Depois foram fazer uma visita a fabrica da Alfa Metais em Curitiba, fechada mas com muitas coisas remanescentes lá dentro, como a carroceria do GTE que nunca foi montada e já publicada no Puma Classic.
Também podia-se ver diversos moldes jogados ao tempo, como esses dois que estão de ponta cabeça empilhados perto do mato. O de cima de GTC e o de baixo de GTE. Moldes que já não eram mais usados.
Dentro da Fabrica, muitas carrocerias de diversos modelos, aqui aparecem as dos caminhões 914, 914 CD e uma rara 4.T "bicuda" para utilização de mecânica MB 608D (primeiro plano).
As fotos foram tiradas pelo meu amigo Eliel Levi de Jundiaí-SP. Futuramente coloco mais fotos desse dia, que ficou registrado nas cameras de muitos pumeiros para registro final, porque hoje não existe mais nada no local deram "sumiço" em tudo que existia, de carrocerias a moldes, não sobrando nada para lembrar que um dia aquele local foi uma fabrica PUMA.
9 comentários:
Felipe.. "sumiço" seria que alguns estusiastas levaram os espólios de guerra?
Onde estaria os moldes da carroceria da GTB?
Abração!
como eu já haxia perguntado a voçê felipe, quanto valeria os moldes da puma hoje. vpoçê me falou que ficaria em media 30.000 mil reais hoje. ai eu peço o seguinte, ao ver estas fotos, porque será que se eu ou voçê felipe fizese uma proposta ao atuais donos disto que nôs vemos ai e as pessoa pedem um CAGALHAÃO DE DOLARES como se estivesem com uma empresa trabalhando a todo vapor, é realmente deprimente doi e doeu no meu coração ver estas fotos, é como uma pergunta que eu fiz ao Carvalho do clube do SM quanto valeria a Santa Matilde isto em 2008 e ele me disse 30.000,00 milhoês gabriel, ai eu penso por aquilo que está lá se acabando no tempo moldes quebrados resecando no sol e sereno será que vala mesmo ou é especulação de empresa falida fico eu aqui pensando realmente meu dejeso senhor jesus a muito pouco só dinheiro suficiente para comprar esta empresa fantastica trazer aqui para a minha cidade a trabalhar muito para que ela não volte nunca mais a ficar nesta situação, sendo roubada e nada sendo feito. me desculpe tomar tanto espaço do teu blog mais e aó um desabafo de quem deseja e deseja muito. boa noite a todos e que Deus abençoe a todos todos mesmo
Ariel,
Sumiço de sumiu, onde foram e quem levou não sei, só existem especulações sem provas concretas.
Gabriel,
Não gosto de publicar coisas tristes, mas é a realidade para conhecimento de toda a história.
Quanto a pedir um valor absurdo, tudo vai depender do momento e da situação, como qualquer comércio.
Para você ter ideia, a Puma vendeu um molde com toda tecnologia de fabricação para a Bromer Africa do Sul, por exatos 20.000 dólares (US) em 1973. Na época era muito dinheiro, mais que 20 mil hoje em dia, mas também tinha o processo de fabricação e todas as ferramentas necessárias.
O molde tem um tempo de duração, sempre é calculado uma quantidade máxima de peças a ser retirada e assim mesmo deve ser muito bem tratado, com muitos cuidados a serem seguidos. Depois de sua vida útil terminada, deve-se fazer outro molde.
Tudo que existia dentro da Alfa metais estava em processo de falência, sendo que a incompetência da perda de tudo que tinha dentro foi do administrador da massa falida. Assim como ocorreu com a Gurgel, que até a marca foi perdida por falta de renovação do registro pelo administrador.
Os moldes existentes lá, não deveriam valer tanto, pois alguns já estavam sem uso há tempo sem a devida proteção, pior jogados no tempo, podendo deformar ou sofrer avarias. Acredito que para serem utilizados novamente deveriam receber reparos, moldar uma peça, trabalhá-la e depois tirar um novo molde. Mas muita coisa poderia ser aproveitada.
Quer saber mais, outro dia conversando com o Anisio Campos, ele me disse que o molde do GT 4R foi para Curitiba e deve ter sido perdido também.
Felipe, quantos Mini Puma foram feitos? Apenas o exposto no Salão ou mais algum? Pois pelo menos duas carrocerias existiram, a do salão e esta em Curitiba, logo devia haver um molde. Voce sabe se sobrou algum?
Mário, Mário...
Você gosta mesmo de mini-carros!
A carroceria do Salão era de madeira e depois foi destruída.
Foram feitas duas ou três carrocerias, sendo que uma foi montada para o teste da Quatro Rodas e o carro hoje em poder do Wlamar de Campinas-SP. A outra é esta da fota, nunca montada, que estava em 2004 no I Encontro Nacional do Puma. E se existe outra, não sei o paradeiro.
felipe eu me lembro que no site da puma clube do brasil havia um foto de uma carroceria de uma mini puma na cor azul eu tinha a foto num outro computador com varias fichas tecnicas, mas meu filho abençoado deletou tudo e eu perdi todo o material que eu havia garimpado há muito tempo, para mim foi uma pena mais não tem problema. um abraço
Gabriel,
Qual seu e-mail mesmo? Vou mandar essa foto do Mini-Puma azul, no pé de uma árvore para vc.
Então mesmo que alguém comprasse a fábrica não teria como montar porque foi tudo "roubado"?
É uma pena ver o descaso com essa fábrica, então se tudo foi roubado significa que é o fim da puma automóveis...
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