quarta-feira, 7 de julho de 2010

Carburação Puma VW até 1973

Por Irineu Desgualdo Júnior e Felipe Nicoliello
O Puma desde seu primeiro modelo com motorização VW utilizava dupla carburação para ganhar alguns cv a mais. Para isso a Puma fez sua dupla carburação exclusiva usando os carburadores Solex 32 PDIS, originalmente equipamento de série dos Gordini (e depois, Corcel 1300cc). Pegando dois carburadores de Gordini, idealizando um sistema de acionamento e projetando os coletores exclusivos, a Puma conseguiu confeccionar o sistema de dupla carburação, melhorando o desempenho e economia de seus motores. O ganho estimado com a dupla carburação é de 5 a 8 cv. Como os carburadores aceleravam para o mesmo lado, o sistema de acionamento da aceleração era executado por uma vareta única ligando os dois carburadores. Os 32 PDIS são miniaturas quase perfeitas dos 40H44EIS - o esquema de centrador (espécie de pequeno venturi sobre o venturi principal) é o mesmo.
Os 32 PDSIT (originais da Brasilia, TL, Variant) vieram depois em 1974, quando a Solex começou a fabricar para a VW os carburadores espelhados, ou seja, lado esquerdo e direito.
Apesar dos primeiros Puma 1968 e 1969 utilizarem motores 1500 cc, a dupla carburação já era esse modelo, porém com coletores de entrada única nos cabeçotes. Os coletores das fotos abaixo não são os originais para cabeçote de entrada única.



A partir de 1970 nos motores 1600 cc, o proprietário podia optar pela carburação maior, os "de Opala" que são os Solex 40H44EIS, originalmente dos Jeep e Opala 4 cilindros antigos (não confundir com Solex 40 DEIS). O acionamento original Puma para os Solex 40H44EIS é o mesmo dos carburadores das fotos, já que ambos são "esquerdos" e não espelhados. Essa dupla carburação 40 era fartamente oferecido pelos concessionários Puma também para colocação em veículos VW. Mais rara, mas era vendida também a carburação importada, neste caso os carburadores eram os Solex 40 PII, mais utilizados em competições.

22 comentários:

Leo Gaúcho disse...

Levei a minha dupla para um cara acertar, isso na segunda feira passada.Estou terminando as portas e depois vou reeinstalar eles no carro.Em relação ao "andar" do carro com esta dupla comparada a simples a diferença é gritante.Já tive a oportunidade de rodar em um carro com a carburação dupla normal VW e depois passar para a simples ou vice versa.Ms estes carburadoes do Gordine surpeendem muito pois a discrepancia é ainda maior!O sistema que utilizo para acionamento é baseado no Original com uma unic vareta de acionamento.

EGO's disse...

Felipe pensava eu que tais carburadores e coletores haviam extinguido! Fantástico são peças arqueológicas!

Anônimo disse...

Ñ resistí em colocar no meu 'VW 1500':

- "...já tinha passado o motor p/ 1600cc, mas mantive o único e bem econômico 'carb de fábrica'; porém ao chegar na PUMA p/trabalhar em fins de 73, já fui sendo devidamente 'abduzido'!"

(Ronaldo)

Fernando Portilho disse...

Felipe.
O meu GT 69, foi comprado sem o motor.
A montagem do motor com o kit 1500, já está resolvido.
O que você sugere para a carburação?
Abraço, Fernando.

Unknown disse...

OK Felipe,

Mais uma vez um show de explicação, por isso venho lhe agradecer pela resposta de nosso email !!!
Explcação rápida e eficiente!!!
Agora estamos na captura de um par de carburadores, vide já termos encontrado o sistema original de acionamento!!!
Forte abraço Matheus e Marcius

Dinho Amaral disse...

eu tenho um Kit desse guardado , os carburadores estão bem ruins , mas os coletores e acionadores estão OK

ainda estou te devendo as fotos da lanterna traseira do 69

abs

Dinho

João Cesar Santos disse...

