quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Equipe Puma de Rallye

O meu amigo Marcos Pasini, ex-engenheiro da Puma (1979 - 1982) me mandou fragmentos da história dos Puma de Rallye, equipe oficial da Puma. Ele explica cada foto e eu comento:
"Os carros de Rallye no posto de gasolina da Av. Pres. Wilson, para serem lavados. O PS de branco e eu de azul marinho." PS era o apelido do projetista da Puma na época, Paulo Sérgio da Fonseca Alves - mineiro de Santa Rita do Jacutinga, foi ele que desenhou o Puma P-018 junto com o Milton Masteguin.
"Nesta foto, o 3º carro que foi feito para o Campeonato Brasileiro de Rally FISA em 1981, com motor Boxer 2.0 Álcool - 2 Solex 40 (simples) e comando P27, dentre outras coisas.
Uma curiosidade desse motor é que o Waldemar passou a serpentina do radiador de óleo (que foi retirado) nos coletores do carburador, de modo a estabelecer uma simbiose de troca de temperaturas (álcool). Deu certo."
"Foto do inicio do reconhecimento do Trans-Chaco 1980 - da esquerda para direita: Marino Baldocchi, um paraguaio amigo que não lembro o nome, eu e o Luiz Carlos Costa. Tinha mais um paraguaio na jogada, que ajudava a dirigir aquela perua Jeep (devia ser a percursora da Cherokee ou a sucessora da Rural...hehe)".

9 comentários:

  1. É uma Jeep Wagoneer dos anos 70

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  2. Maravilhoso material sobre a Puma no Rallye. Já foi para os meus alfarrábios...
    Parabéns!

    Renato Pastro

    Pastro@terra.com.br

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  3. tem mais informações sobre esse motor 2000???

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  4. E até se falava mto q o Anísio havia desenhado o P-018!

    (Ronaldo)

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  5. Claude,
    Obrigado pela informação.
    Renato,
    Ficamos, eu e o Pasini, contente em colaborar com o maior expert no assunto.
    João Cesar,
    Eu não tenho, quem sabe o Pasini possa ter, mande um e-mail para mim, que repasso para ele.
    Ronaldo,
    Como havia uma ligação muito forte do Anísio com a Puma, quando aparecia um ótimo trabalho, a associação era automática com o Mestre.

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  6. João Cezar,
    Infelizmente não lembro muito desse motor, em especial, mas recordo que foi escolhida a dupla carburação Solex H40 Simples, ao invés da dupla Solex 40/40 que usamos no Chaco por causa dos problemas de acerto com o álcool.
    O comando foi o P27, que era um P2 mais "redondo".
    A taxa (não me lembro bem) não deve ter passado de 9,0:1, que foi a que usamos no Paraguay com gasolina aeronautica.
    O carter era seco sendo que o radiador de óleo foi substituido pela "serpentina" em volta dos coletores de admissão.
    Os escapes eram um 4x2 direto (não me lembro a configuração da "aranha" mas era diferente da dos Buggy).
    O cambio era especial do "Puma-Kit", mas não me lembro qual caixa foi escolhida para este motor.
    Embreagem "chapéu-chinês" e por aí vai... Isso é o que lembro no momento.
    Abçs.
    Marcos V.Pasini

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  7. Felipe,
    O PS, na verdade, era o Designer da Puma.
    Dentre outros conceitos, como o GTB S2, e os caminhões 4T e 6T, ele criou o estilo do veiculo esportivo P-016, que não chegou a entar em produção.
    Quanto ao P-018, eu não me lembro.
    Abçs.
    Marcos V.Pasini

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  8. Olá Pasini. Parabéns pelas informações sobre o puma rally. Tenho grande interesse em construir uma réplica desse carro. Se você tiver mais fotos e detalhes que lembre, eu agradeceria muito. Pode enviar para mim ou para o Pastro, grande amigo e incentivador.

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  9. Poxa Pasini, a quanto tempo!
    Parabens pelas fotos e pelo texto!
    O PS tava parecendo o LULA...rsrsrs
    Ele me mandou o link e eu entrei!

    Abraços
    MArcello Venesia

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