido o único erro no design em toda a história deste lindo carro. Felizmente "opcional", posto que se retira sem maiores constrangimentos e/ou adaptações. Não há força que faça eu colocar uma papagaiada desta na minha spyder. Crédo em cruz. heheheheheheeh

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  4. José Maria,
    Conceitos são conceitos, não devem ser julgados e sim comentados.
    Erro da Puma jamais, gosto duvidoso, pode ser.
    Quem viveu na época sabe o quanto era "chic" imitar os carros de corridas. As famosas "tala larga" vieram das pistas e tornou-se febre nos carros dos "play-boys", que queriam se diferenciar seus bólidos para chamar atenção das "minas". Nesse contexto, o aerofólio foi uma expressão de "designer" que não teve grande aceitação e acredito que isso se deva ao fato, que poucos carros tem o desenho apropriado para aceitar esse equipamento. Esse conceito ainda é válido até hoje, na moda Tuning, somente os sedans tem um desenho harmonioso para aceitar um aerofólio. Imagine no começo dos anos 70, onde a maioria eram Fuscas? Assim o equipamento não pegou e também pelo fato de ser apenas estético e não funcional. Mas é um detalhe que sempre geral controvérsias em diversas épocas, até a Porsche deixou de utilizar o aerofólio aparente para instalar o aerofólio móvel, que só aparece quando necessário, ou seja, em altas velocidades.

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  5. Concordo com tudo que disse. Mas na minha num boto não. Realmente, acredito, em toda a existência da puma, o único acessório que não gostei.

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  6. O aerofólio da Spider é como a vesguice de Barbra Streisand, em ambos os casos, o que sempre conferiu certo charme, apesar de não ser um exemplo de estética.

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