"O que seria de mim se não fosse os amigos." Recebi do meu amigo Mário Estivalét, gaúcho, antigomobilista, pesquisador do assunto automóveis, que escreve o site do Lorena GT http://www.webng.com/lorenagt/, uma grande quantidade de artigos publicados no jornal do Brasil nas décadas de 60 e 70, claro tudo sobre Puma. Até aí tudo bem, ponto para todos nós amantes da marca Puma. Mas o que me deixou super contente foram alguns artigos, que vem comprovar o que sempre falei e não tinha uma prova concreta, eram apenas minhas palavras, que guardei há muitos anos, quando eu tinha fome em ler assuntos sobre carros e registrava muito bem registrado, tudo que fosse sobre Puma, acompanhando assim a trajetória da minha querida fabrica. Sim, porque sempre fui apaixonado pela fabrica, depois o que ela fabricava.
No artigo de 23 de julho de 1969 fala sobre a intenção e preparação de um novo Puma para exportação aos Estados Unidos, e conta uma síntese da história que já sabemos sobre a chegada do Puma lá, com a devida autorização da VW. O interessante é a confirmação de um novo molde, (o GTE), como tomadas de ar interno e outras melhorias para atender as normas americanas. Outra confirmação é a chegada do molde com riscador, para deixar um lado exatamente igual ao outro, aparelho este solicitado por Jorge Lettry, que me confidenciou que o Malzoni não tinha uma porta igual a outra, que quando entrou na Puma, corrigiu já no modelo Puma DKW.
Nesse outro Artigo de 12 de novembro de 1969, o assunto é quase o mesmo, confirmando a fabricação dos modelos "S", daquela foto que publiquei. Fala também da intenção de fabricar o GT 4R, devido a procura, mas isso não aconteceu em virtude do contrato de exclusividade com a revista Quatro Rodas. O Jipe Puma que se referem na matéria é o Buggy Kadron, projetado por Anísio Campos, que vendeu o projeto para a Kadron, com a fabricação na Puma. A maior das confirmações é que Rino Malzoni fala do Puma Exportação: "Até o fim do primeiro semestre de 70, esse carro deverá estar pronto..." Portanto o Puma GTE foi lançado no segundo semestre de 1970 e conviveu com o GT nas linhas de montagem. Parece bobagem, mas para um restaurador que pegue um Puma 1970 com detalhes de GTE e confirma no livro de registro que foi fabricado em fevereiro de 1970, logo vai concluir que foi modificado. Boa leitura.
2 comentários:
Este motor mil e oito tá montado em um Puma mesmo?Parece uma "parede de fogo" a mais passando atras dos filtros!!!Reparem no sistema de fechamento do capô, parece a fechadura dianteira do 69, ou não?
"É muito bom ter amigos!!!!"
Como comentei com o Felipe, a bem da verdade o mérito por este material é do meu amigo "internético" Ricardo Cunha. Grande pesquisador, "rato de biblioteca", é o cara que provavelmente tem o maior volume de informações sobre resultados de corridas no Brasil. Me ajudou muito em informações sobre os Lorena e Formula-Ve, e foi ele que passou a informação sobre o acervo do Jornal do Brasil. Um abraço Ricardo, e quando tiver destas "novidades velhas" manda pra gente.
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