quarta-feira, 30 de junho de 2010
Carcará - Recordista de velocidade
Ontem, 29 de junho de 2010 fez 44 anos do recorte de velocidade em linha reta (streamlined) obtido pelo Carcará. Com um motor de 1.100 cc e 104 hp, três cilindros, dois tempos, o mesmo que equipava os automóveis Vemag DKW, só que trabalhado pelo mago em engenharia Jorge Lettry, ganhando 100 cc e 60 hp a mais que o motor original de fabrica. A carroceria leva assinatura de outros dois magos, Anísio Campos e Rino Malzoni, baseada no Flexa Prateada da Mercedes Benz, outro recordista de velocidade. Para o Brasil, essa marca foi muito importante, valorizando muito a jovem indústria nacional. O Carcará não foi construído na Puma, mas os criadores, desde os operários até o chefe de projeto eram autenticamente Puma. Anísio Campos nunca foi propriamente dito um funcionário da Puma, mas seus grandes trabalhos sempre estiveram ligados a marca da fera. Para saber toda a história desse nosso primeiro herói da velocidade, veja aqui a história contada pelo próprio Anísio.A publicação é da Revista Fatos e Fotos de 1966.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Excelente materia...
Postar um comentário