quarta-feira, 15 de abril de 2009

Refrigeração motor VW a ar (2)

foto Sandro "Smarca"
Um dos problemas mais comuns nos Puma com motorziração VW é o desnível encontrado na junção do motor com a carroceria, aonde vai a borracha de vedação. Quando o "chão" do compartimento do motor não está no mesmo alinhamento com a chapa de acabamento do motor, o fato ocorre devido a duas possibilidades, a saber:
1) O chifre do chassi, onde é fixado o cambio, pode estar torto desalinhando o motor. Isso não é incomum devido ao esforço exercido na peça e fadiga do material ao longo dos anos. Trafegar por pavimentos acidentados em velocidade, onde há muita torção, também pode gerar esse problema. Para correção, deve-se levar o veículo a um centro técnico de alinhamento de chassis VW onde farão a correção.
2) Rachaduras ou trincas na carroceria na junção da parte traseira com o compartimento interno. Muito comum nos conversíveis, mas podendo ocorrer nos fechados também. Isso se deve ao fato da fadiga do material ou mau uso. Para correção deve-se alinhar a carroceria no ponto certo, com ajuda de macacos hidráulicos (no mínimo dois) e laminar o local afetado (lembrando de lixar bem o local para aderência da nova laminação), permanecendo a carroceria apoiada, pelo menos por 36 horas para cura do processo e não submetendo o veículo a nenhum esforço durante 10 dias até compressão e retração total da resina.
Jamais se deve corrigir o problema com calços entre a carroceria e o chassi (local aonde vai a borracha de vedação da plataforma VW), pode ocasionar torção na carroceria, gerando problemas mais sérios em outros locais, como mal fechando das portas ou desalinhamento de todo o conjunto.

4 comentários:

smarca disse...

Pegou bem o gancho Felipe.

No meu caso (o exemplo da primeira foto) a borracha não se encaixa na parte traseira do motor e na curvatura final.

Nas laterais mais para trás tudo bem, ou quase, pois acho que a fibra deveria ser mais próxima da lata do motor em todo o seu contorno.

De qualquer forma enviei mais fotos que acabei de fazer ao seu e-mail para tentar mostrar mais detalhes do meu caso.

[ ]s.

Alexandre Maia (alexandrecmaia@uol.com.br) disse...

Felipe você teria as dimensões da saída de ar na parte inferior traseira do gtc 1981 (o meu é a que só tem as duas)? O meu o antigo proprietário tapou com fibra e gostaria de reabrí-lo conforme original.

Felipe Nicoliello disse...

Alexandre,

O GTI/GTC só tem duas mesmo, porque a placa de licença ficaria sobre a terceira, por isso a Puma tampou.

Felipe Nicoliello disse...

Alexandre,

O GTI/GTC só tem duas mesmo, porque a placa de licença ficaria sobre a terceira, por isso a Puma tampou.