Tudo começou assim, com o Puma precisando de uma grande reforma e algumas correções de originalidade.
O processo de pintura com as etapas de raspagem, laminação, aplicação de fundo isolante e corretivo, fundo de pintura e pintura final.
O processo de pintura com as etapas de raspagem, laminação, aplicação de fundo isolante e corretivo, fundo de pintura e pintura final.
Por outro lado o chassi também recebia a devida atenção, com o mesmo capricho dispensado na carroceria. O Carlos cita o escapamento que nos catálogos de peças mostra outro desenho que não é o mesmo do escape Kadron. Os primeiros Puma de 1968 a 1970 tinham o escapamento fabricado na própria fabrica, com o abafador por cima dos tubos (aranha), conforme existe no catálogo de peças. Depois a Kadron começou a fabricar o modelo por todos conhecidos, mas o catálogo de peças de 1970 a 1975 não foi alterado o desenho, apenas complementado com algumas peças a mais. Somente no catálogo 1977 a 1980, o desenho mudou totalmente, inclusive a forma de desenhar, mostrando o escapamento Kadron, como no motor do Almendra.
Todas as fotos são do Almendra que escolheu um belo cenário para compor com seu Puma, parecendo em muitas delas, fotografias em locais da Europa.
É gostoso ver um carro restaurado que pareça exatamente como aqueles que deixavam o concessionário para os primeiros kilometros. No Puma do Carlos não existe nada a mais do que deveria ou poderia ter na época.
Todas as fotos são do Almendra que escolheu um belo cenário para compor com seu Puma, parecendo em muitas delas, fotografias em locais da Europa.
É gostoso ver um carro restaurado que pareça exatamente como aqueles que deixavam o concessionário para os primeiros kilometros. No Puma do Carlos não existe nada a mais do que deveria ou poderia ter na época.
Fotos muito artísticas dos detalhes.
Os limpadores com braços originais. Esse tipo de braço foi utilizado em todos os Puma com limpadores cruzados (1967 a 1974 1a. série), mudando somente quando passou a ser limpadores paralelos (1974 2a. série a 1976 1a. série).
Orgulho de ver que nenhum detalhe foi esquecido: Made in Brazil; dobradiças bicudas e pintura em preto fosco automotivo na saída do ar interno.
A tomadas de ar para resfriamento do motor, apelidadas de "tubarão".
A pintura da roda corretíssima para o modelo 1973 em diante. Apesar do mesmo modelo de roda em 1972, a pintura tinha algumas diferenças em relação ao 1973.
E nem precisa falar da parte interna, seguiu a mesma linha geral dos trabalhos.
Apenas o volante que está com o modelo do ano de 1972. No ano de 1973 o volante era o mesmo desenho, porém 20 milímetros maior de diâmetro, de 320 mm para 340 mm. Isso não afeta em nada o primor do trabalho, apenas uma citação para que não haja ensinamento errado, porque esse Puma será mais um que servirá como referência. Perfeito nos botões, painel, instrumentos e até no Toca-fitas, seguindo os passos do mestre, que adora ver em console de Puma o famoso Mitisubishi.
Os limpadores com braços originais. Esse tipo de braço foi utilizado em todos os Puma com limpadores cruzados (1967 a 1974 1a. série), mudando somente quando passou a ser limpadores paralelos (1974 2a. série a 1976 1a. série).
Orgulho de ver que nenhum detalhe foi esquecido: Made in Brazil; dobradiças bicudas e pintura em preto fosco automotivo na saída do ar interno.
A tomadas de ar para resfriamento do motor, apelidadas de "tubarão".
A pintura da roda corretíssima para o modelo 1973 em diante. Apesar do mesmo modelo de roda em 1972, a pintura tinha algumas diferenças em relação ao 1973.
E nem precisa falar da parte interna, seguiu a mesma linha geral dos trabalhos.
Apenas o volante que está com o modelo do ano de 1972. No ano de 1973 o volante era o mesmo desenho, porém 20 milímetros maior de diâmetro, de 320 mm para 340 mm. Isso não afeta em nada o primor do trabalho, apenas uma citação para que não haja ensinamento errado, porque esse Puma será mais um que servirá como referência. Perfeito nos botões, painel, instrumentos e até no Toca-fitas, seguindo os passos do mestre, que adora ver em console de Puma o famoso Mitisubishi.
