sexta-feira, 26 de março de 2010

Reportagens - Automóveis e Acessórios 1972

A reportagem da revista Automóveis e Acessórios de março de 1972 conta o começo da história da Puma no árduo caminho do mercado de exportação. A pequena Puma começava seu caminho lutando contra as grandes e principalmente a VW, que sentia-se incomodada com a presença da Puma no exterior. E não sem razão, afinal tinha a confiável mecânica VW como um forte argumento e com um design bonito e muito interessante. Par quem gosta da história Puma, vale a pena ler o longo texto, com depoimentos de Luiz Roberto Alves da Costa, relatando as diversas dificuldades encontradas para entrar na Europa e Estados Unidos. Vocês tem o final de semana inteiro para a leitura com atenção e depois reflitam como foi importante a Puma para o Brasil.
Agradeço aos amigos Paulo Sérgio (desiger da Puma) e Mário Estiválet (site Lorena GT) pelas páginas enviadas.

6 comentários:

  1. Fantástica esta reportagem ! Por mais que eu tenha lido e ouvido falar sobre a exportação dos Pumas,não conhecia as histórias então presentes neste texto.
    Como proprietário e usuário de Puma, agradeço a postagem e me sinto mais orgulhoso em relação ao esportivo.
    Parabéns à Puma e aos que fizeram deste automóvel um verdadeiro sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca, ja tinha ouvido algumas historias sobre o puma, mais tamanha dificuldades/barreiras assim não tinha lido.
    Belissima reportagem

    ResponderExcluir
  3. Este é o caso típico para um bom Ministro de Indústria e Comércio e o seu governo mostrarem visão de futuro:

    - "...ou deixar sua 'muito promissora indústria' à sua própria sorte; hoje o BNDES empresta até p/ empresas multinacionais!"

    (Ronaldo)

    ResponderExcluir
  4. É meninos, só conhecendo a história a fundo, podemos dar o devido valor. Conhecer o passado, nos prepara para viver o presente, mostrando o melhor caminho ao futuro.
    Por isso sou tão orgulhoso da Puma ser brasileira.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a reportagem muito legal saber sobre um pouco da história do puma que faz parte da história também do nosso país.

    ResponderExcluir
  6. Felipe,
    Lembro destes valores da tabela p/Fusca(*) e Pumas, mas veja c/o KG-TC estava com bom preço:

    - "...mas o Puma tinha todo o carisma esportivo!"

    (*)na época, eu ainda na GM, fui de Fuscão seminovo.

    Abçs,
    Ronaldo

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.