segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Confronto de Gerações - Carrocerias

Entre o modelo Puma GT DKW e o Puma GTE (VW), a carroceria e a mecânica são bem diferentes, mas o processo de fabricação sempre o mesmo. Laminação em resina de poliéster, reforçada com fibra de vidro e secagem ao sol pelo menos seis meses, para cura completa da resina. Assim ficavam expostas as carrocerias no fundo da fábrica da Avenida presidente Wilson, onde passava a linha de trem. Uma atração a parte para quem passava ao fundo, sempre com olhares curiosos, sem muito entender o por quê estas carrocerias descansavam no tempo.

12 comentários:

  1. Tínhamos um aparelho especial p/medir a dureza superficial destas carrocerias:

    - "...certa vez uma corroceria bem mais envelhecida foi medida, resultando em dureza récorde!"

    (Ronaldo)

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  2. Ronaldo,
    Como era esse aparelho, vc tem foto? Dá para explicar?

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  3. Felipe,

    É o chamado 'medidor de dureza Barcol':

    www.radarindustrial.com.br/produto/100985/medidores-de-dureza-tipo-barcol.aspx

    Abçs,
    Ronaldo

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  4. Isto tudo ainda passa por uma lenda e tanto:

    - "...procurando equipamentos para melhor processar a 'fibra de vidro' o 'Miltão' encontrou um fabricante norteamericano e um representante por aqui (Porto Alegre-RS); ñ satisfeito com os preços ameaçou comprar nos EUA, mas teve q se render aos fatos e ao 'Mário Pettini'(*)!"

    (*) q veio a falecer recentemente:

    http://lendasdosurf.blogspot.com/2009/04/lendas-do-sul-mario-pettini.html

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  5. Esta máquina -um respeitável avanço nos primórdios desta indústria!- ainda ñ era robotizada, resultando -muitas vezes!- em partes da carroceria com excesso ou falta de material.

    O que era compensado pela habilidade do operador da pistola que lançava a resina... juntamente com o catalizador... e, então, iniciava-se o processo de solidificação da 'resina poliester' ...ñ esquecendo tb q, junto, esta pistola se encarregava de picar e tb lançar a fibra de vidro no molde da carroceria.

    Um atraso -ou falta-do operador deste equipamento significava grande perda... pois a 'equipe de ajudantes' que compactavam o material(*) e tb estavam envolvidos na preparação dos moldes e, posteriormente, na sua abertura p/sacar a peça pronta... resultava improdutiva.

    (*)de cerca de 4 homens, dada à velocidade estonteante da produção realizada p/ 'pistola e seu equipamento', interconectados por mangueiras... desnecessário dizer que o pistoleiro era o experiente lider!
    (Ronaldo)

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  6. Um problema a mais... era qdo um pequeno atraso no início da laminação levava `a desmoldagem prematura do 'gel coat':

    http://www.barracudatec.com.br/dicas_gel.htm

    Aqui lembrando q a 'indústria náutica segue evoluindo' ...nestes processos e tb é conhecida por projetar e sistematizar 'o processo de laminação' nos mínimos detalhes:

    - "...pois usa tb diferentes 'tecidos de fibra de vidro' q são desenhados em seu formato típico para cada ponto do casco... -principalmente assim- ...pré-cortados e organizados em 'sequência lógica de aplicação' no molde do casco."

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  7. Todas estas dificuldades levaram a famosa LOTUS a descontinuar sua técnica de 'carroceria estrutural em fibra':

    - "...na Lotus Elan 3 grandes laminados prontos, acabados e colados formavam 'o sanduiche' que resultava na forte carroceria!"

    www.lotuselan.net/publish/article_365.shtml

    Obs.: fácil é imaginar que num processo manual... 'algo pode dar errado' ...e alguém vir a se acidentar no trânsito.
    (Ronaldo)

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  8. Ronaldo,
    é muito bom ler as suas explanações. Quando a gente compra e anda em um Puma geralmente se esquece que tudo isto estava por trás de um complexo processo artesanal. O que só dá mais valor à fera.

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  9. Ronaldo,
    Só tenho que agradecer, você engrandece este blog.
    Aos poucos nós vamos conseguindo dar os devidos valores a todos que transformaram a Puma na maior conquista automobilística genuinamente nacional, e você estava nessa. A Puma ainda hoje é lembrada no mundo inteiro e isso me enche de orgulho.

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  10. Então... só mais uma:

    - "...o Miltão -orgulhoso disto!- ñ abria mão da pesada/encorpada 'manta de fibra de vidro trançada' na região de fixação da carroceria à plataforma VW."

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  11. Mto bom esse blog e todas as informacoes valiosas sobre a fabricacao quase que artesanal do Puma.Eu tb trabalho com fibra de vidro es sei como eh dificil conseguir um bom resultado final. Aliás , aproveitando, alguem conhece alguma maquina capaz de picar tela de fibra resinada?

    Grande abraco
    Uli

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  12. Amigos,

    Ñ sei se entendí corretamente, mas acho q é isto:

    - "Uma máquina q possa picar rebarbas, sobras, etc" (peças com mais espessura serão mais difíceis de processar)

    O Milton fazia a "massa plástica com fibra de vidro" picando estas sobras da produção da 'laminação de peças em fibra'.


    -Pelo Google se acham firmas fabricantes de 'máquinas de picar plástico'; o problema será 'testar o material a ser picado' junto ao fabricante para aprovar a oferta deste maquinário com segurança quanto ao processo e tb qto à durabilidade da máquina.

    -Recicladores de plásticos em geral tb usam estas máquinas e podem dar sugestões úteis.

    Abçs,
    Ronaldo

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