Um detalhe que não vejo em ordem na maioria do Puma. O sistema de respiro do tanque de combustível é necessário para evitar o acúmulo de gases e garantir a entrada de ar para o esgotamento do líquido, que desce por gravidade, além de funcionar como um ladrão para o excesso de combustível, evitando odores e derramamento do líquido, caso a tampa não consiga a vedação ideal. A volta que a mangueira do respiro dá no porta-malas é para que o combustível não vaze por qualquer pequeno motivo, como se colocássemos ela direto ao chão e ao mesmo tempo termos a certeza da circulação do ar, conforme o nível de combustível vai se esgotando. Reparem que na foto abaixo que a parte inicial da mangueira está mais escura, devido a maior circulação de combustível e na parte superior a mangueira está mais clara, onde apenas gases e pouco combustível passam em direção ao solo, pelo orifício ao lado do tanque. O sistema de mangueira cristal é fixado por meio de presilhas, que propositalmente a mangueira foi deslocada nessa foto, para mostrar o detalhe da peça, conforme a seta indicativa.
Nos modelos mais antigos, abaixo de 1975, a volta da mangueira não era tão grande, seguindo apenas pela lateral do porta-malas, conforme mostra o Catalogo de Peças de concessionárias, no item n° 51. De quebra vão os detalhes da carburação e do distribuidor.
Felipe, quer dizer que os Pumas de 76 em diante tinham o respiro desta forma, com 3 presilhas?
ResponderExcluirNunca havia visto isso e pergunto porque nem no Puma 80 do Uli com o respiro original, algo que ele nunca mexeu, está assim. Está como nos Pumas mais antigos apenas pela lateral com a mangueira saindo do bocal do tanque e indo para a lateral pela frente do mesmo, por baixo, dando a volta por cima após a presilha e retornando para o orifício na fibra como está nesta foto.
E foi como eu refiz o respiro do meu Puma, fabricando uma presilha a partir de um molde que o Morello me enviou em papel.
Gostaria de ver mais fotos de Pumas pós 76 com o respiro desta forma, se tiver.
E o Irineu ficou de me enviar uma foto também, pois andei mexendo nisso semana retrasada. Talvez tenha acompanhado as mensagens e anexos do grupo no Yahoo!.
Mais um detalhe: no esquema de peças consta apenas 1 bracadeira (item 52).
ResponderExcluirfelipe
ResponderExcluirÉ somente uma abraçadeira na lateral do carro.
Acho que está respondida essa questão.
ResponderExcluirO problema do sistema Puma é que quanto o tanque está cheio, numa curva para a direita derrama-se muita gasolina pelo respiro.
Particularmente eu fiz uma pequena adaptação no meu respiro, fabricando um gicleur, se podemos chamar a peça desta maneira, que se encaixa dentro da mangueira do respiro logo após a saída do bocal do tanquel de gasolina, com um furo bastante fino, menor que 1,0 mm de diâmetro.
Enviei o esquema para o Yahoo! Puma Clube compartilhando com o pessoal.
Dá uma olhada nas mensagens.
Vou lhe enviar as fotos do esquema e da peça para você ver e se desejar publicar a gambiarra esteja à vontade, hehehe.
[ ]ão.
Galera. meu Puma era 80, sem modificaçoes, e estava com a volta curta, apenas na lateral sem passar por tras do reservatorio de freio... acho q nem todos modelos pós 76 sairam com a volta longa...???
ResponderExcluirabraços
Kleber Pizolato
ótima matéria, mas tenho uma pergunta sobre os GTB, qual é o tanque original, é quais são as modificações, preciso trocar do meu...
ResponderExcluirAbs,
Pedro L.
Pedro,
ResponderExcluirNo GTB é tanque do Chevrolet Caravan, que tem a saída lateral.