terça-feira, 11 de agosto de 2009

Noite Puma - Personalidades

Fiquei muito feliz na Noite Puma, com a presença dos grandes pilotos José Martins "Josamar" e Jan Balder. Como fã, não poderia deixar de pedir autógrafos e ficar babando em ouvir as histórias do dois.
José Martins foi piloto da MM, que conquistou diversas vitórias na Categoria Estreantes e Novatos, era a fera da meninada. Quando garoto, e como em todo começo, eu sonhava correr nessa categoria, porque era a mais disputada e tinha aqueles veículos que víamos nas ruas, um sonho mais real, daquele distante, que era a categoria Esporte e Protótipos, ou mesmo a Fórmula 1, que eu só acompanhava através da revista Autoesporte, com certo atraso, porque vinham duas a três reportagens de GP, sempre com o mesmo título: "Mais uma vitória de Jim Clark". No começo dos anos 70, cheguei a ver o Zé Martins, o furor, com seu Puma 48 em Interlagos, mas bem de longe e com um desejo em mente: "-Quem me dera estar ali ao lado daquele piloto". E na terça passada, estava eu ali, ao lado daquele piloto, abraçando-o e ouvindo suas histórias.
Jan Balder, um grande piloto, com muitas vitórias, marcou o automobilismo brasileiro no cenário mundial. Importante tanto quanto Chico Landi, Christian Heins, Emerson Fittipaldi, que levaram nosso nome ao mundo moderno do automobilismo. E o mais importante, suas grandes vitórias foram de Puma. O que eu for falar aqui sobre o Jan, ainda é pouco, porque o homem era fera como poucos conseguiram ser. Uma simpatia em pessoa. José Martins, eu e Jan Balder
A grata surpresa foi o outro presente que os dois me deram. O primeiro foi a presença deles, o segundo foi o livro escrito por Jan Balder "Nos bastidores do Automobilismo", com edição esgotada, que recebi dos dois. E ainda por cima autografado com dedicatória, que compartilho com todos.
Um pouco da história de Jan Balder.
Hoje recebi esse e-mail:
Noite de Emoções e Alegrias
Caro amigo e presidente Felipe,
Agradeço emocionado a manifestação de carinho e amizade que você nos dispensou, a mim e ao Jan, por ocasião da nossa presença durante esse grande evento que foi 3º aniversário do Puma Clube. Grande prazer por conhece-los pessoalmente, Carolina e você, depois de tantos contatos via telefone, e-mail, mensagens... E o que muito me emocionou, o carinho que você demonstra a todo momento para Carolina, que continuem assim felizes juntos e cada um no seu Puma, ahahah!!! Depois do emocional, parabéns a todos do Puma Clube, em especial a você Felipe pelo seu trabalho na organização do evento, pelos belos exemplares exibidos do diversos modelos nas diferentes fases da Puma. Foi para mim um grande momento, pois tive a oportunidade de conhecer novos aficionados por Puma, rever e comentar com amigos de outrora bons momentos vividos em função do Puma. Peço-lhe desculpas por minha maneira de ser, pois grandes momentos como no desfile dos modelos, são para grandes nomes do automobilismo como o Jan, Anísio, Crispim, colecionadores famosos, etc...dai eu ter ido para a arquibancada aplaudir. Espero que no livro do Jan, possa encontrar vários momentos em relação a Puma, participações em diversas corridas aqui e no exterior, sendo o 1º carro brasileiro a participar de uma corrida em Portugual, Rally da Tap. Abraços José Martins "Josamar"

3 comentários:

Anônimo disse...

BOAS FELIPE

EM PRIMEIRO LUGAR PARABÉNS PELO EVENTO PUMA NO ANHEMBI.
NUNCA VI TANTOS PUMAS JUNTOS.
FOI UM PRAZER ENORME AO LADO DO MEU PADRINHO JOSÉ MARTINS EM NOITE AGRADAVÉL JUNTO A VOSSA FAMILIA.

FIQUEI IMPRESSIONADO COM O VOSSO CONHECIMENTO A RESPEITO DA TRAJETORIA DE FABRICAÇÃO DO PUMA.

FICO LHE GRATO PELOS ELOGIOS A MINHA PESSOA E ESPECIALMENTE AO LIVRO.
TENHA CERTEZA QUE AQUELA EPOCA NOSSA , DO JOSÉ MARTINS, DO MILTON MASTEGUIM NO INICIO DOS ANOS 70 FOI FEITO COM MUITO ROMANTISMO E PAIXÃO.
QUANDO LEMBRAMOS SENTIMOS MUITA SAUDADE.

SUPER ABRAÇO.
JAN BALDER

Anônimo disse...

...só p/lembrar ao amigo Jan que tb fui colega do grande piloto 'Ciro Cyres'.

Foi na GM,em 72/73, eu na 'Engenharia de Veículos' e ele na 'Engenharia Experimental' ...em SCS-SP:

- "...tendo, pois, a oportunidade de 'literalmente viajar' sob seu comando preciso ao volante de um Opala em testes."

Ñ deixando de citar que o Ciro preferia -p/competir!- o Opala 4 portas, pela sua maior rigidez de monobloco na comparação c/o 2 portas. No que foi plenamente apoiado, tendo a GM até desenvolvido peças especiais.

Abçs,
Ronaldo Brochado

Felipe Nicoliello disse...

Jan,
Obrigado a você e ao José Martins por terem prestigiado nosso evento.
Foi uma grande honra termos pessoas como vocês, que viveram a época, como você mesmo disse, com muito romantismo e paixão, e poder transmitir isso para os jovens que só conhecem essa fase por relatos e histórias. Ver os personagens da época ao vivo é muito gratificante e não foram mais assediados por falta de conhecimento do público, mas depois dessa, vocês vão ver quando aparecerem em algum evento Puma.
Você precisaria ver se consegue uma nova edição do seu livro, acredito que muitos comprariam, porque as histórias que lá você conta são muito interessantes, principalmente no Ralli de Portugal.
Aprendi em seu livro, que em 1971 já existia bomba elétrica de combustível, acionada manualmente, coisa comum nos veículos dos anos 90 para cá. E outros pequenos detalhes que só lendo mesmo.