quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Puma Camping

A pratica do Camping, vinha tomando força no final da década de 60, tornando-se muito popular nos anos 70. Muitas empresas começaram atuar na área e, empreendimentos ligados ao setor surgiram aos montes. Os Trailers eram objetos de desejo e somente poucos podiam desfrutar do conforto de uma casa ambulante, a grande maioria ia de barraca mesmo, e quem podia tinha as famosas barracas Bangalô, mais espaçosas e com quartos separados.
Então surge uma grande alternativa: a PUMA CAMPING, que era uma barraca do tipo bangalô, aliada ao conforto da montagem rápida e prática.
Certa vez, nós acampando em Maresias (litoral norte de SP), vimos chegar um carro rebocando uma Puma Camping. Os fanáticos como nós (eu, Carolina e os amigos Carlos e Wanda), pararam o que estavam fazendo para ficar observando o circo sendo armado. Alguém já viu um circo ser armado ? Pois bem, dá uma trabalheira medonha. Mas esse "circo" era diferente, era Puma. O rapaz estacionou a carretinha, abriu a tampa levantando-a e a barraca foi surgindo, como nos automóveis conversíveis, a capota subindo sobre a armação de ferro, um show. Em menos de 30 minutos, o pessoal dessa barraca estava instalado com tudo no lugar e os bobões do outro lado babando, correram para ver de perto.
Para vocês verem que a Puma era uma empresa de ponta, sempre na vanguarda. Xiiii vanguarda, essa é "véia". Depois outras empresas copiaram o produto. A Puma começou a fabricar a Camping em 1970 e a foto da ilustração é da Revista Quatro Rodas de 1971.

3 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Felipe, esta carreta é grande?Será que um puma puxa?Outra coisa, tens dados qto ao numero destas fabricadas?

Felipe Nicoliello disse...

É grandinha, puxar o Puma puxaria, mas colocar engate na traseira de um Puma é problemático, do mesmo jeito que é colocar em Fusca, o apoio (bolota) fica longe da fixação, exigindo um sistema bem complexo para ter resistência. Somado a isso, tem o fator altura do carro, Puma não é para isso, além don que, toda vez que for tirar o motor do carro terá que soltar o engate, vc perde a grande vantagem do motor VW a ar, que é tirar e colocar rapidamente.
Não sei qtas foram fabricadas.

Nelson de Paula disse...

OLA FELIPE GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTA CARRETA PUMA CAMPING, GANHEI UM E GOSTARIA DE RESTAURA-LA. OBRIGADO