Contamos com apresentação de diversos veículos projetados por Anisio, além de uma exposição de painéis com uma grande parte do trabalho realizado por ele. O evento foi especialmente elaborado para o grande homenageado e agora em partes vou contar tudo que aconteceu.
O desfile reuniu veículos projetados por Anisio Campos, como parte de sua homenagem e alguns dos modelos criados pela Puma, para festejar os quatro anos do Puma Clube.O primeiro carro a desfilar, o Puma GT DKW, do nosso amigo Reinaldo Costa. Nos trabalhos da área automobilística, este foi o segundo projeto de muitos projetos de Anisio. O primeiro foi o Carcará, recordista de velocidade em linha reta com 212,903 km/h. Como não tínhamos o veículo para exposição, apenas um painel com fotos de época do Carcará.
Com o sucesso do GT Malzoni nas pistas, muitos admiradores queriam o carro para andar nas ruas. Mas o GT Malzoni tinha vários problemas para o dia a dia, afinal ele nasceu para as pistas, o caminho inverso de muitos automóveis. Rino Malzoni entregou o GT Malzoni ao muito amigo e jovem Anisio, lhe dando total liberdade para criação das novas linhas e melhoramentos do carro. Assim, Anisio elevou os para-choques dando-lhe graça e harmonia, nova grade, novas lanternas e principalmente o para-brisa curvo para melhorar a aerodinâmica.Na traseira ele aumenta o tamanho do porta-malas para abrigar o tanque de combustível deitado e criar espaço para bagagem, redesenhou o vigia e a linha do caimento da traseira, que integrou graciosamente com a linha geral do carro. Novas lanternas e um detalhe em baixo relevo no para-lama traseiro, para abrigar a tampa de acesso ao bocal do tanque.
Em 1968, Anisio Campos projetou um protótipo para corridas chamado AC-1600, com linhas muito modernas, o carro teve um enorme sucesso nas pistas. Também foi apresentado um painel com fotos dos trabalhos de construção e do protótipo em testes e nas pistas.
Em 1968, Anisio Campos projetou um protótipo para corridas chamado AC-1600, com linhas muito modernas, o carro teve um enorme sucesso nas pistas. Também foi apresentado um painel com fotos dos trabalhos de construção e do protótipo em testes e nas pistas.
No ano de 1969, a Puma recebe uma encomenda da revista Quatro Rodas para projetar e construir três automóveis esportes exclusivos para serem sorteados entre seus leitores. A tarefa do projeto coube a Rino Malzoni e Anisio Campos. Como o tempo era curto, Rino aproveitou um projeto que já tinha sido iniciado em sua fazenda em Matão. Rino muito amigo de Anisio passava em sua casa para pegá-lo e lá iam os dois para a fazenda trabalhar no projeto. O resultado foi fenomenal para sua época, um carro esporte com linhas arrojadas, como mandava o desenho daqueles tempos nos melhores estúdios italianos. Teve gente que ficou alucinada com o novo Puma GT 4R, nem tanto pela exclusividade, mas sim pelo seu desenho e imponência de carro importado.
Ainda em 1969 com o sucesso dos buggys nos Estados Unidos, Anisio recebeu uma encomenda para projetar um buggy brasileiro. E logo estaria nas ruas o Tropi, posteriormente chamado de Buggy Kadron. Fabricado para a Kadron na linha de montagem de carrocerias da Puma, o Kadron logo fez um sucesso estrondoso. Muito diferente dos similares americanos, o Kadron exibia os faróis embutidos, apoio de pés para entrada, para-brisa grande e barra de antecapotamento tipo targa. Para citar as diferenças mais marcantes. Suas linhas orgânicas, como tudo que o Anisio desenha (lembrando os traços do mago Oscar Niemeyer), eram as mais bonitas e funcionais já criadas para um buggy e ainda resiste ao tempo, sendo muito apreciado nos atuais dias.
