Muitos sempre tiveram a imagem da Puma como uma fabriqueta de fundo de quintal, mas a coisa não era bem assim. Nesse comparativo, com fotos tiradas em 1972, entre a fábrica da Puma e a fábrica da VW, aqui representada pela Karmann Ghia, podemos tirar nossas conclusões e numerar algumas diferenças: 1) Tanto uma como a outra tinham uma boa linha de montagem, a diferença vem dos processos construtivos e do poder aquisitivo, pois a Puma movimentava suas carrocerias através de armação sobre quatro rodas, a VW com trilho deslizante. 2) As instalações das duas fábricas eram de bom porte e claro, conforme o o tamanho da empre$a. 3) A quantidade de funcionários na VW era bem maior, devido a volume de produção diferenciado, enquanto a Puma fabricou 7.009 unidades de todos os modelos de 1964 a 1976, a VW fabricou mais de dez mil carros somente do modelo SP2, que viveu apenas 5 anos. Ao meu ver as diferenças param por aqui, mas como todos sabem sou muito suspeito em falar de Puma, ouvirei vocês.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Puma na Expoclassic 2008 Novo Hamburgo
A mais importante exposição de veículos antigos do Rio Grande do Sul aconteceu nos dias 18 a 20 de julho de 2008, nos pavilhões da FENAC de Novo Hambugo. O evento organizado pela Veteran Car Clube de Novo Hamburgo, reuniu carros antigos do sul do Brasil.
Em visitas a vários sites e em publicações, raramente encontramos fotos dos representantes Puma na Exposição. Com a ajuda do meu amigo Mário Estivalet e suas fotos pude concretizar a tardia publicação no Puma Classic, que foi somente para mostrar as feras que estavam lá, e diga-se de passagem, fomos muito bem representados.
Em visitas a vários sites e em publicações, raramente encontramos fotos dos representantes Puma na Exposição. Com a ajuda do meu amigo Mário Estivalet e suas fotos pude concretizar a tardia publicação no Puma Classic, que foi somente para mostrar as feras que estavam lá, e diga-se de passagem, fomos muito bem representados.
Malzoni GT 1966
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
PUMACOR (2)
Essas fotos de um Puma GTB 1978 estava à venda há muito tempo em uma loja em Curitiba. O carro aparentemente muito bom e com alto índice de originalidade, mas o assunto aqui é outro: a cor dele. No Catalogo PUMACOR aparece o nome Bege Champagne Metálico, código Glasurit 0750-3042. Acontece que nessa época (o PUMACOR refere-se de 1978 a 1980) as cores utilizadas nesse catalogo, na realidade eram cores das montadoras nacionais, só que com nomes trocados. Nesse exemplo, o Bege Champagne Metálico era cor Ford de 1978 código Wandacril 9310.
Fora de área - Porsche 356 GS Hardtop
Vale a pena conferir o belo Porsche 356 GS Hardtop na Garagem do Bellote, além de ser um raro exemplar com duas capotas (rígida e de lona) tem um motor... mas isso vocês irão ver lá.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Foto de época - GTS, Shark e Interlagos
As fotos tiradas pelo meu amigo Dario Faria na década de 80, mostrava uma oficina com algumas raridades, claro que sempre tem Puma na parada, mas olhem ao fundo...
... encontramos esse belo exemplar do Shark, um dos sobreviventes.
... encontramos esse belo exemplar do Shark, um dos sobreviventes.
Puma GT 4R
Estas fotos eu tirei há muito tempo atrás em uma oportunidade única, no evento que era realizado no Shopping D (São Paulo) sempre no primeiro domingo de cada mês e que hoje é realizado na Estação da Luz. Um destes antigos domingos tive o prazer de me deparar com o famoso modelo do Puma GT 4R, que na época ainda pertencia ao Sr. Antônio Pinho. Foi uma questão de minutos, ele estacionou o esportivo e logo começou a aparecer muitos curiosos. O Sr. Pinho me pareceu muito receoso e foi embora rapidamente. Não sei o porque mas me faz lembrar o "canto do Uirapuru": o pesquisador de pássaros raros passa semanas e até meses atrás de uma oportunidade de ver e ouvir o tal do pássaro raro, ele aparece em por um instante e se vai tão rapidamente, assim como ele veio... E pelas informações que tenho este esportivo esta em poder de um colecionador de vários veículos e penso que dificilmente sairá para dar umas voltas por aí e aparecer em publico, então valeu pela oportunidade das fotos!
Dario Faria
Realmente você tem razão Dario, quando o 4R era do Pinho, de vez em quando eu o via circulando pelas ruas do requintado bairro Vila Nova Conceição em São Paulo. Certa vez andei por um longo trecho atrás desse famoso Puma.
Dario Faria
Realmente você tem razão Dario, quando o 4R era do Pinho, de vez em quando eu o via circulando pelas ruas do requintado bairro Vila Nova Conceição em São Paulo. Certa vez andei por um longo trecho atrás desse famoso Puma.
Reportagens (17) Puma GTO
A reportagem de 1973 da revista que ainda não descobri qual é, trata do Puma GTO, o protótipo que antecedeu o Puma GTB. No final dessa reportagem fala sobre as cores exclusivas dos concessionários Puma. O difícil é saber que cores eram essas, como o Cobre Metálico do concessionário União, será a cor VW 1976 do SP2, TL e Variant? Ou o amarelo da Camber, de Brasília, qualquer pessoa pode afirmar que seu amarelo é o verdadeiro, não temos comprovação. Por isso temos que tomar muito cuidado com certas análises e ponderarmos os fatos e as fontes.
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Foto do dia
Os caras me mandam as fotos e pensam que é só para ilustrar um comentário... "É não", está aí para tudo mundo ver o treino do Gustavo, quando tinha o GTE 1975. Ainda bem que estou bem longe dele, eu aqui ele na Espanha! A foto é de 2004, Gus guardei viu!
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Guia da porta GT, GTE até 1974
O sistema de Guia da porta utilizado no Puma, não era nenhuma novidade. Os Fuscas da década de 50 tinham esse sistema, mas o Guia Puma é originário do... novidade, só poderia ser do Fissore. Desde o primeiro veículo fabricado, o Malzoni GT, utilizava a guia de metal presa na carroceria e a guia de borracha na porta. Servia para firmar a porta no lugar e não destrancar com a movimentação da carroceria. Isso se deve ao fato de que as fechaduras antigas não tinham o batente de borracha, como nos carros mais modernos. Essa fechadura também era do Fissore, assim como as maçanetas internas e externas e todo mecanismo de acionamento. A guia foi utilizada até início de 1974, nem todos os modelos 74 tem esse sistema. Curiosamente com a chegada da nova carroceria tubarão em 1973, as maçanetas externas foram mudadas para de botão, como também as fechaduras (de Brasília), maçanetas internas e acionamento, mas manteve a característica do modelo 72, somente para não chocar o consumidor com a retirada da peça, porque já não fazia sentido, haja visto que a fechadura nova tinha batente de borracha no pino de repouso.
As duas fotos abaixo são de um Puma 1973, que utiliza a fechadura do Brasília.
As duas fotos abaixo são de um Puma 1973, que utiliza a fechadura do Brasília.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Fera e Gatas
As gatas estão com o motorista e a fera teve suas origens na Puma. O Carlão do Planeta Buggy vai ficar doido com essa foto pouco conhecida.