quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Numeração GT/GTE/GTS/GTI/GTC - Chassis

O Puma GT (VW), GTE Spyder, GTE e GTS até 1976, utilizando chassis de Karmann Ghia, a numeração do chassis era uma plaqueta pinada com os números e rebitada no chassis, logo atrás do freio de mão. Os chassis vinham da VW rolando, ou seja, todos montados com as partes mecânicas, praticamente andando, por isso a expressão "rolando". Mas nenhum vinha com numeração pinada no local tradicional do VW. Apenas o motor, cambio, eixos tinham numeração, nos mesmo moldes de qualquer VW a ar. A VW vendeu muitos chassis nesse esquema, seja rolando para as fábricas de fora-de-série e buggys, seja o chassis limpo para reposição. Se a Puma fazia esse processo é porque era permitido e foi seguido por algumas empresas de fora-de-série. Apesar dessa facilidade de adulteração, o Puma saía com número de produto nos capôs, portas e carroceria, já comentado anteriormente, e toda numeração do conjunto mecânico era marcado no Livro de Registro da Puma, hoje com o Rubens Rossatto Jr.
No modelos P-2 (GT VW), como não tinha console, era embaixo do tapete. Já nos modelos GTE/GTS, o local fica embaixo do apoio de braço no console, como mostram as figuras abaixo. O chassis Karmann Ghia encurtado de um Puma. Reparem que a plaqueta está lá no local.
Após março de 1976, com o lançamento da nova carroceria do GTE/GTS, a Puma começou a utilizar os chassis do Brasília VW, também encurtado em 25 cm, isso se deve ao fato, que a VW não fabricaria mais os chassis do Karmann Ghia. No chassis Brasília, o número era pinado no mesmo local de todos os VW a ar, conforme figura abaixo.

17 comentários:

  1. Os famosos alfarrábios do Rossato. hehehehe. Meninos, eu vi! Estive com eles nas mãos e fotografei. E é verdade, estão os registros de nascimento de todas as felinas.

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    1. amigo estou com uma puminha em vista, mas a unica informação que tenho é o número do produto...
      5995-
      caso o amigo possa me ajudar
      meu e-mail é: thiago.frcs@gmail.com
      grato

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  2. Para quem quiser saber mais de seu Puma, como cor que saiu, os números de todas as peças e data de fabricação (dia/mes/ano), o Rubens Rossato Jr. cobra R$ 100,00 por certificado. O e-mail dele é henrirossa@hotmail.com.

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  3. como era esse sistema de pinagem da plaqueta no chassi Karmann ghia?? tenho um GTS 76 1ª serie que não tem a plaqueta e preciso providenciar. Como começa a marcação ?? por SP ??

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  4. acabei de adquirir a carroceria do puma gts 80, (para choques a do gti), em qual chassi eu coloco ela, o da brasilia ou da variant, e se e preciso encurtar. obrigado.

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  5. ola tenho um puma GTE 1979 e gostaria de saber se o assoalho é o mesmo da brasilia ou é diferente ]


    obrigado

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  6. Restauração,
    Sim começa com SP + o n° do chassis.
    Vc vai ter que fazer o serviço de remarcação de chassis via Detran e vão marcá-lo no mesmo local da VW, adicionando as letras RM (de remarcação).

    O chassis do Puma a partir de 1976 segunda série (Puma de vidrinho lateral e lanternas traseiras de Kombi) até o último fabricado é chassis de Brasília com um corte entre eixos de 25 cm.

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  7. olá,tenho uma carroceria do puma gte 1980 e gostaria de saber se colocar o chassis de uma brasilia poderia ser regularizado pelo detran.

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  8. Douglas,
    Vc poderá regularizar o carro, mas no documento sairá como protótipo ou fabricação caseira, nunca como Puma.

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    1. sabe quem tem do de um puma GTE conversível 76 pra vender e quanto custa

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    2. vendo puma GTE conversível em bom estado sem documento se extravio a mais de 5 anos quero 5.000 cascavel Paraná fone 4599933051

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  9. Li um pouco a respeito e vi que os protótipos são isentos de ipva isso é certo?

    agora vem a pergunta real:
    tento um chassis de brasilia em dia e uma carcaça de puma sem documentação tem como regularizar?
    já me perguntaram sobre isso e não tive como responder.

    minha resposta foi...para procurar um despachante.

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  10. Caros amigos, tenho uma duvida, estou adquirindo uma GTE 1977, só que a numeração do chassis está numa placa rebitada como nas antes de 1976. Isso está certo ou vou ter problemas futuramente? Obrigado

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  11. Caros amigos, tenho uma duvida, estou adquirindo uma GTE 1977, só que a numeração do chassis está numa placa rebitada como nas antes de 1976. Isso está certo ou vou ter problemas futuramente? Obrigado

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  12. boa noite a todos estava terminando de restaurar uma gte Spyder 1972 porem , surgiram imprevistos e estou me desfazendo quem tiver interesse , email sergioimoveisgo@gmail.com , sou de Aparecida de Goiania , tem doc porem esta com renajud e bloqueio recomendo por em outra carroceria ou tentar arrumar

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  13. Olá Felipe, vc teria uma foto dessa plaqueta do chassi da puma karmann guia?

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  14. São as primeiras fotos. Imagem nítida não dá para publicar.

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