A exposição de Águas de
Lindóia 2010 apresenta raros automóveis, como o britânico
Riley, pouco conhecido no Brasil e invejável conservação. Forte candidato a
prêmio máximo.



Outro exemplar raro de um jovem
colecionador é o
Tatraplan T87 de 1947. Um veículo da
Checoslováquia, já na época com coeficiente de arrasto
aerodinâmico de 0,36, motor V8 refrigerado a ar com 2.958
cc e 75
cv. Existiu uma briga com
Ferdinand Porsche por ele ter copiado a base do motor do
Tatra.






Mais belo exemplar e raro no mundo: o
Cord 812
Supercharged 1936. Fabricado pela americana
Auburn Automobile Company, o modelo
Cord era inovador. Desenhado com conceitos
revolucionários na
aerodinâmica, marcou a indústria
automobilística mundial. Seus faróis escamoteáveis eram inconfundíveis, assim como a grade dianteira, sem os adornos e cromados presentes na época, que avançam para as laterais. Foi fabricado até 1938, quando da venda da companhia para a
Aviation Corporation. Depois surgiram mais duas tentativas de relançamento sem sucesso.


O motor um
Auburn com 4.934
cc e 125
cv.





Quem levou o
Riley, o
Cord e um
Bentley (as fotos amanhã) para Águas de
Lindóia foi o meu amigo Paulo "Loco" Figueiredo, curador do futuro museu em São Paulo.

5 comentários:
Karl Ludvigsen, agora, já recebeu em casa, estas maravilhas!
(Ronaldo)
Futuro Museu em São Paulo? explica isso melhor Felipe!
Ronaldo,
O Tatraplan foi testado pelo Karl em algum tempo atrás e ele menciona que a visão traseira pelas aletas, não se enxerga muita coisa.
Com certeza, Felipe, carro mto fechado atrás:
- ...e, segundo o Lettry!(*), o Karl tinha um Tatra em NY-USA, ñ lembro o modelo, ...de 'qualquer forma' uma nave e tanto.
(*)q... tb disse q este era mto barulhento de motor.
(Ronaldo)
Guilherme,
Está para nascer e em um local muito legal, por enquanto não posso adiantar nada.
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