quinta-feira, 12 de março de 2009

Faróis Puma

Nos modelos Puma em quase sua totalidade utilizam faróis de redondo com 180 mm de diâmetro. O farol era do tipo "Sealed-Beam", uma patente norte-americana para faróis selados, ou seja, lâmpada mais corpo ótico.
No site carro antigo diz: É um farol selado para veículos automotores, constituído de duas partes de vidro especial (tipo borosilicato), resistentes aos choques térmicos e mecânicos, um refletor parabólico de vidro espelhado e uma lente de vidro prismático de alta transparência. Refletor e lente são selados hermeticamente, em uma peça única. Dentro desse conjunto hermético encontram-se os filamentos, que constituem a fonte de luz. A figura 1, abaixo, dá uma idéia deste tipo de farol. Como alternativa mais potente surgiram os blocos óticos, que consistiam da mesma estrutura, porém a lâmpada era removível, podendo ser trocada. Esses blocos vieram como alternativa para utilização de lâmpadas mais fortes e posteriormente com as famosas lâmpadas bi-iodo. Eram oferecidas como opcionais no Puma, sendo que o s modelos exportados para a Europa iam com bi-iodo e os exportados para os E.U.A. com Sealed-Beam, por força da legislação americana.
Em meados dos anos 70, a nova moda eram os faróis amarelos e Cibié e Carello entram no mercado com força total. A moda vinda dos Rallyes europeus logo tomou conta da preferência dos proprietários. Mas os bi-iodos eram fornecidos em lentes cristal também, para os usuários que não queriam uma aparência esportiva. Abaixo um farol Cibié com lente amarela.
Abaixo um bloco ótico em todos os detalhes, marca Rossi, uma das únicas marcas que ainda fabricam o bloco ótico. A melhor marca desse produto, a Cibié, deixou de fabricar há anos.
As vezes encontrarmos Puma com faróis de VW após 1973, um erro. O farol serve no local, apesar de diâmetro maior e vidro plano. Veja as diferenças dos dois tipos de faróis:
Abaixo vemos o comparativo dos dois faróis instalados em Puma, o superior o VW e inferior o correto de Puma.
Passo a passo na instalação do farol
O equipamento é composto de suporte de repouso, suporte de fixação e borracha de acabamento. Abaixo vemos o suporte de repouso em plástico ABS preto e o suporte de fixação em plástico ABS cromado, um problema resolvido atualmente em virtude das peças originais de metal, enferrujarem muito, pois o local é conservador de humidade.
A sequencia de colocação.
Abaixo vemos o conjunto original com o suporte de repouso e de fixação em metal.
Para colocação desse conjunto, no bojo existente no Puma, existe duas pequenas peças metálicas que receberam os dois parafusos de fixação do suporte de repouso. No fundo do bojo, outra peça que receberá o parafuso do suporte da mola que dá pressão para regulagem.
O suporte instalado por dois parafusos (Phillips) que irão dar a regulagem de altura e abertura do facho do farol. Os outros três parafusos de fenda, são colocados junto com o suporte, sem contudo apertá-los até o final...
...deixando 50% de rosca para encaixe do suporte de fixação.
Após a colocação do suporte, colocamos o bloco ótico ou "cilibim", não esquecendo de plugar o terminal de ligação do farol.
A posição do farol a ser colocada é determinada pelo encaixe existente no suporte e alça no farol.
Após colocar o farol, colocá-se o suporte de fixação na posição única de encaixe, com os furos maiores para passar a cabeça dos parafusos.
Encaixado o suporte gira-se para o lado esquerdo e os três parafusos ficaram na parte mais estreita do furo.
Aperta-se os três parafusos até o final, de preferência apertando aos poucos um de cada vez.
Testa-se o farol para ver se está acendendo antes de terminar a operação.
Tudo pronto e testado, coloca-se a borracha que entra com pressão, ajustando-a sempre com a mão ou alguma ponta de madeira protegida com pano, nunca utilize chave de fenda porque pode ocorrer riscos ou acidentes, não esquecendo que o local é rodeado por pintura.
Pronto e bonito para desfilar.
Os modelos Puma e seus faróis.
Malzoni GT
Puma GT (DKW)
Puma GT (VW)
Puma GTE 1970
Puma GTE 1971
Puma GTE Spyder 1971 /72
Puma GTE 1972
Puma GTE/GTS 1973
Puma GTE Rally 1973
Puma GTE / GTS 1974 /75
Puma GTE / GTS 1976 / 77
Puma GTE / GTS 1978
Puma GTE / GTS 1979
Puma GTI / GTC 1981 a 1984
Puma GTI / GTC Exportação 1981 a 1984
Puma P-018 1981 a 1984
Puma AM1, AM2, AM3 e AM4 1988 a 1991
Puma GTB 1974 a 1979
Puma GTB S2 1979 a 1984
O GTB S2 é único exemplar a adotar dois faróis redondos pequenos, oriundos do VW Brasília.
Puma GTB S2 ASA 1987
AMV 1989 a 1991

11 comentários:

Anônimo disse...

