terça-feira, 30 de junho de 2009

Reportagens (32) Malzoni GT

Todos sabem que a história da Puma começou em 1964 com a necessidade eminente da Equipe de Competição da Vemag ter um carro mais competitivo para enfrentar a poderosa Equipe Willys, com seus Alpine. Jorge Lettry, então chefe da equipe, pediu para os amigos e pilotos Marinho e Anísio Campos um carro esporte para receber a mecânica DKW. Marinho que era sócio da Comercial MM, junto com Milton Masteguim, um concessionário DKW, lembrou de Rino Malzoni, que construía seu próprio carro esporte e era cliente da MM, onde fazia suas revisões. Daí para surgir o Malzoni GT foi um pulo, principalmente em se falando de meados dos anos 60, onde as ações não eram tão rápidas como as de hoje em dia. Nas reportagens que ilustram essa matéria podemos entender claramente a sequência dos fatos e o nascimento da Puma.
A primeira reportagem da Autoesporte de fevereiro de 1965, enviada pelo meu amigo Mário Estiválet, mostra o começo da fabricação dos Malzoni, nome que ainda não estava definido. A confecção das carrocerias eram feitas na oficina do Anísio Campos, onde estavam fabricando os primeiros quatro carros comprados pela Equipe Vemag sem, contudo estar à venda ao grande público.
Na segunda reportagem, agora da Quatro Rodas de julho de 1965 enviada pelo meu amigo Renato Pastro relata o GT Malzoni já com nome definitivo quase pronto para a venda ao público. Fala entre outros um pouco da história que cerca o modelo; do contrato assinado entre Rino Malzoni e a Vemag para o fornecimento da mecânica; do preço estimado e do trabalho no aprimoramento do produto.
Um fato que me chama atenção é mostrarem dois modelos de Malzoni (abaixo), sendo o primeiro da foto o produto final que estavam trabalhando e o anterior segundo a Quatro Rodas. Mas em nenhum arquivo reconheci o Malzoni mostrado como anterior, primeiro pelos faróis e segundo por não ter lanternas. Os primeiros quatro Malzoni fabricados para a Vemag, que existem inúmeras fotos em corridas, vemos os carros com bolha nos faróis e lanternas. Também em nenhum arquivo de época consegui achar algum Malzoni com maçanetas de Fissore, todos tinham maçanetas de Fusca, mas atualmente vemos muitos exemplares de Malzoni com as maçanetas de Fissore.
Na terceira reportagem da Autoesporte de abril de 1966, testa o Malzoni GT que já estava sendo vendido ao público. Com todos os dados e números obtidos no resultado do teste, mostra que o carro veio para ocupar seu lugar, lugar este de destaque entre os nacionais.
Na quarta reportagem da Quatro Rodas abril de 1966, tem o "Impressões ao Dirigir" de um GT Malzoni.
Expedito Marazzi deu título a matéria com alguma influência esotérica: "Peso Pluma em Curvas de Todos os Pesos", sem saber que mais tarde viria a ser Puma. Com muita maestria habitual, Expedito relata história, modelo, desenho, condução e ficha técnica do GT Malzoni.
Conhecemos aqui o início de tudo sobre a marca Puma.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eventos - Parque da Luz

Todos os primeiros domingos de cada mês é realizado o tradicional Encontro de Autos Antigos no Parque da Luz, em São Paulo, ou Jardim da Luz como também é conhecido. Exposição de veículos antigos, feiras de peças e tudo relacionado ao automóvel antigo. O numero de veículos antigos é grande, assim como a diversidade dos modelos expostos. No próximo domingo tem.
Vejam os Puma que compareceram na última edição realizada dia 7 de junho de 2009, com o depoimento de quem esteve lá:
"Os Puma marcaram a presença no encontro da Luz. Observe que o primeiro da foto é um modelo Puma GT 1969, por que o para-brisa é com quatro cantos vivos, mas a frente foi modificada e também o painel. Talvez em algum momento da vida deste carro, o proprietário decidiu atualizar o modelo, mas mesmo assim não deixará de ser um Puma GT 1969! Dario Faria"

Fotos Dario Faria

sábado, 27 de junho de 2009

Fora de área - MotoGP Assen

Parabéns Valentino Rossi ! O MotoGP de Assen, Holanda foi disputado hoje com a vitória de Valentino, que comemorou sua centésima vitória em GP na sua carreira. O feito foi comemorado com um comprido banner, contendo fotos de todas suas noventa e nove comemorações. Abaixo o final do banner, pose para a centésima foto. Sou muito fã desse cara, ele veste a moto.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Quebra-cabeça (3)

Como dizem os ingleses: What is this? (O que é isso?)

