terça-feira, 15 de setembro de 2009

Quebra-cabeça (14) Resposta

Bom moçada, depois de tanta discussão sobre o assunto, o Puma da foto é um GTE Spyder 1971.
Calma, na publicação anterior, o primeiro a dizer, foi o Sérgio, que errou ao mencionar GTS 1971, acertou somente o ano. Depois eu errei, porque percebi que não coloquei na pergunta, qual seria o modelo e ano, escrevendo apenas o ano no questionamento. Nisso, o Joselito acertou anteriormente respondendo Spider 1972, porque pela foto poderia ser 1971 ou 1972, ganhou o chaveiro. E na publicação Segunda Chance, o Sérgio foi o primeiro a responder Spyder 71, também ganhou o chaveiro. Vamos as explicações:
É um GTE Spyder por causa do vinco mais acentuado no para-lama traseiro, conforme as setas indicativas na foto abaixo. Quando a Puma trocou a carroceria do conversível, as maiores mudanças foram na frente e internamente, mas na traseira, o vinco ficou mais arredondado, ante o bem vincado do modelo anterior. Pela foto da dianteira, percebe-se a falta da tomada de ar logo após o capô e pouco dá para ver se o para-brisa é quadrado ou arredondado, devido a coluna estar pintada de preto. Acontece que esse Puma sofreu várias modificações, mas podemos perceber na foto de traseira, olhando a parte interna, que o para-brisa é arredondado (veja na foto do comparativo com os três, o círculo em amarelo). Cortar um Coupe para transformar em conversível, não é tarefa tão fácil assim, mesmo não se preocupando com partes estruturais, a pessoa teria que ter emendado toda a traseira de um conversível, além do custo de uma capota, vidros laterais, etc. Além disso, se fosse um 1969, pela falta da entrada de ar, seu capô dianteiro abriria no sentido da frente para a traseira, e pelas fotos, vemos que o capô está levemente levantado na parte traseira, indicando que abre da traseira para a frente, conforme seta na foto abaixo. Portanto deve ter sido fechada a entrada de ar, como uma modificação promovida pelo proprietário, mais fácil de realizar e bem mais barata, como todas as outras executadas, sempre simples e baratas, não se preocupando se ficará perfeito ou não.
Outro fato menos relevante, mas que o Leo levantou, foi o fato das rodas serem bem largas, podendo indicar um eixo mais curto na traseira, como nos 69, com rodas cinco furos. Mas isso não procede ou de difícil constatação, pois os para-lamas estão bem alargados.
Joselito e Sérgio, mandei seus endereços para meu e-mail e enviarei os presentes.

6 comentários:

Cesar Costa disse...

Bão! Não sou entendido (êpa!) como vocês em Puma e fui por eliminação. Neguinho já havia chutado todos os anos e restava apenas 69 e 70, quando não foram fabricados conversíveis, né? Daí mandei 70, achando que algum tonto havia cortado o carro. Ou seja: fui induzido ao êrro!!!
Vou para o Procon!!!

Felipe Nicoliello disse...

Cesão,
Vc é um jogador nato!
Pegadinhas "vestibulandas"...

branquinho disse...

Puxa vida... como alguém faz isso com uma spyder :(

smarca disse...

Eu confesso minha ignorância e justamente por isso me ausentei no segundo tempo da parada.

Bela análise Felipe!

Quem sou eu para identificar todos esses pequenos detalhes que mencionou?

Dou a mão à palmatória!

GP Oficina Mecânica disse...

Muito bom esse quebra cabeça... especialmente esse que deu uma grande polêmica... pena não ter conseguido ajudar muito...

Abraços
Carlos Eduardo Szépkúthy

Felipe Nicoliello disse...

Carlos Eduardo, ajudou sim, pq sem sua foto não teria essa discussão!