Felipe, não sou especialista em puma, mas conforme o catalogo pumakit que se acha fácil na internet, o kit importado 40 PII, no caso o Solex 40 PII, o mesmo usado nos Porsche 356 e não Webber. No pumakit esse 'pacote' tinha o código PE1.129.006. Quanto aos Solex 40H44EIS, segundo tabela do site www.volkspage.net, no item VW 1600 Puma P2 ou Kadron, H-40 EI/2/3, consta código de venda 187.000 esq. e 188.000 dir. ou seja, os solex 40 eram 'espelhados'. Abraço

Leo Gaúcho disse...

Ué Dinho, estamos todos nós aqui a procura de um coletor original para servir de base para a confecção de algumas réplicas para equipar os que ainda possuem este carburador.Caso haja a disponibilidade para isso , poderíamos combinar o envio do mesmo para o Felipe ou direto aqui para o DF, acredito que em duas semanas já estaria devolta para vc aí no RJ, o que acha?

Felipe Nicoliello disse...

Fernando,
Apesar de serem os 32 PDIS serem os originais, as peças estão cada vez mais difíceis e acertar a glicagem (que é diferente do Gordini) não é tarefa fácil e por enquanto ainda não encontrei essa tabela de glicês. Portanto, use os 32 mais modernos, porque o importante é andar e a diferença não vai prejudicar o prestígio do carro.

Matheus, obrigado.

Dinho, estou esperando...

João Cesar,
Quanto ao carburador importando, peço desculpas pela errata, era sim o 40 PII usados nos Porsche 356 até 1959, mais tarde, nos GTB veio a opção Weber.
Quantos a esses carburadores 40H44EIS serem espelhados, nunca vi nenhum. O que pode acontecer é darem numeração diferentes para esquerda/direita, caso utilize outro tipo de acionamento (não o varetão), similar ao acionamento de carburadores espelhados, sendo que eles invertem a peça de conexão da vareta, sendo uma para cima e outra para baixo, ficando uma vareta por cima e outra por baixo.

gabriel disse...

felipe sou eu de novo. tó olhando aqui minha tabelinha de carburadores da solex/brosol que veio na minha revista e vou escanear e estarei enviando para voçê assim que puder para voçê usar como referência, vou procurar a da chevrolet tambem para ver se tem as referências dos caburadores da gtb. tua revista está indo em breve, certo um abraço

Leo Gaúcho disse...

Matheus, haa tempos atras teve um par destes carburadores anunciado no ML.Na verdade era apenas um, anunciado como Corcel, mas entrei em contato com o cara e ele possuia os dois.Precisa verificar com este pessoal que restaura carburadores, tenta na Casa do Cargurador, fale com o Nestor(http://www.casadocarburador.com/)ele deve ter ou indicar alguém.Outro, o nosso amigo piloto, Carlos S. da oficina GP(http://gpomec.blogspot.com/2010/06/carburadores.html) restaurou os carburadores do carro dele, deve ter o contato do pessoal que fez o serviço.O acionamento dos seus carburadores é original?Com uma unica vareta de acionamento?Tens fotos?Mande para flach.leo@gmail.com.

Fernando, se colocastes os cabeçotes originais do 1500, procure dois coletores do VW a alcool, 1300cc e instale os tradicionais duplos da linha VW mesmo.Se futuramente vc encontrar os de Gordini, vc faz apenas a troca, pois a base de ambos é igual.

E aí Dinho, já pensou?

João Cesar Santos disse...

Felipe, eu sempre tive essa dúvida quanto ao espelhamento dos solex 40H44eis, pois o meu kit com coletores puma e solex 40 que tenho no meu fusca 72 com motor 2000 inspirado nos pumakit, tem os carburadores do mesmo lado, só foi trocado o acionamento de um deles pelo do solex 32, assim pode trabalhar com o sistema de varetas originais vw. Quando comprei o kit, via mercado livre, veio tb os pratinhos para o filtos de ar e posteriormente achei um par de filtros 100 mm para Puma perdidos no estoque de uma antiga loja de peças daqui da cidade. Infelizmente os pratinhos e os filtros ficavam pegando na lateral do capo do motor e acabei vendedo para um amigo pumeiro, se não me engano ele frequenta o blog.