28 comentários:
PARABÉNS AO PROPRIETÁRIO PELA JÓIA RARA E PELA DEDICAÇÃO NA RESTAURAÇÃO DE CADA DETALHE!
AO NOSSO MESTRE FELIPE SERIA REDUNDANTE MAIS UM ELOGIO, PORTANTO SÓ NOS RESTA AGRADECER AS ORIENTAÇÕES E A POSSIBILIDADE DE COMPARTILHAR, ATRAVÉS DE SEU BLOG, A SATISFAÇÃO DE VER MAIS UM PUMA BRILHAR DENTRO DA ORIGINALIDADE! PARABÉNS A TODOS!
UM ABRAÇO DE FIBRA,
ALESSANDRO SALLES.'.
Nunca vi esse Puma e nem o proprietário aqui na minha cidade.
Carro muito bonito, sem dúvida alguma.
Interessante seria agora ele, que se transformou em mestre, ajudar outras pessoas que se iniciam numa restauração.
Cacife pra isso ele tem!
de babar em cima. Vendo esse puma, lembro com saudades de minha 73 branca, ai ai ai....
Gostei muito do carro!
Parabens aos jovens restauradores,belo resultado principalmente por ser magistrado pelo mestre Felipe.
Mesmo com uma restauração de primeira e um padrão de originalidade que beira a 100%, o Nicoliello tem que achar algum aspecto para criticar no carro, falando que o volante de direção não é original do ano e que a única diferença pro ano seguinte são 20 milímetros, como se ele tivesse trabalhado na fabrica na época para saber o tamanho exato..
É brincadeira.. depois sou eu que sou acusado de destruir os outros e criar ênfase emcima de coisas bobas..
Tinha que ser anonimo mesmo para ser tão babaca!!!Putz!
Vou traduzir para vc então, na sequencia do comentário, ou quer que eu desenhe???Segue:"Isso não afeta em nada o primor do trabalho, apenas uma citação para que não haja ensinamento errado, porque esse Puma será mais um que servirá como referência."
Cara, me bate uma revolta com este tipo de cara... pior que nem carro deve ter, deve andar de busu, se muito luxo metrô!
Aliás, alguém reparou nos carburas???(risos)!
Estava olhando com atenção as diversas fotos e me surgiu uma dúvida: porque esse Puma tem, de cada lado da placa dianteira, 2 furos, totalizando 4?
Um par deles eu sei que são do cinto que prende o estepe. E os outros 2 para que servem?
Primoroso!!!!
Léo Gaúcho,
Não liga não para o bestão do anônimo, é o cara daqueles limpadores que eu não quis vender pela metade do preço como queria ele e quando eu estava de saco cheio dos muitos e-mails dele, pedindo para fazer o preço quase de graça, eu falei que tinha vendido.
Anônimo, infelizmente joguei fora todos os seus e-mails idiotas e nem seu nome lembro, sua sorte. Na verdade eu NÃO vendi os limpadores para ninguém eu DEI a um amigo que precisava, mas ele é meu amigo e merece, agora vc não merecia nada na época, pq eu nem lhe conhecia e vc nunca tinha feito nada por mim. Hoje vc mostra quem é, como diz um amigo meu um malacabado, mal resolvido, uma besta. Por que vc não vem tirar as diferenças na mão? Já que vc não aceita nenhuma explicação, dê as caras e me enfrenta no mano a mano, covarde!Porque comigo, em certos casos, a coisa se resolve na porrada! PALHAÇO!
Só um aviso, nunca deixe eu descobrir quem é vc. Vc pode até me usar, se passar como meu amigo, enfim me fazer de idiota, mas o mundo é redondo e da voltas e quando cair na minha vc saberá! Detesto covardes, gente que gosta de fazer intrigas para se sentir bem, derrotistas, mal educados e principalmente BURROS, e em todos os itens vc se encaixa perfeitamente.
Mestre Felipe,
Estou sem palavras. Muito obrigado.
Almendra
Sandro,
Os dois furos tem historia, ou falta dela...
