A primeira publicação aqui mostro muitas rodas fabricadas em 1972, agora a matéria da Quatro Rodas de junho de 1970, enviado pelo meu amigo gaúcho Fernando Gusmão, mostra os modelos de duas das três fabricadas da época, Scorro e Italmagnésio, a Mangels, por não fabricar muitos modelos, não constou na matéria.
Vamos as explicações:
S-1 - "Bolo de noiva", original Puma GT 1969, cinco furos, também vendida nas lojas de acessórios, um sucesso, principalmente para Fusca e KG, porque no Puma vinha de fabrica.
S-2 - Tudo errado, nome, figura, cinco furos juntos, nem sei porque está nessa coluna, além das medidas dos pneus também erradas.
R-106 - "Bola" feita pela Italmagnésio, com design Fittipaldi das primeiras rodas de magnésio do Brasil, cinco furos, aro 15, muito utilizada em corridas. Teve vida curta, porque logo os Fuscas deixaram de ser cinco furos.
R-106 - "Bola" feita pela Italmagnésio, com design Fittipaldi das primeiras rodas de magnésio do Brasil, cinco furos, aro 15, muito utilizada em corridas. Teve vida curta, porque logo os Fuscas deixaram de ser cinco furos.
R-107 - Pouco conhecida, não pegou, cinco furos, aro 14 e feia.
R-108 - "Castelinho", cinco furos, aro 13, sucesso de vendas da Ital, a grande concorrente da "Bolo de Noiva", existia muita discussão sobre a preferência.
S-2 - "Tijolinho", original Puma GTE 1970, quatro furos, também vendida nas lojas de acessórios.
S-2 - A figura é da Tijolinho 13 e os dados da aro 15, importante que fabricavam as rodas Tijolinho nos três diâmetros e todas vendiam bem. 7 ou 8 anos depois, a Tijolinho 13 ocupava o lugar de destaque.
R-109 - Uma roda muito bonita da Ital, desenho europeu tipo Alfa Romeo, para usar em Fusca com pneu original, aro 15. Não teve tanto sucesso como as outras, muito comportada, roda de tiozão.
S-3 - Uma roda feia da Scorro, em duas configurações de aro, claro que outras pessoas tinham a mesma opinião minha, não pegou.
S-5 - Roda para os Dogde, muito utilizada também nas pistas, acredito que foi a primeira de magnésio para Dogde/Galaxie.
S-7 - Também para Dogde, Opala, Galaxie, etc., concorria com a anterior, que era mais aceita.
R-114 - As famosas rodas "palito", acredito que tenham sido as mais vendidas de todos os modelos. Só tinha para os carros grandes, como a S-7, e a turma dos compactos, mordiam as orelhas de raiva, porque essa roda toda polida, ficava linda. Nos U.S.A. tinha a "palito" com quatro furos e quatro palitos, mas aqui nunca teve.
S-7 - Também para Dogde, Opala, Galaxie, etc., concorria com a anterior, que era mais aceita.
R-114 - As famosas rodas "palito", acredito que tenham sido as mais vendidas de todos os modelos. Só tinha para os carros grandes, como a S-7, e a turma dos compactos, mordiam as orelhas de raiva, porque essa roda toda polida, ficava linda. Nos U.S.A. tinha a "palito" com quatro furos e quatro palitos, mas aqui nunca teve.
3 comentários:
A terceira "S2" totalmente polida eu tive num Fusca 1600 76, em 77.
O curioso é que para que elas coubessem nas rodas dianteiras com freios a disco, era necessário ovalizar ligeiramente os parafusos de fixação da pinça e desloca-las ligeiramente para o centro.
Lembro-me bem disto pois foi o que tive que fazer naquela época dos meus saudosos 17 anos quando já fuçava no que não devia, hehehe.
Os pneus não me lembro do modelo dos dianteiros (sei que eram BF Goodrich) mas os traseiros eram os Pirelli CN15 e numa medida maior que os dianteiros, como os Pumas, embora as rodas fossem iguais
Mas foi assim, de pouco em pouco, que fui aprendendo algumas coisas, sempre baseado na extrema habilidade manual e criatividade do meu falecido pai.
Aliás, nem sei o que dizer dele hoje em dia: fico aqui pensando o que eu faria se eu comprasse um carro zero e alguns meses depois meu filho começasse a desmontar o sistema de freio do meu carro para colocar uma tala larga, como dizíamos na época.
Provavelmente eu não permitiria. Honestamente não. Mas ele deixava, assim como também me deixava dirigir sozinho desde os 14 anos de idade, a despeito das multas e alguns acidentes tirando racha.
E eu o achava bravo demais na minha aborrecência. Que ironia!
Tenho uma única foto do "meu" Fusca 1600 76 Marrom Savana com meu pai ao lado, com as rodas, rebaixado, sem friso, etc. Vou escanea-la dia destes e lhe envio Felipe.
Felipe,
uma correção:
as rodas palito de 4 furos e 4 raios (cones, na verdade) foram produzidas durante muito tempo por uma fábrica de rodas gaucha e inclusive equiparam muitos bugues. Ainda existem algumas por aí.
abrç
Mário Qmário? Da Pizza.
PS. comprei 4 rodas "castelinho" tala 7 (com tampinha Italmagnésio!) - agora só falta um Fusca...5 furos.
Sandro, como as coisas mudaram, quem sabe as suas filhas fazem alguma coisa hoje, que no futuro vão usar as suas palavras, "E eu o achava bravo demais..."
Mário,
Fica aqui registrado, obrigado. Não deve ter circulado no sudeste, nunca vi destas rodas por aqui.
Postar um comentário