quinta-feira, 19 de março de 2009

Lanternas Laterais Puma


As lanternas laterais Puma começaram no Puma GT 4R em 1969. Uma norma norte-americana já obrigava os veículos terem as luzes laterais de sinalização de direção âmbar na lateral dianteira e vermelha na lateral traseira. E como toda obrigação vira moda, a Puma já estava lançando o modismo no Brasil, mais uma vez pioneira.
Somente com o lançamento do Puma GTE em 1970 e visando o mercado externo, a Puma adotou essas em seu modelo. Veja mais sobre a publicação anterior aqui .
As lanternas eram fabricadas pela Rossi e além de iluminação para o pisca tinham refletivos.







Esse equipamento começou em meados de 1970 nos modelos GTE e foram até 1972, também no modelo GTE Spyder 1971 e 1972.


A foto do GTE Spyder número 1, que foi do jogador Clodoaldo do glorioso Santos Futebol Clube.
A partir de 1973 a Puma deixou de utilizar o equipamento, por não estar mais na moda e cada mercado externo tinha sua legislação, sendo que os pedidos eram atendidos conforme as exigências. Só a partir de 1979 a Puma voltou com a lanterna lateral, bem discreta e apenas na dianteira. Era quadrada, 35 mm x 35 mm mais ou menos, oriundas do Alfa Romeo 2300 TI e não tinham os refletivos (olho de gato) somente iluminação.

Com a mudança das linhas no modelo 1981, chamado de GTI (coupê) / GTC (conversível), a lanterna lateral dianteira também mudou. Agora sendo utilizada um modelo desenvolvido para as laterais de ônibus urbano. De bonito desenho, voltando a ter refletivos, a lanterna agradou. Nos primeiros GTI e GTC fabricados em 1980 como modelo 1981, as lanternas laterais eram chapadas na carroceria.
Depois nos GTI e GTC ano 1981 e modelo 1981 em diante essas lanternas recebem uma cavidade no para-lama e são embutidas.


No modelo GTI e GTC Exportação lançado em final de 1980 como modelo 1981, a lanterna era redonda, também do Alfa Romeo, modelo mais antigo, mas muito utilizada em outros veículos na Europa, facilitando a reposição de peças para os Puma destinados àquele mercado.
Nos modelos GTB S2 (1979 a 1984) e GTB S2 ASA (1987) as lanternas vinham do VW Brasília (1978 a 1982) utilizados na dianteira desse carro.
Os piscas laterais e os frontais do GTB S2 eram iguais, do Brasília.
No modelo P-018 o mesmo conceito do GTB S2 e a mesma peça.
No modelo AM1 continuou a mesma fórmula do P-018...
...assim como nos modelos AM2, Am3 e Am4.

6 comentários:

  1. Estas lanternas até que fazem uma certa falta na minha Puma 75, pq às vezes percebo que as pessoas não observam a minha seta...
    Abraços

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  2. Prezado Felipe,
    estou com uma dúvida em relação ao funcionamento das lanternas laterais (puma 73). Elas funcionam juntamente com o pisca? ou somente funcionam com o olho de gato? funcionam as 4 em conjunto (ao mesmo tempo)?
    Aquele abraço,
    Leandro

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  3. Leandro,
    Não sei se prestou bem atenção na matéria onde digo:
    "A partir de 1973 a Puma deixou de utilizar o equipamento, por não estar mais na moda e cada mercado externo tinha sua legislação, sendo que os pedidos eram atendidos conforme as exigências. Só a partir de 1979 a Puma voltou com a lanterna lateral, bem discreta e apenas na dianteira."
    Portanto seu Puma não tem originalmente as lanternas laterais.
    Nos modelos que saíam de fabrica, elas acendiam junto com a sinalização de seta. Somente as lanternas laterais do GTS/GTE 1979; GTB S2; P-018 e AM1,2,3,4 não tinham olho de gato, as outras todas tinham.

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  4. Felipe,
    digitei errado: o ano da minha puma é 1972, portanto está dentro do padrão de originalidade. Obrigado pela informação, pois o eletricista tinha dúvidas se acendiam juntamente com a seta.
    Grande abraço,
    Leandro

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