O buggy Kadron do desfile pertence a Fabio Mirchelini. Durante o começo da década de 70, Anisio Campos foi Diretor Esportivo da Equipe Hollywood, equipe vencedora e depois fez alguns trabalhos em diversas área, além de projetos automobilísticos menos marcantes.Muito amigo de Paulo Goulart, dono da Dacon, Anisio em uma visita a casa de Goulart pergunta o que era aquele chassi de Fusca cortado e logo os dois começam a traçar os planos. Em cinco minutos Anisio mostra sua ideia para o novo carro urbano, que segundo o conceito de Goulart, as pessoas deveriam adorá-lo a ponto de quererem colocá-lo na sala de casa. Exibia muito luxo e conforto para um carro pequeno. Assim nasceu o Dacon 828 em março de 1982, com produção inicial dentro da fabrica da Puma. Um verdadeiro carro urbano com muita diversão pela relação peso/potência e curta distância entre eixos, mas só para quem poderia gastar milhares de cruzeiros. Popularmente ficou conhecido como Mini-Dacon. Na traseira do 828 trás a marca registrada de Anisio, mestre em criatividade na utilização de lanternas de outros veículos em uma forma mais arrojada. Ele pegou as lanternas traseiras de Kombi e colocou-as na horizontal cortando os cantos traseiros da carroceria, dando-lhes estilo e aparência do Porsche 928, resultando em um desenho agradável e simpático para o carrinho.
O Dacon 828 prata que participou do desfile é de Anisio Campos.
Em 1987 Anisio surpreendeu a mídia com o Topazzio Engerauto, um veículo multiusos, com base na pick-up Ford Pampa. Era carro esporte, conversível e pick-up, transformações que o proprietário poderia fazer sem problema algum. O Topazzio foi mostrado na exposição nos painéis das criações de Anisio.
Também em 1987, Anisio projetou para a PAG (Projets d'AvantGarde Ltda.), empresa criada para a fabricação dos carros da Dacon, o PAG 828 sobre a plataforma do Santana. Logo em seguida a criação que o tornou mais famoso: o Nick Dacon utilizando a mesma proposta do Min-Dacon, carro pequeno e luxuoso. Primeiramente feito sobre a plataforma de um VW Saveiro, com dois lugares, como o modelo abaixo do presidente do Nick Clube Sergio Pimenta. Este ficou conhecido popularmente como "gavetinha", alusão as alças que formam a traseira como puxadores de uma gaveta.
Também foram fabricadas outras versões, como abaixo a versão dois lugares com vidros laterais e vigia no final do carro, sobre a plataforma de um VW Gol GTS. Esse Nick vermelho também é do Sergio Pimenta.
Outro modelo "gavetinha" do Dr. William.
Para quem queria o Nick Dacon mas não abria mão dos quatro lugares, a PAG criou a versão 4 lugares sobre a plataforma do VW Voyage. O Nick abaixo é do amigo Newton Moro. Aqui notamos bem as diferenças dos modelos 2 lugares (D) e 4 lugares (E).
Os projetos de Anisio continuam em 2006 com os modelos da Óbvio: o 828 e 012 mostrado nos painéis da exposição. Dois modelos atuais de veículos urbanos que eram para serem fabricados na California. Atualmente estuda-se a viabilidade de fabricação em outro mercado.
Assim encerra-se a primeira parte do desfile com as criações de Anisio Campos, seguindo a homenagem ao 4° Aniversário do Puma Clube.
A Puma nasceu nas pistas e assim mostramos o Puma GT 1969 do meu amigo Carlos Eduardo, que corre atualmente, mas continua fiel as suas origens, um Puma de corrida como aqueles que brilharam no final dos anos 60.
Ao seu lado outro Puma de corrida, agora em uma versão mais moderna, mas nunca esquecendo a paixão por Puma, por isso eles ainda correm.
Apesar de em meados dos anos 70 a Puma ter se afastado das pistas (por isso não vemos nenhuma foto de época com os Puma de "vidrinho" correndo), os apaixonados como o amigo Regis Cava, pisa fundo nas pistas com seu Puma de "vidrinho" #79.
Outra estrela das pistas dos começo dos anos 70 é o Puma Espartano de capô grande. Talvez o único sobrevivente, o Puma desse meu amigo nasceu para correr, mas na última hora seu proprietário antes mesmo de receber o carro foi transferido para o exterior, passando os direitos para um amigo que não corria. Não houve dúvida, solicitou a Puma que completasse o carro para ser lacrado e poder andar nas ruas. E assim esse Puma nasceu em inicio de 1973, certamente o último fabricado, ainda com carroceria de 1972 e detalhes do 1973. Alguns anos depois esse carro trocou de mãos para o atual proprietário que é piloto e participa de corridas de regularidade, rallyes, subidas de montanha, enfim tudo menos ficar parado em exposição. Não temos dúvida que esse Puma nasceu para as pistas, ele deu um jeito de estrear, mesmo com certa idade e ainda continua firme e forte, fazendo sucesso pelas pistas em que anda. Foi até carro de desfile de abertura da Formula 1 em Interlagos há uns seis ou sete anos.
