quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Puma P-016

O projeto P-016 da Puma era um esportivo com nova concepção mecânica, chassi próprio utilizando suspensão dianteira Mc Pherson, suspensão traseira de arrasto e motor refrigerado a água, no caso o VW AP. Esse projeto começou em 1976, mas foi ficando de lado e em 1979 foi retomado. De 1980 a 1982, o engenheiro Marcos Pasini rodou por dois anos seguidos com o novo projeto "vestido" com uma carroceria de Puma normal. Infelizmente, por causa da falta de recursos financeiros foi engavetado em 1982.
Agora o meu amigo Pasini me manda essa foto inédita, mostrando e falando detalhes desse projeto.
"Foi o primeiro protótipo com base no GTI, com suspensão dianteira McPherson da Fiat e a traseira da Variant-II - primeiro teste de suspensão dianteira que não deu certo por causa do cáster - Eu estou de branco e o Chicão fingindo que está trabalhando...rsrsrs. Notem o cubo e freio dianteiro do GTB (Opala 250S). Fizemos uma gambiarra nessa manga e soldamos um apoio para a McPerson...(FoFo soldado com 1020...caramba)..."

9 comentários:

  1. Felipe,numa Motor 3 antiga que tenho, eles falam do PO18 com uma espécie de "modelo avançado", algo que ficasse entre os Pumas GT's e o GTB. Lendo este post, me ocorreu o seguinte: será que este projeto P016 não deixou de ser uma espécie de gênese do P018? Abs, Cassiano

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  2. Interessante ver o Puma com suspensão McP !!!
    Muda um pouco

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  3. Leo,
    O Pasini está escrevendo um livro da fase em que trabalhou na Puma, por isso vc vai ter que esperar.
    Cassiano,
    O projeto P-016 foi feito em paralelo com o P-018. Enquanto o Pasini desenvolvia a mecânica do P-016, Milton Masteguin desenvolvia o P-018, que ao contrário do P-016, mantinha a mecânica Boxer, um projeto mais simples, mais barato, afinal chassi é a parte crucial de um projeto de automóvel. A carroceria do P-016 nem chegou a ser executada. E enquanto lançavam o P-018 em 1981, abortavam o P-016.
    Claude,
    Muda pouco pela opção da suspensão MC Pherson de Fiat 147. Essa escolha se deve pelo fato de ser menor, com a torre mais baixa, porque se coloca-se a do VW Passat, os amortecedores e molas sairiam para fora da carroceria. Na construção das réplicas de Porsche 911 da CBP, essa também foi a escolhida pelo mesmo fato.

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  4. Tem um a reportagem da revista 4 Rodas de 1976 em que a Puma estava desenvolvendo um carro com o chassis do VW 1303.

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  5. Ego's,
    A reportagem é de 1974, vou publicá-la. Foi um projeto que não deu certo, devido ao período.

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  6. Fica dando idéia para os tontos aqui tentarem copiar e depois fazerem merda....

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  7. Hum... chassis 1303...(César calma, tem gente sadia por aqui!!!rsrsrs, eu acho...)

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