Pelo formato e curvas da "aranha", como são conhecidos os tubos de ligação do motor com o abafador, somados ao tamanho e formato do sistema de abafamento, fornece mais potência ao motor. São apenas alguns HPs, mas que fazem muita diferença. O tamanho como o formato existe uma ciência para executar, não é apenas considerado o espaço que os canos tem que percorrer, mas o volume de gases emitidos (pressão) e a distância necessária para esse percurso, para não acontecer o contrário, o motor perder potência.
A ligação da aranha com o sistema de abafamento.
O abafador que recebe os gases emitidos pelo motor com pressão ideal.
Ontem no Sambódromo, o meu amigo Rui (daquele Puma de corrida amarelo que tira a carroceria), questiou um dado sobre o escapamento Kadron, quando ele foi colocar no seu GTE 1973, percebeu que o emblema Kadron estampado no abafador ficava de ponta cabeça, achando que havia um defeito de fabricação na soldagem do conjunto na fábrica. Hoje, pegando fotos antigas de meu Puma, vejo que isso é normal, como mostra a foto abaixo, todos Kadron saem assim. O por quê não me perguntem, eu não sei.
Outra questão levantada pelo Sandro, sobre a pintura do escapamento. Na hora de responder para ele, nem puxei nas memorias antigas da minha cabeça e respondi que era prata. Isso se deve ao fato que quando comprei o escapamento para meu GTE em 2004 vieram em prata. Mas pensando mais atentamente lembrei que os escapes Kadron, tanto no Puma como os vendidos nas lojas de acessórios eram pretos com uma pintura que parecia corrugada. Um corrugado bem fino, dando a impressão de um material plástico. Hoje esses escapes nem de prata vem pintados, somente zincados... São os tempos de crise!
16 comentários:
Felipe, observei uma outra característica dos escapamentos Kadron, não vista em outras marcas: o acoplamento da aranha para os cilindros 2 e 4 possui flanges móveis (observáveis na última foto).
Ahhh ... e também não ostentam mais a marca Kadron em alto relevo estampada no abafador.
Mestre Felipe,
Faz tempo que não conversamos. Tô com saudade!
Quanto ao escapamento, tenho algumas dúvidas. Pesquisando, encontrei desenhos do escapamento diferentes deste Kadron que passou a ser o padrão Puma. A aranha era completamente diferente e o abafador ficava numa posição diferente no carro. Nos catálogos de peças da Puma 68/69 e até 75 há o desenho do abafador e há um esquema numa foto do clube do Puma do Brasil da aranha.
Quando se coloca o ar quente usando o modelo novo, a ligação fica bem complicada. Analisando o desenho antigo, vemos que ele permite a ligação com maior facilidade.
Cheguei a pensar em mandar fazrer um escapamento com o desenho antigo, mas com poucas referências ia ser mais advinhação do que outra coisa. Porém, encontrei algumas fotos de acessórios da época que in dicam um caminho melhor.
Quem sabe um dia...
Abraços
Almendra
Sandro,
Nem isso tem mais?!?!
Carlos,
Realmente vc anda sumido.
O escape do Puma GT é diferente, o abafador é no centro e a aranha faz mais voltas (falarei futuramente sobre o assunto). Qdo mudou a carroceria em 1970 para GTE já mudaram o escape. Friso que a carroceria do GT é diferente do GTE também no painel traseiro. No catálago de 1973 até 1975 a que vc se refere, eles não mudaram o desenho, apenas incluiram mais detalhes. Isso é uma questão de custos, em uma época em que qq grande mudança impressão, custava os olhos da cara, pq além do fotolito, o desenhista ganhava bem, inclusive eu e um grande amigo, nos encaixavámos nesse perfil. Se formos levar a ferro e fogo, para citar um item apenas, nesse mesmo catálogo consta o desenho do console do modelo de 1971 a 1972 e não o console do 73 a 75, então como fica, vamos todos ter que mudar um console que já veio no carro, como no meu caso, por outro que não bate com as medidas do painel do 73?
Lembrando, os Kadrons novos, não saem mais de fábrica com a manta de fibra de vidro dentro do abafador. Por isso, não temos mais aqueles "estralos" muito tipicos dos pumas antigos.
Abraços
Sim, é verdade.
Ponto para o meio ambiente.
Mas o som do motor, de uma forma geral, é praticamente idêntico aos antigos.
Por isso acho que ainda vale ter um Kadron (não somente pela ponteira) ao invés de um (bom) Vanzin, como tinha antes.
O Kadron fala mais alto em baixas rotações quando é mais grave e mais agudo em altas rotações, quando é mais agudo, comparado ao Vanzin que é ligeiramente mais silencioso, "cantando" apenas nas altas rotações.
Felipe, ótimo post.
Realmente o que voce falou é verdade, o escapamento do carro é uma peça importantíssima para o desempenho do carro, e não simplesmente para fazer um barulinho legal...
E existe sim formulas para acertar o dimensionamento do escapamento que quase ninguem faz, até mesmo lojas especializadas em escapamentos.
Carlos Eduardo Szépkúthy
Felipe, será q seria interessante mostrar os tubos internos do silencioso?
Com várias seções tubulares em série, sendo q as extremidades destes tubos recebiam um leve afunilamento.
De grande simplicidade e efeito sonoro agradável.
(Ronaldo)
Até que por curiosidade seria interessante Ronaldo, mas como vamos mostrar?
Vou aguardar a post referente o escapamento do Puma GT 1500, 1968/1969!
Felipe e Ronaldo, adoraria ver esses desenhos do escapamento. Já foi publicado?
Não Stael, o Ronaldo não me mandou o desenho.
Leo, judia de mim, judia...
Prezado Felipe, inicialmente parabens pela conduçao do blog...talvez vc nao tenha a exata dimensao de como ele auxilia aos pumeiros do Brasil. Eh simplesmente indispensavel!!!!
Estou restaurando um gts 80...ainda havera muito suor e seus conselhos serao vitais...
Por hora vc tem alguma dica de onde encontrar o escapamenfo kadron no RJ? Encontrei um modelo tupar, em campinas, mas nao sei se serah a mesma coisa...o q vc acha? Abraçao!!
André, obrigado.
Nenhum outro escapamento consegue emitir o som de um Kadron, é inconfundível. Não achamos mais em lugar algum, com a notícia do encerramento eles sumiram das prateleiras, pq as lojas só mantinham um estoque pequeno de uma ou duas peças, pois a Kadron entrega pequena quantidade aos seus representantes. Depois que esta decidiu fabricar somente peças para a indústria montadora, deixando o mercado de reposição, ficamos a ver navios, até o dia que alguém copiar exatamente o escape Kadron e fabricar, mas tem que copiar igualzinho o abafador, sua principal característica para aquele som Puma.
Felipe, parabéns +1 vez! Seu site eh bom d+!
Alguem já usou o E550100 da Ecoscap?
Existe modo de restaurar o original?
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