Notem o grande capô traseiro para facilitar o acesso aos carburadores, cabos e limpeza da caixa de ventilação.
O emblema da Comercial MM de Veículos ainda está lá em ótimo estado de conservação.
Outro modelo que abrilhantou o desfile foi o pouco conhecido Puma GT 1970 do meu amigo Ernani Ferreira. Sim GT porque ainda tem o para-brisa com cantos retos. Apesar disso já tinha freio a disco na dianteira e motor 1600 cc, mas não contava com console e outros mimos de conforto como no GTE. Na foto, parece que o nosso diretor técnico Rubbo está bem interessado no carro.
Esse Puma tem um altíssimo grau de originalidade, principalmente nos pequenos detalhes, como o suporte do para-sol ainda de metal e não plástico como a maioria. Apenas alguns detalhes como as falsas saídas de ar interno (abaixo do vigia); saídas de ar do motor (no painel traseiro); lanternas de sinalização laterais e pintura das rodas não são originais, provavelmente feitas pelo primeiro dono naquela época. Logo deixará de ter essas modificações, porque o Ernani prima pela originalidade e já providenciou as alterações.
Uma mostra de um modelo conversível fabricado pela Puma. Eram para ser três, um de cada fase, mas dois faltaram. Aqui o GTS da minha querida Carolina.
Outro modelo fabricado pela Puma, o GTB, que mostramos o extensivamente premiado GTB 1978 do meu amigo Big Boss.
A versão mais nova do GTB, o S2, o qual mostramos duas relíquias. O GTB S2 1982 do meu amigo Costa com trinta mil kilometros originais...
... E o GTB S2 do meu amigo Philip, com quase 40 mil kilometros originais, exibindo rodas e pneus aro 14, originais de fabrica.
Até no espelho "raquete" da mesma forma que saiu da fabrica na Av. Pres. Wilson.
Um pouco antes do desfile começar, eu confabulando com o Anisio. O inicio do desfile e os presentes tiveram a honra de ouvir as explicações do Anisio.
Falando um pouco da história do Puma GT DKW...
... Indo até os mínimos detalhes de sua criação.
Uma verdadeira aula.
Outro projeto do Anisio, com suas explicações detalhadas.
A chegada de outro ilustre convidado: Miguel Crispim, o mago dos motores DKW, pupilo do inesquecível Jorge Lettry e amigo de juventude de Anisio e todo pessoal da Puma.
Crispim foi convidado a falar um pouco da época, da sua participação na equipe de corridas da Puma, como o grande mentor da construção do Puma Espartano de capô maior. Hoje ele é diretor técnico da Lobini.
Apesar da noite muito fria, Anisio Campos ficou aquecido com o calor de seus fãs e adorou a homenagem, citando a mim quando admirava os painéis: " - Essa é toda minha vida!" Eu, prontamente respondi: " - Quase Anisio, quase. Deve ser uns 70% porque você fez muito mais!"
11 comentários:
Felipe, belo evento e ainda tive o prazer de tirar uma foto com o Anisio Campos, valeu a correria de ir e voltar no mesmo dia ate Sampa para ver de perto esse maravilhoso evento e ganhar "de brinde" as explicações detalhadas do Anisio Campos das suas maravilhosas criações. Mais uma fez parabens pelo evento
Felipe,
Um evento desta magnitude, fica muito difícil comentar.
Somente pessoas dedicadas ao que amam e fazem como você, conseguem apresentar um trabalho como este.
Parabéns, fica muito pouco para o que tem nos oferecido desde a criação do Pumaclassic.
Mas, nossa vibração com o seu sucesso é sincera!
Abraço, Fernando Portilho
Felipe,
Faço coro as palavras do Fernando... Abração e meus parabéns!!! A combalida memória do automóvel brasileiro agradecem!!! Cassiano
Compartilho da opinião do Fernando! Palavras não são suficientes para expressar nossa gratidão pelo seu empenho e dedicação, e os citados sentimentos de torcida pelo seu sucesso, são infinitos!