Feras e Gatas


Tá certo, não é uma fera, mas ela é um gata! E para as meninas do blog, que também merecem (prometo no futuro coisa melhor), um... sei lá, acho que é gato, não entendo dessas coisas.
Quem sabe o nome dela? E o nome dele? Duas dicas: ele era cantor e a foto é de 1971.
O Bug que não tem nada haver, um fora de área, é um Glaspac, com grandes faróis, o mesmo bloco ótico utilizado no Puma. Achei alguma coisa de Puma! O habitual eram faróis de 1200 mm.

Artigo (10)


Faz tempo que não publico um artigo, desde abril. Agora tem um muito interessante, publicado na Quatro Rodas de abril de 1972, falando das exportações Puma para a Suíça. O método dos suíços de verificação dos produtos é muito criterioso, já naquele tempo.
Fala também da aprovação nas normas suíças e de participação da Puma em exposições. Enfim, mostra uma fase da época, em que a Puma começava a desbravar o mercado europeu.

Foto de época

Foto de 1991 do GTS 1978 do meu amigo Edson Gonçalves, foi dele por nove anos.

Anuncio (36) Touring

Esse anuncio não tem Puma, mas tem roda e a caixa do espelho Puma. O Touring era (não existe mais) um clube de automóveis de São Paulo, que fornecia guincho, assistência técnica, despachante, etc., tudo aquilo que as companhias de seguro fornecem hoje. Por isso não existem mais esses clubes. Em São Paulo ainda sobrevivem o Automóvel Clube Paulista (aquele da Av. Brasil), que acredito que viva atualmente do aluguel da sede para festas e o Automóvel Clube do Estado de São Paulo, com guinchos antigos, sobrevivendo por muita força e raça. Gostaria imensamente de estar errado, pois a festa de meu casamento foi no Automóvel Clube Paulista e fui durante muitos anos sócio do A.C. do Estado de São Paulo e Touring.

Eventos - IX Rally Internacional

Puma lidera inscrições de Rally!
A notícia não é antiga, é bem atual. O meu amigo Ronaldo Brochado, que nos ilustra com diversos comentários (só quem trabalhou na Puma sabe), mandou esse link , onde tem as inscrições para esse Rally e o maior número de inscritos de uma mesma marca só poderia ser Puma. Aí estão eles:

Quebra-cabeça (02) - Resposta

A resposta na foto abaixo.
O Leo de Brasília esteve tão perto... É o painel do Puma GT 1968 (VW), mas não é de alumínio, é de madeira tipo jacarandá, com um friso de alumínio polido contornando a madeira. O restante do painel é de chapa cromada com vincos paralelos. No caso, essa peça, a madeira está pintada rusticamente de preto

Eternamente Michael Jackson

Eu não poderia deixar de prestar minha homenagem ao grande homem que foi Michael Jackson, cantor, compositor, produtor, bailarino, etc.,etc. e etc. Com mais de 300 milhões de discos vendidos, demorá muito para outro superar o trabalho que fez. Dono de idéias geniais e marcas registradas de trejeitos, Michael nos deixou certamente para uma outra melhor. Fique com Deus.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Laranja mecânica

Essa foto encontrada no PumaLand, do meu amigo Péricles, do Rio, já diz tudo aquilo que venho falando há algum tempo: a febre cítrica. Não é um problema na citricultura, e sim a febre da laranja mecânica, que atacou os Puma brasileiros. Agora com a participação das "ruivas" os eventos e passeios vão ficar mais coloridos, junto com o vermelho, amarelo, branco, etc.
Na galeria abaixo, com fotos de época dos originais, começo com um GTE 1972 na Inglaterra.
O GTS 1973.
Agora os atuais, começando com GTS no Rio de Janeiro.
GTS em Curitiba.
GTE 1972 Rally do Paulo Lomba.
GTE 1972 do Paoluccio, São Paulo.
GTE 1973 do Homero, São Paulo.
GTE 1975 do Roberto Octavio, Rio de Janeiro.
GTE 1974 de São Paulo.
GTE 1974 ou 75 de São Paulo.
GTS 1975 de Brasília-DF.
GT 1969 do Lubisomen, Rio de Janeiro. Em fase final de acabamento.
GTE 1972 do Ricardo, São Paulo. Em fase final de acabamento.
GT 1970 esteve a venda no Rio de Janeiro.
GTE 1978 ou 79 de São Paulo.
GTB S2 19... de São Paulo.
GTE 1973 de corrida.
GTE 2007, na África do Sul.
GTE 1971 em Porto Alegre.
GT 1970 em Curitiba.
914 1991 e Colombina 1984 em São Paulo.