terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reportagens - Quatro Rodas - Puma VW 1302

A revista Quatro Rodas de agosto de 1974 traz a matéria sobre o novo Puma, modelo exclusivo para exportação. Depois da desistência da fabricação dos veículos Puma em Portugal, a diretoria resolveu partir para um novo projeto, com mecânica mais atual e atendendo as exigências de segurança do mercado europeu. A adoção do chassi do VW 1302, atenderia parte desse requisito, o restante seria com a nova carroceria. Não poderia ser apenas uma adaptação da carroceria antiga, porque o novo chassi utilizava suspensão Mac Pherson na dianteira e sendo assim, as molas saltariam da carroceria antiga. Esse modelo não se trata do P-016, projeto com motor refrigerado a água iniciado em 1976. Ao mesmo tempo em que desenvolvia esse projeto, a Puma também projetava o Mini-Puma e terminava os detalhes da linha de montagem do GTB.
A proposta acabou não sendo realizada em função da proibição de importação de vários itens e produtos criada no governo do General Geisel. Como a Puma dependia da importação de todo o conjunto mecânico do VW 1302, mais um projeto foi abortado. Aliás nesse ano, foram diversos grandes golpes para a Puma, a fabrica em Portugal; esse projeto e o pior deles o Mini-Puma, um grande balde de água fria realizada pelo governo. Apesar da carroceria do novo projeto ter desenho próprio, a coluna traseira já mostrava o desenho preferido da Puma e adotado alguns anos depois no GTB S2 e P-018. A suspensão dianteira Mac Pherson de concepção muito moderna na década de 70, deixaria o Puma em condição de briga em igualdade com outros europeus. Mais tarde, em 1976, a Porsche utilizou esse mesmo tipo de suspensão dianteira e traseira no modelo 924. A distância entre eixos era um pouco maior que no VW Sedan, que era de 2.400 mm passando para 2.420mm, mas não sabemos qual seria a medida adotada pela Puma, se haveria corte no chassi ou manteria as dimensões originais VW.
fotos VW do site 1302super
O motor um 1600 (1584 cc) com taxa de compressão 7.5:1, carburador único Solex 30 PICT-3-6,71 - 34 PICT-3 e potência de 60 hp. A relação final de 4.125:1. A suspensão traseira de arrasto, idêntica aqui utilizada no VW Variant II em 1978.

6 comentários:

  1. Felipe,
    Este é famoso P-09 !!!
    Abçs,
    Ronaldo

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  2. o Short tem alguma ligação com esse protótipo?

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  3. Nenhuma Deni,
    O Short foi criado no começo dos anos 2000 e seu desenho foi baseado no Lamborghini Countach.
    Esse projeto da Puma nem chegou a ser concluído.

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  4. Felipe, existe os desenhos desse projeto? Na reportagem diz que estava em desenvolvimento. Até que ponto chegou? E o novo GTE motor Chevrolet seria o GTO? Se não, que GTE é esse?

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  5. Desculpa fui reler a reportagem e achei a vírgula, rsrsrs.
    Não existia GTE Chevrolet. Falasse do modelo com motor Chevrolet em fase de lançamento, que nada mais é que o GTB lançada no ano da publicação.

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  6. Stael,
    Que eu saiba não existem desenhos desse modelo, mas quem sabe aparecem...
    Muitas coisas Puma eram feitas sem desenho, só com o talento dos artesãos obedecendo orientações dos gênios Rino e Milton.

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