quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ar interno Puma GTE ( tubarão )

Em assunto publicado anteriormente comentei sobre as entradas do ar no interior do veículo. Agora comento sobre a saída do ar interno viciado, nos modelos GTE de 1973 a 1976 1a. série.
Na parte interna traseira, logo abaixo do vigia, vemos uma abertura no carpete com acabamento em moldura preta, feita de fiberglass. Essa é a saída do ar interno passando por um duto, que leva... ...a outra abertura na parte externa. Essa abertura tinha uma moldura também em fiberglass, que apesar de parecer uma peça sobressalente a carroceria, ela era integrada, formando uma peça única. Por esse motivo, muitos acham que essa moldura era da cor do carro, mas não era. A Puma tinha o magistral trabalho de recobrir as áreas do entorno e pintar essa moldura de preto fosco automotivo.
Vale salientar que a moldura externa tinha como fundo, uma pequena grade que impedia a entrada de sujeira e a água era encaminhada para um duto horizontal que tinha duas saída nas extremidades, onde se instalavam duas mangueiras que levavam a água até o chão, por dentro do compartimento do motor.
Os modelos GTE 1970, 1971 e 1972 também tinham esse requinte, porém a abertura era em tamanho menor, mas com o mesmo desenho. Posteriormente publicarei as fotos. Nos modelos GT não existia a saída de ar interno.

9 comentários:

  1. Esse detalhe é um charme a mais nas, já charmosas, pumas.

    ResponderExcluir
  2. Felipe, essa puma que tá pintando, nesta última foto da sequência da entrada de ar forçada, é a sua??

    ResponderExcluir
  3. JM,
    Esse Puma GTE 1975 era de um amigo meu. Eu restaurei para ele em 2005/2006, tudo dentro dos padrões originais, inclusive a cor. Uma pena, ele pouco pode curtir e vendeu o carro, o novo dono escontou o carro no tapeceiro para fazer algumas coisas que faltavam e está lá até hoje.

    ResponderExcluir
  4. Ô TIO, já que você pediu pra eu refazer a pergunta mas aqui nos comentários, cá estamos nós! Eu queria saber de que carro são esses acabamentos internos da saída de ar traseira (embaixo do vigia) ou se foram feitos especialmente para nossas ferinhas, e o mesmo para as entradas do painel. Preciso concluir a tapeçaria e faltam apenas detalhes como esse, alguém ainda os reproduz ou algo assim? Então, TIO, me avise por favor qualquer coisa sobre isso ;)

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Sobrinho Rafael,
    Em particular vc vai ouvir minhas nobres palavras especiais prá vc.
    A pessoa que tinha os acabamentos do painel era o Hélio, mas como sabe, ele está na manguaça. O acabamento interno traseiro, esse da foto, nunca vi alguém fazer e poucos Puma tem.
    Pelo jeito vou ter que fazer para vc!!!!! Essa tubinha vermelha tá me saíndo cara!

    ResponderExcluir
  6. Estou precisando desse detalhe além da entrada de ar sobre o painel também.
    Se aceitar encomenda estou na fila também.
    abraço, Flavio

    ResponderExcluir
  7. Olá! a entrada de ar frontal do puma tubaráo, acima do capõ dianteiro, é a mesma dos modelos a partir de 1976? onde adquirí-las? obrigaado!

    ResponderExcluir
  8. Speed,
    Não, no modelo tubarão é uma tela de alumínio laminada (colada) na carroceria. No modelo de 76 em diante, vidrinho lateral é uma grade de plástico.

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.