O Puma GT (VW), GTE Spyder, GTE e GTS até 1976, utilizando chassis de Karmann Ghia, a numeração do chassis era uma plaqueta pinada com os números e rebitada no chassis, logo atrás do freio de mão. Os chassis vinham da VW rolando, ou seja, todos montados com as partes mecânicas, praticamente andando, por isso a expressão "rolando". Mas nenhum vinha com numeração pinada no local tradicional do VW. Apenas o motor, cambio, eixos tinham numeração, nos mesmo moldes de qualquer VW a ar. A VW vendeu muitos chassis nesse esquema, seja rolando para as fábricas de fora-de-série e buggys, seja o chassis limpo para reposição. Se a Puma fazia esse processo é porque era permitido e foi seguido por algumas empresas de fora-de-série. Apesar dessa facilidade de adulteração, o Puma saía com número de produto nos capôs, portas e carroceria, já comentado anteriormente, e toda numeração do conjunto mecânico era marcado no Livro de Registro da Puma, hoje com o Rubens Rossatto Jr.
No modelos P-2 (GT VW), como não tinha console, era embaixo do tapete. Já nos modelos GTE/GTS, o local fica embaixo do apoio de braço no console, como mostram as figuras abaixo.
O chassis Karmann Ghia encurtado de um Puma. Reparem que a plaqueta está lá no local.
Após março de 1976, com o lançamento da nova carroceria do GTE/GTS, a Puma começou a utilizar os chassis do Brasília VW, também encurtado em 25 cm, isso se deve ao fato, que a VW não fabricaria mais os chassis do Karmann Ghia. No chassis Brasília, o número era pinado no mesmo local de todos os VW a ar, conforme figura abaixo.
Os famosos alfarrábios do Rossato. hehehehe. Meninos, eu vi! Estive com eles nas mãos e fotografei. E é verdade, estão os registros de nascimento de todas as felinas.
ResponderExcluiramigo estou com uma puminha em vista, mas a unica informação que tenho é o número do produto...
Excluir5995-
caso o amigo possa me ajudar
meu e-mail é: thiago.frcs@gmail.com
grato
Para quem quiser saber mais de seu Puma, como cor que saiu, os números de todas as peças e data de fabricação (dia/mes/ano), o Rubens Rossato Jr. cobra R$ 100,00 por certificado. O e-mail dele é henrirossa@hotmail.com.
ResponderExcluircomo era esse sistema de pinagem da plaqueta no chassi Karmann ghia?? tenho um GTS 76 1ª serie que não tem a plaqueta e preciso providenciar. Como começa a marcação ?? por SP ??
ResponderExcluiracabei de adquirir a carroceria do puma gts 80, (para choques a do gti), em qual chassi eu coloco ela, o da brasilia ou da variant, e se e preciso encurtar. obrigado.
ResponderExcluirola tenho um puma GTE 1979 e gostaria de saber se o assoalho é o mesmo da brasilia ou é diferente ]
ResponderExcluirobrigado
Restauração,
ResponderExcluirSim começa com SP + o n° do chassis.
Vc vai ter que fazer o serviço de remarcação de chassis via Detran e vão marcá-lo no mesmo local da VW, adicionando as letras RM (de remarcação).
O chassis do Puma a partir de 1976 segunda série (Puma de vidrinho lateral e lanternas traseiras de Kombi) até o último fabricado é chassis de Brasília com um corte entre eixos de 25 cm.
olá,tenho uma carroceria do puma gte 1980 e gostaria de saber se colocar o chassis de uma brasilia poderia ser regularizado pelo detran.
ResponderExcluirDouglas,
ResponderExcluirVc poderá regularizar o carro, mas no documento sairá como protótipo ou fabricação caseira, nunca como Puma.
sabe quem tem do de um puma GTE conversível 76 pra vender e quanto custa
Excluirvendo puma GTE conversível em bom estado sem documento se extravio a mais de 5 anos quero 5.000 cascavel Paraná fone 4599933051
ExcluirLi um pouco a respeito e vi que os protótipos são isentos de ipva isso é certo?
ResponderExcluiragora vem a pergunta real:
tento um chassis de brasilia em dia e uma carcaça de puma sem documentação tem como regularizar?
já me perguntaram sobre isso e não tive como responder.
minha resposta foi...para procurar um despachante.
Caros amigos, tenho uma duvida, estou adquirindo uma GTE 1977, só que a numeração do chassis está numa placa rebitada como nas antes de 1976. Isso está certo ou vou ter problemas futuramente? Obrigado
ResponderExcluirCaros amigos, tenho uma duvida, estou adquirindo uma GTE 1977, só que a numeração do chassis está numa placa rebitada como nas antes de 1976. Isso está certo ou vou ter problemas futuramente? Obrigado
ResponderExcluirboa noite a todos estava terminando de restaurar uma gte Spyder 1972 porem , surgiram imprevistos e estou me desfazendo quem tiver interesse , email sergioimoveisgo@gmail.com , sou de Aparecida de Goiania , tem doc porem esta com renajud e bloqueio recomendo por em outra carroceria ou tentar arrumar
ResponderExcluirOlá Felipe, vc teria uma foto dessa plaqueta do chassi da puma karmann guia?
ResponderExcluirSão as primeiras fotos. Imagem nítida não dá para publicar.
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