quarta-feira, 28 de julho de 2010

Puma de corrida - N° 106

"O Puma do Paulo Sérgio Renha numa prova de subida de montanha em 1972. Fernando La Rocque"
Muito legal a imagem enviada hoje pelo meu amigo Fernando.
Aí um recado para o Léo Gaúcho: baba, baba, na 69!
Isso mesmo, um Puma GT 1969. Reparem na largura da roda 'bolo de noiva' da traseira, tem mais roda que pneu. Aliás esse era o grande problema dos pilotos na época, falta de pneus largos.

8 comentários:

smarca disse...

Em que pese o fato do Puma estar numa curva e o pneu quase dobrando, realmente falta pneu nessa roda.

Leo Gaúcho disse...

Tô babando!!!!!"Putz"!,"Bárbaro"!!!!

Jovino disse...

A tala está igual ao meu gte, deve ter 10 polegadas na traseira. Agora, os pinicos atômicos usavam 10 polegadas na dianteira e 13 na traseira abertas da roda bolo de noiva.
O puminha está do jeito que gosto.
E aí Leo, é só abrir as suas.
Jovino

SALOMA disse...

Felipe...posso estar enganado, mais é a Serra de Petrópolis. E a Puma do Renha era muito bem feita. As rodas são as "Castelinho", 6 e 7 polegadas, certo! abs

Felipe Nicoliello disse...

Saloma,

Exatamente, serra de Petrópolis.
As medidas das rodas originais desse Puma GT eram 5,5 x 13 nas quatro com opcionais de tala 7 na traseira. Eram o modelo Bolo de Noiva da Scorro, originais Puma. A Castelinho era fabricada pela Italmagnésio. Essas devem ser 7 na dianteira e 9 na traseira.

Leo Gaúcho disse...

Exato Felipe, igual a minha com 5,5" na dianteira e 7" na traseira!

Fernando Portilho disse...

Felipe, bom dia.
Estive comparando o diâmetro das rodas do GTE Espartano do Fernando La Rocque e o 106 do Paulo Renha.
Nos dois carros a medida é igual.
Porém quando você compara com outros GTs elas se mostram maiores.
Usei como parâmetro a curvatura dos paralamas (abertura das rodas) e a medida externa das rodas sem levar em conta os pneus.
Apesar de serem as carismáticas "bolo de noiva", eu diria que são de 14 polegadas.
Será que a Scorro não as teria feito especialmente para competição?
Como fiz: Imprimi as fotos, quadriculei com as fotos já ampliadas e usei um paquimetro para comparar as medidas.
Embora as fotos sejam de tamanhos diferentes, usei como referência e extensão da abertura, na altura do
centro da roda com uma linha horizontal.
Abraço, Fernando.

Fernando Portilho disse...

Em tempo:
Outra foto em que esta comparação poderá ser feita é na foto - Puma de corrida - Espartano Nº 60 (2).
Apesar do Puma estar mais a frente o aro 13 do fusca mostra de maneira bem clara esta diferença.
Fernando Portilho.