quinta-feira, 19 de março de 2009

Lanternas Laterais Puma


As lanternas laterais Puma começaram no Puma GT 4R em 1969. Uma norma norte-americana já obrigava os veículos terem as luzes laterais de sinalização de direção âmbar na lateral dianteira e vermelha na lateral traseira. E como toda obrigação vira moda, a Puma já estava lançando o modismo no Brasil, mais uma vez pioneira.
Somente com o lançamento do Puma GTE em 1970 e visando o mercado externo, a Puma adotou essas em seu modelo. Veja mais sobre a publicação anterior aqui .
As lanternas eram fabricadas pela Rossi e além de iluminação para o pisca tinham refletivos.







Esse equipamento começou em meados de 1970 nos modelos GTE e foram até 1972, também no modelo GTE Spyder 1971 e 1972.


A foto do GTE Spyder número 1, que foi do jogador Clodoaldo do glorioso Santos Futebol Clube.
A partir de 1973 a Puma deixou de utilizar o equipamento, por não estar mais na moda e cada mercado externo tinha sua legislação, sendo que os pedidos eram atendidos conforme as exigências. Só a partir de 1979 a Puma voltou com a lanterna lateral, bem discreta e apenas na dianteira. Era quadrada, 35 mm x 35 mm mais ou menos, oriundas do Alfa Romeo 2300 TI e não tinham os refletivos (olho de gato) somente iluminação.

Com a mudança das linhas no modelo 1981, chamado de GTI (coupê) / GTC (conversível), a lanterna lateral dianteira também mudou. Agora sendo utilizada um modelo desenvolvido para as laterais de ônibus urbano. De bonito desenho, voltando a ter refletivos, a lanterna agradou. Nos primeiros GTI e GTC fabricados em 1980 como modelo 1981, as lanternas laterais eram chapadas na carroceria.
Depois nos GTI e GTC ano 1981 e modelo 1981 em diante essas lanternas recebem uma cavidade no para-lama e são embutidas.


No modelo GTI e GTC Exportação lançado em final de 1980 como modelo 1981, a lanterna era redonda, também do Alfa Romeo, modelo mais antigo, mas muito utilizada em outros veículos na Europa, facilitando a reposição de peças para os Puma destinados àquele mercado.
Nos modelos GTB S2 (1979 a 1984) e GTB S2 ASA (1987) as lanternas vinham do VW Brasília (1978 a 1982) utilizados na dianteira desse carro.
Os piscas laterais e os frontais do GTB S2 eram iguais, do Brasília.
No modelo P-018 o mesmo conceito do GTB S2 e a mesma peça.
No modelo AM1 continuou a mesma fórmula do P-018...
...assim como nos modelos AM2, Am3 e Am4.

6 comentários:

branquinho disse...

Estas lanternas até que fazem uma certa falta na minha Puma 75, pq às vezes percebo que as pessoas não observam a minha seta...
Abraços

Reparto corse n. 6 disse...

grande come sempre ciao

Felipe Nicoliello disse...

grazie caro amico.

leandro disse...

Prezado Felipe,
estou com uma dúvida em relação ao funcionamento das lanternas laterais (puma 73). Elas funcionam juntamente com o pisca? ou somente funcionam com o olho de gato? funcionam as 4 em conjunto (ao mesmo tempo)?
Aquele abraço,
Leandro

Felipe Nicoliello disse...

Leandro,
Não sei se prestou bem atenção na matéria onde digo:
"A partir de 1973 a Puma deixou de utilizar o equipamento, por não estar mais na moda e cada mercado externo tinha sua legislação, sendo que os pedidos eram atendidos conforme as exigências. Só a partir de 1979 a Puma voltou com a lanterna lateral, bem discreta e apenas na dianteira."
Portanto seu Puma não tem originalmente as lanternas laterais.
Nos modelos que saíam de fabrica, elas acendiam junto com a sinalização de seta. Somente as lanternas laterais do GTS/GTE 1979; GTB S2; P-018 e AM1,2,3,4 não tinham olho de gato, as outras todas tinham.

leandro disse...

Felipe,
digitei errado: o ano da minha puma é 1972, portanto está dentro do padrão de originalidade. Obrigado pela informação, pois o eletricista tinha dúvidas se acendiam juntamente com a seta.
Grande abraço,
Leandro