quinta-feira, 24 de junho de 2010

Repintura sobre a fibra de vidro


Na fibra nunca deve ser aplicado nenhum produto agente corrosivo, como removedores de tinta.
Nunca use água para lixar, porque a fibra é porosa e a água penetra na fibra e fica depositada até receber alta temperatura, quando vai entrar em eclosão e evaporar, sendo barrada pela camada de tinta, criando as famosas bolhas. O gel funciona como protetor para esse caso.
Se o Puma recebeu lixa d'água, deverá deixá-lo ao sol por mais ou menos 15 dias.
Depois, aplique gel primer onde não existe gel na carroceria (local consertado ou raspado), pode ser com pincel, isolando assim a camada de fibra com a futura pintura.
A CAMADA DE FIBRA COM RESINA DEVE ESTAR TOTALMENTE PROTEGIDA COM GEL PRIMER. SE NECESSÁRIO, APLIQUE GEL PRIMER NO CARRO INTEIRO.
Deixe secar por dois dias, depois lixe o local aplicado com uma mistura de detergente incolor neutro 1/3 com 2/3 de água, isso vai tirar o "pegajoso" do gel. Depois, lixe o carro inteiro e aplique fundo primer de base PU no carro todo, que ajuda no isolamento da pintura. Após, mantenha o procedimento normal de pintura automotiva. Bom trabalho.

6 comentários:

Luby disse...

heheheheheh pequenos detalhes que lanterneiro e pintor que não estão habituados a pintar carros de fibra se lascam todos...

Anônimo disse...

Olá Felipe,comprei um puma ha um mês,a fibra havia sido restaurada ha pouco tempo pelo antigo dono,mas na última semana começaram a aparecer pequenas trincas na pintura,são trincas superficiais,só dá par ver se chegar bem perto,você acha que o surgimento dessas imperfeições pode ser devido a temperaturas baixas(cerca de 12 graus de madrugada)? Se não o que poderia ser? Abraços

Felipe Nicoliello disse...

Isso é sinal de serviço mal executado. Na restauração, quando há trincas, o local deve ser aplicado fibra de vidro sobre a trinca, lixar em seguida, passar gel para proteção e depois começar o processo de pintura. Se não fizeram isso, aplicaram massa em cima das trincas e pintaram, elas voltaram. As trincas podem ser ocasionadas por batidas ou após muitos anos, pela movimentação do material (dilatação e contração). A tendência é que essas trincas aumentem com o passar do tempo.

Anônimo disse...

Entendi,estava pensando isso mesmo,obrigado Felipe.Teria algum jeito de eu ter identificado isso(o serviço não ter sido feito de maneira correta) na hora que fui comprar o carro? usei tudo que aprendi aqui no site,principalmente no post cuidados ao comprar o carro antigo,para analisar o carro na hora da compra.Mas isso eu não consegui ver,de fato a pintura está impecável,mas após um mês com o puma apareceram essas pequenas trincas. Parece que foi realmente azar. Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá,ta difícil para acabar com a pintura da puma. Todos comentam sobre o GEL que tenho que passar, mas ninguém fala o nome e onde comprar, por isso peço socorro. Qual o nome e onde posso encontrar o tal GEL? Obrigado (Adroaldo)

Erik disse...

oh muito legal parabéns pelo poste