Acabou... O ano que vem tem mais. O XIV Encontro Paulista de Autos Antigos organizado pela S.F.A.A. - Sociedade Feminina de Autos Antigos foi um verdadeiro sucesso. Com mais de 650 veículos inscritos e inúmeras barracas de peças e objetos antigos, estreou esse ano o I Campeonato Brasileiro de Regularidade (Rally), organizado pela F.B.V.A. juntamente com o Alfa Romeo Clube do Brasil. No conjunto, os veículos superaram as expectativas, com verdadeiras raridades e veículos pouco visto em exposições. Esse ano também foi modificada a equipe de julgamento, pois no ano passado éramos 17 juízes para toda ala de veículos nacionais (mais de 300) tornando o trabalho muito cansativo. Assim as comissões foram divididas em três jurados para cada grupo de marcas, sendo nomeados especialistas no assunto abordado. Um dos grupos era os Nacionais em fibra de vidro, do qual eu participei, junto com os meus grandes amigos Galende e Reinaldo, colecionadores de Puma da Bahia e Espírito Santo, respectivamente.
Nos trabalhos levamos em consideração principal a originalidade do veículos, ter 30 anos ou mais e estar inscrito no evento. Veículos a venda não podem participar da premiação. Como critério de desempate, a placa preta homologada por clube federado é item decisivo. Indicamos os melhores de nossa área, assim como o The Best do evento e o The Best Nacional. Todos os grupos indicam a organização que faz a tabulação dos votes para a entrega dos 100 troféus "Destaque" e dos dois The Best. O The Best do evento foi para o Buick 1931 de Manuel Fernandes Faria Filho. Infelizmente nenhum Puma ganhou como Destaque, mas ganhou um dos mais cobiçados prêmios: The Best Nacional.
O prêmio foi para o Puma GT 1967 prata de James Mendonça, Belo Horizonte - MG.
O Puma GT 1967 branco foi um dos quatro veículos que recebeu nossa indicação.
Muitos veículos estavam na área de venda, como esse GTE 1972...
...esse GTB 1975, com um preço um pouco alto.
Esse GTB 1976 foi muito observado, mas não sei se foi adquirido.
O GTB S2 1979 cearense, de Alexandre Guilhon também recebeu nossa indicação.
Outros GTB S2 também participaram da Exposição. Esse branco 1979 concorria...
...já o GTB S2 1982, não podia concorrer por não ter trinta anos, apenas veio de Vitória-ES para exposição.
O raríssimo GTE 1973 1800 Rally teve nossa indicação, mais uma vez ficou de fora. Esse Puma foi restaurado pelo meu amigo Péricles do Rio de Janeiro e esteve em Lindóia em 2007 e para mim, deveria ter ganho. Esse ano nas mãos de James Mendonça quase chegou lá, raspou na trave.
Outro "Tubarão" à venda, um GTE 1974 com rodas "gomo", acessório colocado em lojas de personalização daquele tempo (não é acessório de época). As bolhas dos faróis ou os limpadores de para-brisa, algum dos dois está errado, os dois não podem conviver juntos, no quesito originalidade. Existiram GTE 1974 com bolhas, mas os limpadores eram cruzados.
Mas um veículo perfeitamente restaurável, com muitos detalhes originais.
O único GTE pós "tubarão" da exposição, pertencente ao Diretor Social do Puma Clube.
Alguns Puma de Goiás, o conversível verde e o amarelo.
O GTS placa preta.
GTS bonito mas com alguns detalhes não originais, como o tecido da capota.
O GTS 1979 do meu amigo goiano Janio, que sempre vem rodando e prestigia todos grandes eventos, confirmando sua presença no "Puma 45 anos" que será realizado em Foz do Iguaçu-PR.
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12 comentários:
Pois é....
Águas sempre muito bom trazendo sempre carros ótimos...
Passei batido pelo Puma Rally, queria muito ter visto de perto, mas fica para a próxima.
A propósito, a ferrari de F1 tambem fiquei na dúvida, o acabamento era horrivel, mas estava com um cambio de verdade montado. Realmente não sei!
