Interessante porque falam sobre tudo, até aerodinâmica. Três coisas que sei que vão comentar, e já respondo. 1) O volante de dois raios do Puma saiu até 1978, inclusive existem alguns Puma 1978 com painel injetado, aquele dos botões de três teclas, e com volante de dois raios. O volante de três raios só saiu no final do ano. 2) A maçaneta de botão em substituição da maçaneta de "patinha" também veio em 1978, em algum momento, sem contudo ter relação com outras inovações e sem registro da data correta. 3) O espelho retrovisor do Puma da reportagem não é original, leia-se na matéria, que o carro cedido para a Autoesporte tinha 20 mil quilometros, portanto um veículo usado. Ele tem até o espelho do lado direito, coisa que Adamo e nem Bianco tem nas fotos, porque não era obrigatório e não se usava, apenas os "play-boys" adotavam.
Podemos ver que os três modelos são basicamente iguais na concepção mecânica e de equipamentos, feitos sob a mesma base e dirigido ao mesmo público, sua escolha recaía no gosto pessoal, conforto e preço.
10 comentários:
Prof. Felipe,
Tenho o fone do Toni.
Ele é mt reservado, mas ñ vai deixar de te informar.
Lembrando q foi recentemente homenageado:
- "...é um prototipista de primeira linha e mt rápido!"
Aos 70 anos mantém grande vitalidade.
(Ronaldo)
Lembrando, ainda, q todos esses investimentos foram feitos com toda a sorte de limitações.
Tb estive com o Adamo, com o qual aprendí a prototipagem diretamente com o uso de fibra, somente.
Nunca houve um programa de apoio a estes empreendedores e o Miltão destacava sempre o caráter educativo destas empresas:
- "...muitos dos nossos -como o Engenheiro Pasini!- foram depois para empresas multinacionais."
Eu mesmo fui aprovado p/trabalhar na Engenharia da VW, c/o 'Eng. Günter Klaus', mas -forjado na idioma inglês- ñ aceitei, de bom grado, ter que usar a língua alemã no dia a dia: fui p/a Promec gerenciar um projeto (até então parado!) de combustíveis alternativos p/uso no transporte urbano...p/a EMTU. Lógico, com os contatos q tinha na Puma e GM fui logo recebendo todas as pesquisas da área, em tempo recorde.
Mas o mais representativo caso foi protagonizado por um técnico chileno q atuou como nosso dinamometrista de motores:
- "...em pouco tempo a GM valorizou-o tanto q ñ pudemos mantê-lo na PUMA!"
(Ronaldo)
O Bianco tinha pouco 'head room' devido ao teto mt estreito, talves prevendo um posicionamento mais reclinado dos ocupantes e por ter vindo do protótipo 'FURIA':
- "...mas nesse comparativo mostra q tem muita visibilidade p/a frente!"
(Ronaldo)
Veja só... Com nada de tecnologia digital como temos hoje, a AE fazia testes muito melhores, que os atuais...
Cesar,
Pensei a mesma coisa, achei que só eu era chato com esses detalhes. Mesmo os testes da Quatro Rodas eram mais completos que os atuais.
Talvez seja economia nas reportagens ou a falta de interessados em testes mais completos.
Somente o Puma tinha o chassi encurtado.
As bitolas dianteira e traseira variavam um pouco também entre os modelos. Achei curioso. Seriam as medidas das rodas, off-set inclusive?
E parece que o Puma do teste (usado) já tinha uma lâmpada queimada (a lanterna dianteira direita).
Ainda que a prestação de serviços seja equivalente entre os modelos comparados, pareceu-me que o Bianco acabou se saindo um pouco melhor no geral.
Sandro,
Vc não perde tempo.... Lâmpada queimada!!!! Só vc mesmo.
Realmente, nos números o Bianco levou pequena vantagem, mas entra em um Biando e depois me fala a sua opinião.
Já entrei. Sou mais Puma, claro.
Além do que (gosto é pessoal, eu sei), nunca gostei muito do design do Bianco. Sou mais Puma também neste quesito.
Interessante e oportuna a sugestão da revista, em 78:
-"...colocar a suspensão da Variant II!"
(nessa época, na Puma, já havíamos trabalhado c/a suspensão importada do 'VW 1303')
(Ronaldo)
Muito boa reportagem...
Já tinha lido ela na resvista, eu tenho essa edição...
Gosto muito do teste de aerodinâmica, que mesmo sendo bem simples é uma coisa que não se ve hoje em dia...
Carlos Eduardo Szépkúthy
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