quinta-feira, 11 de março de 2010

Puma de corrida - N° 71

A foto tirada pelo meu amigo César Costa na década de 70, mostra um Puma... Será um Espartano? Tem pinta de ser? José Martins você lembra desse Puma? É da sua época nas pistas.

18 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Na famosa corrida de Brasilia, tem um #71 na página 132.Será o mesmo?Embora a cor seja aparentemente branca...

Mestre Joca disse...

Felipe,

Já respondi ao César Costa: é o piloto carioca Benjamin "Bijú" Rangel, foto de 1971. Salvo engano, de uma 12 Horas de Interlagos.

Quanto ao Puma #71 que o Leo gaúcho comenta é um Puma-Porsche amarelo da equipe baiana AF (Adriano Fernandes), de Salvador. Correu com Lulu Geladeira e Leonardo Godoy.

Abs.

Cesar Costa disse...

Não falei que o bicho é bão?

Anônimo disse...

Buenas pessoal!

Nas 12 Horas de Interlagos - 21 Março de 1971 entre as oito Pumas que participaram não consta a de N° 71.
Abraços
Renato Pastro

Cesar Costa disse...

Se ajudar na identificação, um pouco antes, no acostamento do lado direito da pista havia uma Maserati (com um Sto Antonio tipo targa), parada..

Felipe Nicoliello disse...

Obrigado a todos pelas informações, mas vamos continuar a pesquisa e saber mais sobre esse Puma e seu piloto.

Mestre Joca disse...

César Costa,

A Maserati 300 S era possivelmente a da dupla Salvador Cianciaruso/Domingos Papaléo. Como não enho ceretza da prova, isto pdoe indicar que seja as Seis Horas de Interlagos, disputadas em tr~es baterias de duas horas cada, no dia 04 de julho de 1971.

Mas aí, nossas buscas se ampliam para três outras possibilidades:

1 - Helio Milton Vasiliauskas
2 - Plínio Riva Giosa/Ney Faustini
3 - Arthur Bragantini/Waldir Elói

Se o César se recordar de alguam coisa, fica mais fácil. Nesta prova correram os Porsches 908/2 e 910 da Equipe Z, foi a estréia do Fúria-BMW, e a BMW-Esquife.

Ih, acho que complicou mais...

Cesar Costa disse...

Mister Joca:
Esta corrida foi logo quando Interlagos reabriu. Estava o BMW Esquife, tinha um JK com teto cortado, as GTAs da Jolly, tinha um Fusca de numeral 87, mas não era aquele dos Fittipaldis, Camilo com Carretera, Opala da Engerauto e Bino. Quase com certeza não havia Equipe Z (eu teria fotografado, né?).

Cesar Costa disse...

Ah! Aquele Corcel que andou com o Emerson no mineirão também estava lá...

Mestre Joca disse...

Ah, meu caro César,

Então foi no Festival de Velocidade de 1970, disputado no dia 15 de março de 1970.

Foi a última participação do Opala Motorauto em SP. Um mês depois, nos Mil Km de Brasilia, o carros eria destruído pelo Bóris Feldmann, acidente ocorrido na minha frente embaixo da Rodoviária.

Caso positivo, a coisa muda de figura: o Puma 71 pode ser o do Nathanael Townsend.

Continuemos a pesquisa. Aliás, com a permissão, até ampliei lá no Mestre Joca.

Abração,

Felipe Nicoliello disse...

A vontade Mestre Joca, o que não poderia deixar acontecer era essa foto ficasse sem a devida definição e claro que vcs vão conseguir decifrar o enigma.

Cesão, pelas suas descrições eu tive nessa corrida!!! Claro que eu ainda era um bebê e só fumava Minister, depois passei para Hollywood, JPS e Camel.

Leo Gaúcho disse...

Vero Mestre Joca, era da turma de Salvador o #71 que estava em Brasilia.

Anônimo disse...

Sim, 'Opala Motorauto':

- "...um 'carro marcante' nos anos 60, e mais, tb foi sendo otimizado com o passar do tempo!"

(Ronaldo)

Unknown disse...

Sou filho de Helio Milotn Vasiliauskas, amanhã darei essa resposta dessa foto !! obrigado por não deixar a historia se apagar!!

Unknown disse...

Bom dia Felipe !!
Gostaria de saber se vocês fazem algum encontro dessa turma de pilotos da década de 70.
Sou o filho de Helio Milton Vasiliauskas corredor dessa época.
Se tiver alguma noticia...
helinhofotografo@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, Felipe!!
Falei com meu pai e ele veio com mais informações...
Ele disse que pode ser: Aldo Pugliesi ou José Pedro Chataubrian, como vc pôde ver só vim com mais alternatvas, tomara que ele ajude !! Estou aguardando resposta sobre os encontros ...
Obrigado !!!

Mario Souto-Maior disse...

Alguem tem uma foto daquele Puma de cor vinho, patrociando pelos perfumes Rastro ? Não sei quem era o piloto, mas me lembro que este Puma ficou no posto do Marazzi na Av Heitor Penteado para vender um bom tempo nos anos 70, talvez 72, eu era muleque e ficava sentado dentro deste carro imaginando mil pegas e dando pau em todo mundo, bons tempos....

Mestre Joca disse...

Mário Souto,

O Puma cor de vinho era do Plinio Riva Giosa, patrocinado pela Rastro.

Abs