Abraços
Carlos Eduardo Szépkúthy
http://gpomec.blogspot.com/
Parabéns Felipe pela bela cobertura do evento e pela seriedade no julgamento. O "roxinho" passou perto. Um dia, quem sabe...
E o "pratinha" depois do Best of show ficou um pouquinho mais longe do caminho para o Rio.
Um dia... :-))
...mt bom, Felipe!!! Digo mais, aquele 'Nash Metropolitan' foi um dos motivadores das portas do caminhão 'Puma 4T': o mesmo ferramental p/os lados esq/dir.
Olá Felipe,
Elogiar seu trabalho, não se faz necessário, todos já o conhecem!
Mas, agradecer por mais esta brilhante cobertura do mais importante evento do país, sim.
Parabéns e obrigado!
Realmente o GTE 1973 1800 Rally roxo é um show de Puma!
Só a plaqueta de identificação na tampa do motor já é um show, nunca tinha visto uma ao vivo.
Ganhei um guarda-pó do distribuidor do Luiz, um cara pra lá de simpático, no cartão o LuWillys (Box 48 - Sambódromo / Anhembi).
Me "apaixonei" por um TC preto no pátio de carros à venda. Nem sei se originalmente os TC tiveram a cor preta, mas aquele exemplar tinha vidros fumê de época (não era película!), impecável em tudo, externa e internamente pelo que deu para olhar por através dos vidros.
Me certifiquei de não anotar nada dele, muito menos o telefone do proprietário, para não ficar tentado a fazer alguma bobagem depois, hehehe.
Uma 72 interessante, aparentemente boa de restaurar, evidentemente dependendo do preço, quanto estavam pedindo nela Felipe....
Com toda certeza o melhor encontro do Brasil ...
abs
Sem dúvida Pumas para todos os gostos.
abs
Felipe, ir pra Aguas de Lindoia rever os amigos e ver belissimos carros, não tem preço.
Qto a Ferrari, vi o Paulo Loco ligando o motor da maquina, sinceramente fiquei decepcionado, o ronco era muito "xoxo", tinha hots com ronco muito melhor
abs
Sergio
Obrigado por noas trazer Aguas de Lindoia para quem acompanha o Puma Classic. Não entendi o comentário das rodas gomo de uma Puma tubarão 1974 serem daquele tempo e não serem consideradas como acessório de época. Um abraço, Oldparts.
P.S.: sobre o comentário que fiz do GTS 1978 na Flórida, não tenho a revista. Estava folheando na FNAC.
Oldparts,
Acessório de época para o Certificado de Originalidade refere-se ao equipamento opcional vendido pela fabrica. Nesse caso a Puma oferecia as rodas Cruz de Malta em opção as rodas Estrela. Essa roda era comprada em loja de acessórios, não especificada no catalogo Puma, portanto item excludente na vistoria da PP. Falo isso, porque teimam em achar que empetecar o carro com tudo que se vendia naquele tempo é original, merecendo a PP. Seria um comparativo de comprarmos um Punto zero e levar em uma loja e colocar rodas aro 20, para-choques tuning, volante Shutt e dizer que o carro é original. Acessório de época seria no caso do Punto (modelo que não sai com som), o som FIAT (marca Kennewood mas vem grafado Fiat), aprovado pela fabrica e instalado na concessionária, agora aquele som Sony instalado na concessionária que ela e todas as lojas de som tem, não seria um acessório de época.
Eric,
Esse modelo de roda fabricado pela Italmagnésio era de desenho inspirado nas rodas do Alfa Romeo italiano.
Como mostraste aqui! ...com relação a estes grandes carros clássicos anos 20/30: dirigí em BH, um 'Buick 1929' 8 cilindros em linha, bielas com 'pescador de óleo', mt suave. O porte e o peso do carro impressionam e tem q ter braço forte p/ 'fazer baliza'!
(Ronaldo)
Felipe,
Vc tem o contato do puma 72 à venda? Qual o preço? Grato,
Fernando ravatodiesel@gmail.com
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