Parabéns e sucesso sempre!
Só me entristece não poder estar pessoalmente em tais eventos. Um dia quem sabe!!
Felipe,
Tb no novo 'Aeromóvel':
- "...o Anisio estaria envolvido no novo 'veículo leve s/ trilhos' da PUC e do Aeroporto em Porto Alegre-RS!"
Apoio tb os mtos elogios aqui manifestados, lembrando que ele sempre será um exemplo forte p/jovens designers. Aqueles que irão projetar em um mundo ainda mais competitivo.
Abçs,
Ronaldo
É o Puma Clube se superando e surpreendendo sempre.
Parabéns pelo belíssimo evento!
Parabéns Felipe!
Merecida homenagem ao criador e suas criaturas!!!!!
Parabens pelo evento, foi simplesmente de mais. Todo o frio que passei valeu a pena para ver toda essa historia. Era um puma mais bonito que o outro!
Ronaldo...até no projeto do "Aeromóvel" daqui da PUCRS, o Anísio está envolvido?!Tomara que este projeto saia logo do papel, pois desde 2008 que é só blá,blá,blá..infelizmente!!!Quem quiser saber mais sobre este projeto veja aqui o site: http://www.pucrs.br/aeromovel/index.php
Abs, Cassiano
FELIPE PARABENS :
Pelo EVENTO Em Homenagem Ao * MESTRE * ANISIO CAMPOS Em VIDA
Nunca Deixaremos de Homenagiar Este GRADE Mestre do Automobilismo Nacional ( BRASILEIRO )
Que TEM Dado Muitos PREZERES Ao Proprietario De Veiculos Diversos Que Ele Criou Ok
E TEM CRIADO Ainda
Sao os Voto do SOCIOS do CLUBE e do
* PIMENTA * Presidente do CLUBE NiCK PAG DACON do BRASIL & MiNi DACON 828 *
Voces PROPRIETARIO de NiCK`s & MiNi DACON 828 & PASSAT DACON
ENTRA Em Contato Com o CLUBE Para Receber Os ADESIVOS ORIGINAL da DACON Que Vai COLADO No Para Brisa do Lado ( ESQUERDO ) Em Baixo no Canto
BEM Como Tambem o Adesivo do NOSSO CLUBE Que Vai Colado Em Baixo No Canto do Lado ( DIREITO ) do Para Brisa
E Tambem o Adesivo VERMELHO e DOURADO da DACON Que Vai Atras do Carro
No NiCK Ele Vai do Lado DIREITO Entre a Tampa do Porta Mala e a Lanterna Trazeira RENTE a REGUA da LUZ da PLACA Ok Pessoal
E no MiNi DACON Ele Vai COLADO do Lado DIREITO Atras do MiNi DACON 828
Temos na Nossa BOTIQUE
BONE, CAMISETA POLO, RELOGIO Com EMBLEMA PAG no CENTRO do RELOGIO, TAPETES Com o LOGOTIPO PAG ou NiCK, MEIAS, CHAVEIROS, e ADESIVOS e Etc Etc Ok Pessoal
OBS : Estamos COMPRANDO MiNi DACON 828 e Tambem o NiCK PAG DACON e os PASSAT DACON Em QUALQUER Estado de Conservaçao Ok Pessoal .. QUEIRA Por GENTILEZA ENVIAR FOTO Ok Amigos
O E-Mail do Nosso E
CLUBE.NiCK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM
ABRAÇOS * PIMENTA *
Fone 11-9902-1570 Celular da Vivo
Ai Pessoal :
.. Voce TEM Um CARRO da DACON !!!
ENTRA Em Contato Com o CLUBE NICK PAG DACON do BRASIL e MiNi DACON 828
Estamos Montado Um SITE Com Foto De Voces Proprietario dos Carros da DACON Ok Amigos
Que Nao Tem o Carro + Mais Sabe de ALGUM AMIGO Que TEM os Carros da DACON AVISA Eles Ok Pessoal
DESDE JA OBRIGADUUUU
ABRAÇO do " PIMENTA " Presidente " do CLUBE
... CLUBE.NICK.PAG.DACON.BR@GMAIL.COM ...
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