Fernando Portilho disse...

Bom dia Léo.
Caso venha a fazer a réplica dos coletores do Dinho, e sendo possível, gostaria de encomendar um par para o meu GT.
Basta me informar o valor gasto para ratearmos o custo.
Obrigado.
Fernando Portilho.
E-mail: fernando.portilho@hotmail.com

Luby disse...

Quem comprou os filtros do João fui eu mesmo, para colocar numa dupla 40 original que arrumei a tempos atraz.....

João Cesar Santos disse...

Luby, deu tudo certo com os filtros? abraço

Anônimo disse...

Para verificar a tabela de giclagem há um site com a tabela on-line: http://gicle.ilax.com.br

http://gicle.ilax.com.br

A tabela para carburação da VW é extensa.

Cisco do Blog. disse...

Olá, eu vindi os carburadores ao Leo Gaucho (gente boa demais). Quem tiver essas raridades, não os desperdice pois são obras-primas de engenharia (os 32 PDIS).
Abraços

Anônimo disse...

Tenho um VW TL original e gostaria de fazer mudança na carburação, estou em mente colocar as solex 40 ou weber, achei esse KIT no ebay para carros tipy 3

http://cgi.ebay.com/ebaymotors/VW-TYPE-3-EMPI-HPMX-WEBER-IDF-DUAL-40mm-CARB-KIT-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem5d28418ad6QQitemZ400107342550QQptZLHQ5fDefaultDomainQ5f100

Ganho alguns CV com essa mudança?

evanrabello@gmail.com

Anônimo disse...

Anônimo do TL,

Você ganha VÁRIOS CV com essa mudança. Só que se trocar os carbs originais para Solex 40, mal vai perceber os CV a mais. Vai perceber, sim, que o carro ficou mais solto e com mais disposição para se mover. Isso, claro, desde que a carburação tenha sido bem montada e afinada.

Os Weber (ou HPMX Empi, ou Speed, tanto faz) são o nirvana dos carburadores. Aí sim você vai sentir diferença nos CV. A quarta marcha vai ficar muito curta. Todas as marchas vão ficar curtas. Mesmo com o motor original. A dirigibilidade do carro vai melhorar MUITO.

Recomendo fortemente o uso dos Weber 40, mesmo porque não são tão mais caros assim que os Solex 40.

Tendo espaço sob a tampa do motor pra instalar os Weber (coletores e filtros de ar baixos), eu "já tava fazendo isso ontem".

Boa sorte,

iRineu
Puma Clube

P.S. Resposta a pedido do presidente, digo, vice-presidente do Puma Clube

BrunoPepper disse...

Posso estar enganado, mas os 40h44eis e os 40deis sao identicos mudando somente a giglagem... e pelo que vi no catalogo, ambos estao direcionados aos opalas, pickup (f75 f1000), rural e maverick. Se alguém souber a real diferença entre eles, agradeceria muito, pois tenho dois DEIS e qualquer coisa vou comprar dois EIS para montar meu PumaKit, considerando que o preco destes carburadores é muito barato em comparacao aos PII.

Irineu disse...

Tem diferença mesmo, não é só giclagem, mas eu não lembro qual é direito. Acho (ACHO) que os DEIS tem sistema de enriquecimento de mistura e os EIS não tem.

Ricardo Olbrich disse...

Oi pessoal, boa noite! Tenho um par de carburadores (espelhados) que retirei de uma Puma GTS 81 que tive a muito tempo e guardei. Eram originais dela. Como faço para saber se esses carburadores são SOLEX 32 ou SOLEX 40?

Grato!

Ricardo Olbrich
ricardoolbrich@uol.com.br