terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Para-brisa Puma GTE/GTI - GTS/GTC

Muitas pessoas nunca perceberam as diferenças dos para-brisas entre o Puma GTE/GTI (fechado) e Puma GTS/GTC (conversível). Apesar da aparência similar, eles tem diferenças entre si, não encaixando um no outro.
O para-brisa dos modelos fechados são maiores por serem mais inclinados, consequentemente os modelos conversíveis são menores por serem menos inclinados. Veja na foto abaixo a inclinação da coluna e o tamanho do quebra-vento de um e de outro modelo, alterando também o vidro da porta, sendo mais comprido no conversível.
Isso se deve ao fato, que no desenho do conversível, devido a capota ter armação de sustentação da cobertura, portanto mais espessa que o teto do modelo fechado, o aumento da altura que abrange o para-brisa era necessário. Para não ser notada a diferença ou ficar com uma cara estranha, os desigers da Puma inclinaram um pouco menos o para-brisa do conversível, evitando assim que frontalmente, os dois modelos ficassem diferentes.

12 comentários:

  1. Soube desta diferença quando ao comprar na Duque a borracha para o meu. O vendedor pergutou "Fechada ou conversível".
    Naquele dia a mimha cultura Pumistica havia aumentado.

    ResponderExcluir
  2. Post legal. Sempre quis saber em detalhes essas diferenças.

    Só no bloco final do texto acho que ficou invertido " ... inclinaram um pouco mais o para-brisa do conversível ... ".

    Não é o contrário " ... inclinaram um pouco menos o para-brisa do conversível ... ".?

    ResponderExcluir
  3. Miltão insistia mt neste detalhe:

    - "...tb considerando uma maior facilidade p/entrar... sair!"

    (Ronaldo)

    ResponderExcluir
  4. Sandro,
    Obrigado, vou corrigir. Gripado e com mal estar, a gente fica bobo.

    Ronaldo,
    Miltão era o cara, teve muita importância na Puma justamente pelos pequenos detalhes, ele é muito técnico.
    Ainda bem que temos você para nos contar aquilo que pouca gente sabe.

    ResponderExcluir
  5. Pergunto...
    tem como pegar uma puma "Fechada e transformar em uma conversível"?
    dá para fazer?!

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com essa duvida tambem, da pra pegar uma Puma Fechada e transformar em conversivel???



    ResponderExcluir
  7. Dá para fazer, trocando a carroceria. Porque se for fazer as alterações, não compensa, tem que mudar para-brisa, quadro de porta, toda a traseira e se for coupê para conversível, ainda tem que fazer reforços na carroceria.

    ResponderExcluir
  8. Felipe, gostaria de saber as medidas do parabrisa do Gte anterior a 1976, pois comprei um parabrisa para o meu GTE 1980 e veio uma medida um pouco menor, o qual ficou pequeno para o meu GTE 1980, se puder me ajudar agradeço desde já.
    Att, Edson

    ResponderExcluir
  9. Sempre que encomendar um para-brisa, borracha ou friso desta forneça ao vendedor a medida da parte superior do para-brisa de seu carro. Não lembro, mas acho que 1,05 m.
    Nunca compre um para-brisa de conversível para colocar em um coupê e vice-versa, porque a inclinação é diferente.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite aqui no Rio ainda é possível achar um parabrisa novo ou encomendar sem ser laminado ?Grato desde já.Luis Contreras

    ResponderExcluir
  11. Sim Luís,
    Na Cristal Vidrobom tel.:(21)26714823 - 27246931.

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.