A elegante maçaneta Puma que começou nos modelos GTE / GTS em 1973 foi uma grande sacada da engenharia Puma para ter um equipamento exclusivo, barato, funcional e esteticamente muito bonito.
Agora vamos desvendar o mistério deste sucesso no passo a passo, como fazer um maçaneta sem gastar muito, da mesma maneira que a Puma fazia.
Agora vamos desvendar o mistério deste sucesso no passo a passo, como fazer um maçaneta sem gastar muito, da mesma maneira que a Puma fazia.
A parte da fechadura, como já comentei anteriormente é a fechadura do capô traseiro do Fusca e Kombi.
Comprar um rebite com rosca (Revicle) M5 e um parafuso com o mesmo tipo de rosca de 5 mm.
Pega-se a maçaneta montada e leve até uma furadeira para retirar o rebite da trava de fechamento.
Furando com uma broca da mesma medida, consegue-se eliminar a aba do rebite, soltando-o para um dos lados.
Com a trava solta da articulação, o próximo passo é retirar o pino que segura a trava.
Pressionando o botão da fechadura até o fim, o pino fica a mostra, pressione um pouco o pino que o botão ficará travado.
Prenda a fechadura em uma morça (bench vice) e com uma punção, bata no pino até ele sair. CUIDADOS A SEREM SEGUIDOS: 1) A chave deve estar na fechadura, pois caso o corpo de segredo sair totalmente, não haverá perigo de perder os bujões do segredo. 2) Não perca o pino retirado porque irá ser utilizado novamente.
Se não quiser colocar a chave, simplesmente não retire todo o pino, como na figura abaixo e fique segurando pressionado o botão, que não sairá da fechadura.
Aqui já retirada a trava e o pino, mas com o botão pressionado. Coloque novamente o pino no lugar para segurar o corpo do segredo no local.
A trava deve ser cortada em uma morça (bench vice)...
...Na medida de 13 mm, conforme a foto abaixo. Apenas a parte menor será utilizada. Na foto abaixo vemos a peça da trava cortada e ao lado o rebite Revicle. Na mesma posição indicada, solde as partes.
O serviço de solda pode ser soldado por acetileno com arame de latão ou solda MIG. Não poderá deixar muito material de rebarba. Prenda em uma morça (bench vice) e solde um lado...
...Depois vire com auxílio de um alicate para soldar do outro lado.
Sempre é bom segurar com um alicate, para que não solte, pois com o calor da solda, as partes podem se soltar.
Depois de a peça soldada e resfriada (para não se queimar), prenda novamente na morça (bench vice) e lime a solda para deixá-la com um canto de 90°. Isso é necessário para não travar o movimento da peça na fechadura.
A peça pronta, soldada e limada.
Pegue a fechadura e faça o mesmo processo anterior, pressione o botão até o final, coloque a peça soldada e insira novamente o pino para travar. Depois rosquei o parafuso no rebite Revicle, isso dará regulagem de distância para o acionamento da abertura do sistema de porta do Puma.
Pressione o pino para ver se todo o sistema está funcionando perfeitamente e pronto, está feita a fechadura Puma.
A borracha de acabamento e vedação é a mesma que veio na fechadura VW do capô, apenas promova um novo furo na borracha conforme o indicado.
Como a fechadura irá trabalhar em posição diferente da instalada no Fusca, deve-se fazer uma chapa metálica, um pouco maior que a borracha de acabamento, com uma abertura ao centro e dois furos, conforme foto abaixo.
O maior problema é o acabamento cromado externo, que a Puma mandava fundir especialmente para ela. Quem não tiver terá que comprar na Skill Emblemas.
A posição de montagem da fechadura Puma é a chapa metálica traseira com a fechadura dentro da porta e por fora vão a borracha e a acabamento cromado externo. São presos por dois parafusos rosqueados nesse acabamento.
ATENÇÃO
E a do 77? Usa o mesmo miolo?
ResponderExcluirso vc mesmo felipe...hehehehe parabéns. nota mil.
ResponderExcluirMuito bom o post.
ResponderExcluirA moldura, ficou claro, é da Puma.
E as maçanetas de patinha e de botão posteriores, tem como adaptar também?
Excelente matéria, uma verdadeira aula ilustrada! Parabéns! Paulo (Fpolis)
ResponderExcluirFala sério, %&*#@*#!! hehehe
ResponderExcluirAinda bem que meu puma usa a outra fechadura.
Parabéns pela foto novela Felipe, abraço!
Agradeço à todos.
ResponderExcluirXurumbambos,
As maçanetas dos modelos posteriores a este, ou seja, 1976 2a. série, 1977 e alguns 1978, são as conhecidas como patinhas, conchinhas, etc. Essas maçanetas foram fabricadas especialmente para a Puma, não dá para fazer artesanalmente. Atualmente a www.skillemblemas.com.br fabrica o modelo bem perfeito, apenas o botão tem ligeira espessura maior, mas imperceptível, somente os chatos com réguas nos olhos como eu, que percebem.
Já o modelo de botão a partir de meados de 1978, também era fabricado especialmente para a Puma, sem chance de fabricá-lo sem molde injetado. A Skill também tem essa maçaneta.
Putz!Parabéns, nota 10000!!!!
ResponderExcluirMuito bem elaborada esta matéria.
ResponderExcluirO "miolo" ou cilindro das 77 para frente são do caminhão Mercedes 608.
O botão(com miolo interno e segredo) do caminhão MB 608D começou a ser utilizado na maçaneta Puma de "patinha" 76 a 78 e manteve-se na maçaneta de botão posterior 78 a 80.
ResponderExcluirEle tinha o diâmetro mais fino que aqueles utilizados hoje em dia para fazer as réplicas.
Estas soluções bem feitas sempre são bem vindas para a continuação da originalidade de nossos felinos.
ResponderExcluirAprecio estes trabalhos bem pensados. Parabéns.
Hufa,consegui a formula por sinal mui bem explicada, agora meu 74 vai, tinha uma plaquinha de acabamento externa só, mandei fundir duas que ficaram shoupeta, grato pela explanação.
ResponderExcluirSandroni,
ResponderExcluirÉ muito bom saber que consegui ajudar, isso não tem preço...
Felipe, que dica heim.... até eu q não tenho habilidade nenhuma pra estas coisas consegui montar... show de bola... parabéns....
ResponderExcluir