O início das exportações Puma se deu nessa partida. Quando o carro voltou, foi direto para o departamento de engenharia da Puma, para promover as alterações nos detalhes, onde o Puma foi reprovado, como lanternas e equipamentos de segurança.
E Jorge Lettry foi junto, o mago da engenharia sempre buscando novos conhecimentos e tecnologia
Prezado Felipe,
ResponderExcluirLi na extinta "Quatro Rodas Clássicos" sobre o Puma, que Jorge Letry, nesta época, fez uma tour pela Europa com um Puma GT. Você tem algum dado sobre esta incrível aventura?
Abs,
Cassiano
Cassiano,
ResponderExcluirEssa foto foi da partida dessa viagem e é única que tenho do maravilhoso tour. Infelizmente nem dados do roteiro eu tenho, que estava previsto um teste nas pistas inglesas. Vou começar a arquiologia do assunto.
Felipe,
ResponderExcluirVai aqui uma modesta contribuição da minha parte.Consegui localizar o exemplar da "Quatro Rodas Clássicos" (n.519-A) sobre a referida aventura. Intitulada "De Puma pela Europa", fala do roteiro percorrido por Jorge Letry. Ele "saiu de Portugal e passou por Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia e Noruega. Cruzou o Círculo Polar Ártico, em direção ao Cabo Norte, em 11 de julho de 1969, dia em que a Apolo 11 pousou na Lua", diz um trecho desta reportagem. Fala também que "na volta, Letry passou por Finlândia, Suécia, Alemanha, Áustria, Suiça e Itália, de onde o carro foi colocado em um navio para retornar ao Brasil". A reportagem também menciona que Jorge Letry passou por diversas fábricas de automóveis européias. "Visitei,entre outras, as fábricas da Fiat, Alfa Romeu, Ferrari, Alpine, Renault e Abarth. Em todas houve grande surpresa com a boa qualidade da Puma", disse ele também.Também falou que na "Alpine, um dos engenheiros pediu que eu abrisse e fechasse as portas, uma maneira muito simples de avaliar se um carro de fibra de vidro é bem feito. Atendi ao pedido e o francês virou-se para sua equipe e disse algo como: 'Viram? É assim que se deve ser'." Por fim o desfecho melancólico...o carro em questão foi vendido com carro usado, pois segundo Letry, "os diretores da Puma não demonstraram o menor interesse o que havia acontecido durante a viagem."
Espero ter colaborado. Acredito que para começo de conversa, a família de Letry deve ser contada, pois a matéria têm três fotos da viagem creditadas como "Arquivo Pessoal". Com certeza devem fazer parte do seu espólio. Na época em que a reportagem foi publicada, eu pensei em contatar com o próprio Letry a respeito desta incrível aventura, mas enfim, não o fiz...acho que tu tens "garfo e faca na mão" para fazer uma bela pesquisa que quem sabe, poderá resultar em um livro ou algo semelhante...
Espero ter te ajudado e no que precisares de mim, apesar da distância, é só dar um alô, certo?
Abração!!!
Cassiano
Cassiano,
ResponderExcluirQue bela informação, muito obrigado. Infelizmente eu perdi de comprar essa revista.
Vc pode escrever para mim:
felipe@pumaclube.com.br
Obrigado. Abraços.
Alô Felipe!
ResponderExcluirOk, pode deixar que entrarei em contato contigo em breve a fim de te passar uma cópia desta reportagem sobre esta incrível viagem!
Abração,
Cassiano