Ops! Aprendi mais uma: o aro de borracha de acabamento é colocado com a concavidade para fora (e não para dentro como está no meu Puma).

Sempre tive esta dúvida e olhando Pumas por aí acabei indo na maioria ... errada. Vou acertar isso.

Coincidentemente eu enviei um e-mail para o Yahoo PumaClube mostrando um desses aros originais, com a marca Puma e o código numérico em destaque.

Felipe, tenho uma pergunta: o suporte de repouso e o suporte de fixação do farol dos Puma (no meu caso um 1978) são exclusivos da Puma ou oriundos de algum outro carro, por exemplo Kombi, como dizem alguns.

Pergunto porque eu troquei os meus suportes pelos de alumínio do Sr. João de SC, já que um dos suportes de repouso originais estava corroído pela ferrugem (como comentou, inclusive). Vi em alguns lugares, ao longo do tempo, suportes de repouso da Kombi mas eles não são iguais aos que tenho originais Puma. Gostaria de encontrar apenas um suporte de repouso para retornar tudo como deve, já que meu outro suporte de repouso e meus dois suportes de fixação estão em ótimo estado.

Se forem exclusivos Puma e se alguém tiver um único suporte de repouso disponível para venda, eu tenho interesse em adquiri-lo.

Outro ponto são as borrachas de acabamento. Já testei de dois fornecedores, mas não duram muito tempo, ressecando logo, mesmo lavando o carro com produtos neutros.

Como tenho apenas uma borracha de acabamento original, mantenho-a guardada e troco, de tempos em tempos, as borrachas de acabamento.

Mas esta história acaba ficando cara, gostaria de encontrar um fornecedor de uma boa borracha de acabamento, de uma vez por todas.

Alguma dica?

Desculpe-me pelo longo comentário, mas foi muita coincidência eu estar fuçando nisto hoje à tarde e agora à noite ver uma mensagem exatamente sobre faróis Puma.

Anônimo disse...

Estive vendo meus suportes de repouso (peguei-os e estão aqui na minha mão) e eles são idênticos aos da foto logo abaixo do texto:

"O suporte instalado por dois parafusos (Phillips) que irão dar a regulagem ..."

E eles não são iguais aos de Kombi que já vi por aí.

Então reitero a pergunta: são exclusivos Puma ou provem de outro carro?

Rinaldi disse...

os suportes são usados pelo jeep em loja de 4x4 voce deve achar com facilidade, já vi alguns em plastico injetado, num primeiro momento achei bom por causa da ferrugem mas tenho dúvidas se o mesmo não deforma com o aperto dificultando a regulagem do farol.

Anônimo disse...

Valeu pela dica Rinaldi, não sabia.
Obrigado.

Luby disse...

Otimo material...
abs

fernando ricardo disse...

Boa noite, começei a reformar uma puma spider 1972, preciso dos farois e as lanternas que são do corcel I alguém saberia aonde encontrar? Obrigado

Felipe Nicoliello disse...

Fernando Ricardo,
Os faróis são tipo universal, como mostra a matéria.
As lanternas de Corcel 1 vc pode achar nas feiras de peças de antigos. Em SP tem na Estação da Luz nos primeiros domingos de cd mes e no Sambódromo todas as terças-feiras a noite.

Anônimo disse...

e os farois do gtb s1 as capas são do opala 72-74?
Grato

Felipe Nicoliello disse...

Anônimo,
Os faróis são os mesmos, todos são blocos óticos ou Sealed Beam (Lâmpada selada) produto e marca da GE americana, pronuncia-se cilibim.
Esses faróis são universais, tendo 180 mm de diâmetro. O que diferencia o farol do Puma VW para o Puma GTB é o acabamento externo, porque o suporte e sistema de regulagem é igual dos Puma VW. No GTB ao invés da borracha de acabamento existe uma moldura plástica.

béto disse...

ola amigos meu nome é béto do interior econtri um achado logo estarei postando as fotos tratase de um PUMA GTE 1972 com as setas igual a do corcel 69 com a tampa do motor grande e vigia quadrado [retangular] com plaqueta de idenficação e tudo logo estarei postando as fotos e contando um pouco de sua estoria. desde ja grato

Anônimo disse...

Olá amigos. Tenho um amv e estou com duficuldades para encontrar o aro de borraxha para os farois. Alguma dica onde posso encontrar?