quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Reclinador dos bancos Puma

Em uma época que quase nenhum carro brasileiro tinha reclinador nos bancos, a Puma não teria alternativa, senão criar seu próprio reclinador. Na maioria dos veículos, o encosto tinha duas ou três posições, que funcionavam por meio de uma barra que mudava a altura do apoio do encosto, dando outra inclinação. Alguns nem isso tinham. Era um equipamento muito desejado, principalmente para os amantes de drive-in.
Desde os primeiros veículos Puma VW 1968, os bancos com armação metálica e acabamento em fibra de vidro corrugada, dispunham do equipamento. O sistema consistia em uma roldana atrás do encosto, que a girando, movimentava uma barra que subia e descia, dando-lhe alturas diferentes. Um sistema caseiro, incômodo de ser acionado, mas funcionava e para época, bem demais. Foi utilizado até 1972 nos GT, GTE e GTE Spyder. Na foto abaixo, vemos o esqueleto do banco. A esquerda parte frontal e a direita a traseira, com o sistema de reclinar a mostra.
A partir de 1973, a adoção do reclinador Probel, com o mecanismo idêntico ao dos modelos Dogde (Dart e Charger), a Puma coloca bancos bem melhores, mais confortáveis e com o encosto de cabeça integrado.
O sistema consiste em uma alavanca que libera uma grande coroa dentada e pára no encaixe da alavanca no dente da coroa. Posicionando o banco em diversas posição, sempre pré-determinadas, até o limite do encosto na parte traseira do veículo. Bem mais prático e rápido que o sistema antigo. Sua fixação no encosto era por três parafusos no lado do reclinador.
A partir de 1980, mudou o reclinador. Portanto os veículos 1979, modelo 1980, já possuím o novo reclinador. Funcionava da mesma maneira que o anterior, porém seu braço de fixação no encosto era menor e com apenas dois parafusos, uma questão de economia, para garantir bons preços para as montadoras.


Em 1981, já nos GTC/GTI o reclinador passou a ser o milimétrico, oriundo do Opala. Funcionava com uma roldana giratória que virando-a, o banco inclinava milimetricamente. .Mas curiosamente encontramos em muitos desses modelos, como o GTC da foto abaixo, ainda com reclinadores de encaixe.

13 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Esta chapinha metalica que vai em volrta da roldana do banco do 68/72 é de alguma coisa especifica?

@MarceloSCamara disse...

Felipe,
o meu GTI também é curiosamente igual a este GTC de baixo. De encaixe. Os bancos são idênticos a este, porém em couro.
Seria uma característica dos 80/81?

Luby disse...

Otima materia...

Anônimo disse...

Parabéns pela excelente matéria, que certamente auxiliará em muito as futuras gerações de aficionados por Pumas em suas restaurações!
Paulo Mussi - Fpolis/SC

smarca disse...

Para meu GTS78 encontrei 3 peças novas da Probel, guardadas há muito tempo, numa antiga tapeçaria de minha cidade. Uma do lado esquerdo e duas do lado direito.

Troquei ambos os reclinadores para ter os bancos justos como quando novos e sobrou (se ninguém mais comprou a última restante) uma do lado direito.

Foi pura sorte.

Felipe Nicoliello disse...

Leo, não sei não, acho que tb era feita para Puma, ou quem sabe de algum acabamento de máquinas.

Marcelo, como falei, encontramos os dois modelos no GTI/GTC.

Obrigado Luby e Paulo, fiz essa matéria para responder um questionamento do Tatu do Puma Clube, que achou estranho que seu novo GTS 1980, originalíssimo, tinha o reclinador de dois parafusos.

Claude disse...

Prabens por esta boa informação, necessitamos sempre de coletar estes dados.

Felipe Nicoliello disse...

Claude,
Obrigado. Tem tantas, que o difícil é preparar o material.

Luiz Paulo disse...

Meu GTI 82 não tem o reclinador milimétrico.... mas com o braço curto e 2 parafusos...

Marcelo G. disse...

ALGUEM SABE ONDE ENCONTRO UM PAR DE BANCOS PARA GTE1971 ???..ESTOU RESTAURANDO UM QUE VEIO SEM OS BANCO ORIGINAIS.....

Fernando Asche disse...

Felipe, discordo quanto a utilização do sistema do Dodge Dart / Charger, não eram estes, tenho eles no meu dodge e em um banco a mais, a regilagem é na lateral sem uma alavanca como na puma (que foi o mesmo utilizado nos ADAMOS)

Felipe Nicoliello disse...

Asche,
Não entendo bem de Dogde, não sei te dizer que ano saiu esse reclinador, mas certa vez, lá em 2004, fui ao ferro-velho exclusivo de Dogde e Galaxie. Nem sei porque aportei lá, mas a curiosidade pela velharia me chamou atenção. Deparei com um acabado Dogde, não sei se Charger ou de Luxo, não lembro, mas seu interior era forrado de cinza e o reclinador pintado de cinza. Para minha surpresa, o botão da alavanca do reclinador, igualzinho do Puma, também era em material cinza. Só montadoras fazem isso, fabricantes de acessórios não dão tanta opção assim. Se vc quiser, tenho ele para te mostrar.

Clube do Fusca de Áurea disse...

Tenho um reclinador PROBEL (somente o lado do motorista) que não estou usando. Se alguém estiver precisando, entrar em contato no meu blog fuscaclubeaurea.blogspot.com
Abráss
Cleiton