Já falamos dessa corrida aqui, mas nosso amigo José "Josamar" Martins, tem história de bastidores para contar:
'Caro Felipe,
1ª Corrida de um Puma-W nº17 em competições oficiais em 25-08-1968.
1º 500 Km da Bahia-Salvador, circuito Centenário (rua). Organização do Automóvel Clube da Bahia e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Piloto convidado pela equipe AF para pilotar o Puma foi Norman Casari, pois este já mantinha uma estreita relação com a equipe da Fábrica, visto que foi o piloto do Carcará, protótipo usado para bater recorde de velocidade na categoria de carros nacionais até 1.000 cc. Norman Casari naquela oportunidade substituiu Marinho que achava não seguro o protótipo usado para a quebra do recorde.
Outra curiosidade nesta prova foi o uso na corrida de rodas Scorro, especialmente feitas para esta ocasião, sendo o início de uma longa parceria entre a Scorro e a Puma. Rodas 5 furos, aro 13, com pneus dianteiros 165X13 e traseiros 185X13, Cinturato da Pirelli.
Estas rodas só chegaram a Salvador um dia antes da corrida levadas pessoalmente pelo Marco Grilli dono da Scorro, por só terem ficado prontas na véspera. Nota-se na foto postada na matéria da revista, em que o Jorge Lettri aparece estar limpando o Puma, mas na realidade está é fazendo propaganda das rodas já instalados no carro.
1ª Corrida de um Puma-W nº17 em competições oficiais em 25-08-1968.
1º 500 Km da Bahia-Salvador, circuito Centenário (rua). Organização do Automóvel Clube da Bahia e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Piloto convidado pela equipe AF para pilotar o Puma foi Norman Casari, pois este já mantinha uma estreita relação com a equipe da Fábrica, visto que foi o piloto do Carcará, protótipo usado para bater recorde de velocidade na categoria de carros nacionais até 1.000 cc. Norman Casari naquela oportunidade substituiu Marinho que achava não seguro o protótipo usado para a quebra do recorde.
Outra curiosidade nesta prova foi o uso na corrida de rodas Scorro, especialmente feitas para esta ocasião, sendo o início de uma longa parceria entre a Scorro e a Puma. Rodas 5 furos, aro 13, com pneus dianteiros 165X13 e traseiros 185X13, Cinturato da Pirelli.
Estas rodas só chegaram a Salvador um dia antes da corrida levadas pessoalmente pelo Marco Grilli dono da Scorro, por só terem ficado prontas na véspera. Nota-se na foto postada na matéria da revista, em que o Jorge Lettri aparece estar limpando o Puma, mas na realidade está é fazendo propaganda das rodas já instalados no carro.
Nota-se também a falta do emblema do fabricante das rodas que deveria estar colocado no miolo da torre da roda (bolo de noiva).
Esse Puma externamente era quase que completamente standart, só tendo boca de abastecimento do tanque de combustível externa e maior. Boca do tanque e pescoço do caminhão Mercedes e travas de segurança do capô dianteiro de borracha usada para travar banco traseiro do Fusca. Até o suporte da placa dianteira está no lugar.
Motor 1600, dupla carburação Puma (40), comando especial Puma P2>P3, relação de marchas especiais CX2>Cx3, dai a dificuldade do Norman na largada.(1ª marcha muito longa).
Infelizmente devido à "politicagem de bastidores" o Norman foi desclassificado da prova devido a uma disputa de freada no final da reta do canal havendo um pequeno toque entre os carros, e o outro concorrente caído dentro no canal. Segundo o "filósofo" Paulão (Gomes): “Quem se inscreve numa corrida de carros está para correr e disputar e não para cortesias, se não que vá fazer inscrição em curso de Culinária".
Enfim, se esses detalhes de bastidores não tivessem ocorrido, provavelmente o Puma-W teria terminado em 2º lugar na sua estréia em corridas... Grande Abraço. Josamar '
Bela história Josamar, como é bom sabermos dos bastidores! E com estes dados relatados, podemos afirmar categoricamente a data de lançamento das rodas "bolo de noiva".
Esse Puma externamente era quase que completamente standart, só tendo boca de abastecimento do tanque de combustível externa e maior. Boca do tanque e pescoço do caminhão Mercedes e travas de segurança do capô dianteiro de borracha usada para travar banco traseiro do Fusca. Até o suporte da placa dianteira está no lugar.
Motor 1600, dupla carburação Puma (40), comando especial Puma P2>P3, relação de marchas especiais CX2>Cx3, dai a dificuldade do Norman na largada.(1ª marcha muito longa).
Infelizmente devido à "politicagem de bastidores" o Norman foi desclassificado da prova devido a uma disputa de freada no final da reta do canal havendo um pequeno toque entre os carros, e o outro concorrente caído dentro no canal. Segundo o "filósofo" Paulão (Gomes): “Quem se inscreve numa corrida de carros está para correr e disputar e não para cortesias, se não que vá fazer inscrição em curso de Culinária".
Enfim, se esses detalhes de bastidores não tivessem ocorrido, provavelmente o Puma-W teria terminado em 2º lugar na sua estréia em corridas... Grande Abraço. Josamar '
Bela história Josamar, como é bom sabermos dos bastidores! E com estes dados relatados, podemos afirmar categoricamente a data de lançamento das rodas "bolo de noiva".
3 comentários:
sempre gostei desses modelos de corrida!
Olá Felipe,
Conhecer detalhes da trajetória de nossa paixão, chega a ser emocionante.
Principalmente sabendo que vivemos esta época.
Estes fatos,nos levam a um maior entusiasmo em superar as dificuldades surgidas durante as restaurações de nossas preciosidades, que sem dúvida, depois de prontas, tranformarão suas garagens em vedadeiros "Porta Jóias"
Forte abraço a você e ao Josamar!
Carro muito parecido com o Puma de meu pai, rodas mais largas bolo de noiva, praticamente std, os ganchos para segurar o capo usando a alça do fusca eu coincidentemente usei para prender o capô traseiro do vermelho, na frente furei, com dor no coração, mas furei...
Até mesmo o Numeral do carro é o mesmo... #17
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