terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Reportagens - Quatro Rodas - Puma VW 1302

A revista Quatro Rodas de agosto de 1974 traz a matéria sobre o novo Puma, modelo exclusivo para exportação. Depois da desistência da fabricação dos veículos Puma em Portugal, a diretoria resolveu partir para um novo projeto, com mecânica mais atual e atendendo as exigências de segurança do mercado europeu. A adoção do chassi do VW 1302, atenderia parte desse requisito, o restante seria com a nova carroceria. Não poderia ser apenas uma adaptação da carroceria antiga, porque o novo chassi utilizava suspensão Mac Pherson na dianteira e sendo assim, as molas saltariam da carroceria antiga. Esse modelo não se trata do P-016, projeto com motor refrigerado a água iniciado em 1976. Ao mesmo tempo em que desenvolvia esse projeto, a Puma também projetava o Mini-Puma e terminava os detalhes da linha de montagem do GTB.
A proposta acabou não sendo realizada em função da proibição de importação de vários itens e produtos criada no governo do General Geisel. Como a Puma dependia da importação de todo o conjunto mecânico do VW 1302, mais um projeto foi abortado. Aliás nesse ano, foram diversos grandes golpes para a Puma, a fabrica em Portugal; esse projeto e o pior deles o Mini-Puma, um grande balde de água fria realizada pelo governo. Apesar da carroceria do novo projeto ter desenho próprio, a coluna traseira já mostrava o desenho preferido da Puma e adotado alguns anos depois no GTB S2 e P-018. A suspensão dianteira Mac Pherson de concepção muito moderna na década de 70, deixaria o Puma em condição de briga em igualdade com outros europeus. Mais tarde, em 1976, a Porsche utilizou esse mesmo tipo de suspensão dianteira e traseira no modelo 924. A distância entre eixos era um pouco maior que no VW Sedan, que era de 2.400 mm passando para 2.420mm, mas não sabemos qual seria a medida adotada pela Puma, se haveria corte no chassi ou manteria as dimensões originais VW.
fotos VW do site 1302super
O motor um 1600 (1584 cc) com taxa de compressão 7.5:1, carburador único Solex 30 PICT-3-6,71 - 34 PICT-3 e potência de 60 hp. A relação final de 4.125:1. A suspensão traseira de arrasto, idêntica aqui utilizada no VW Variant II em 1978.

6 comentários:

Anônimo disse...

Felipe,
Este é famoso P-09 !!!
Abçs,
Ronaldo

Deni disse...

o Short tem alguma ligação com esse protótipo?

Felipe Nicoliello disse...

Nenhuma Deni,
O Short foi criado no começo dos anos 2000 e seu desenho foi baseado no Lamborghini Countach.
Esse projeto da Puma nem chegou a ser concluído.

Stael Alves disse...

Felipe, existe os desenhos desse projeto? Na reportagem diz que estava em desenvolvimento. Até que ponto chegou? E o novo GTE motor Chevrolet seria o GTO? Se não, que GTE é esse?

Stael Alves disse...

Desculpa fui reler a reportagem e achei a vírgula, rsrsrs.
Não existia GTE Chevrolet. Falasse do modelo com motor Chevrolet em fase de lançamento, que nada mais é que o GTB lançada no ano da publicação.

Felipe Nicoliello disse...

Stael,
Que eu saiba não existem desenhos desse modelo, mas quem sabe aparecem...
Muitas coisas Puma eram feitas sem desenho, só com o talento dos artesãos obedecendo orientações dos gênios Rino e Milton.