Os Pumas 1973 passaram a ter a entrada de ar embaixo dos limpadores, como virou o padrao da marca. Porem até 1972 elas eram embaixo do parachoque, numa posição parecida com os KG. Porém em 1973 havia as tais bolhas e tinha que ter uma entrada de ar e uma saida de agua. Para ajudar, as fotos era geralmente tiradas de uma posição superior. Existem algumas fotos de 71/72 (eu acho) que mostram acima da entrada de ar um furo com um cano saindo, que eu imagino seja a saída de agua. Eu fiz o esquema da saída, mas como não tinha entrada de ar as bolhas embaçaram. Entao fiz uma entrada, mais para verificar se funcionava, para depois tentar chegar a uma solução mais "original". Mais um detalhe: nos Pumas 1973 nao tem cinta do estepe - há grandes divergencias sobre isso... -.
Um abraço
Mestre Felipe, Carlos, parabéns pelo post e pela restauração. Excelente... em todos os sentidos.
Carlos, a restauração foi feita aonde?
Abraço
Caro Nicoliello, lhe falei que eu já esqueci o caso dos limpadores, e até tentei voltar atrás com o senhor no post do Puma Azul Danúbio, me arrependi e tentei me desculpar com o senhor compartilhando a minha sincera opinião.. mas o senhor só soube me menosprezar, me agredir e me chamar de morcego. Isto que eu nunca deferi nome algum ao senhor..
Com o senhor não dá mesmo para conversar, porque o senhor sempre acha que sabe mais do que os outros, é cabeça dura, e sempre arranja algo para criticar em cada Puma que passa.
Lamentável..
Almendra, quase chorei quando vi teu carro! Tive um 73 que me da saudades, e fiquei sabendo que vai ser praticamente destruído (motor ap, vidro eletrico e o escambal)!!!!
Mas enfim, deu solução ao "embaçamento" das bolhas ou não?
Felipão, liga aí o foda-se e seja feliz. Nem perca tempo.
Valeu Carlos, obrigado pela explicação.
A propósito, gostaria de ver seu Puma pessoalmente algum dia.
Como estamos na mesma cidade, talvez no futuro acabemos nos encontrando em algum lugar, casualmente ou não.
[ ]s.
Que restauração! Impecável.
Parabéns ao Almendra.
Não posso deixar de colocar minha opinião.
Este espaço não deve ser franquedo para anônimos que não estejam enquadrados no verdadeiro objetivo do Pumaclassic.
Além de irritar a todos, não trazem nada que possa ser acrescentado.
São insistentes e chatos.
No mínimo, deveriam perceber que não são benvindos e fazer um passeio até os "quintos dos Infernos", de preferência, se mudarem pra lá!
O verdadeiro objetivo do Blog, é a ajuda mútua e uma aproximação entre pessoas que possuem o mesmo hobby, promovendo amizade e interação.
Porque não vão procurar sua própria turma?
Destaque, merece esta restauração que está sendo mostrada.
Felipe, não perca tempo com estas pessoas.
Abraço, Fernando.
Piazada, quero até pedir desculpas aqui publicamente, as vezes me altero e realmente a gente não deve se exaltar, pelo menos não aqui.Vejo de certa forma que fui eu quem acabou bagunçando o "correto", pois deveria ter me controlado e não respondido o comentário anonimo.Não quero que este espaço seja fonte de desconforto para os que estão apreciando o foco principal, que é exelente restauração deste carro.
Caro Leo Gaúcho, que bom que você soube voltar atrás e pedir desculpas, isto mostra que você soube refletir e pensar melhor sobre o que escreveu. Eu também me alterei e tentei voltar atrás com o Nicoliello, mas fui mal recebido, xingado e até acusado..
Admiro a sua humildade Leo e acho que você está fazendo um ótimo trabalho de restauração no seu Puma Tubarão vermelho. Parabéns!
Ah.. e enquanto o meu Puma está sendo restaurado, ainda estou andando de busu sim (risos)!
Carlos...
Sem palavras. Sei de tudo que passou até chegar a este momento. Espero que esteja se sentindo realizado. Após duras penas. Lhe desejo felicidades e que desfrute do seu Felino. Agora Ele a graduação máxima a Placa Preta! Abraço! Lêlê GTB 1978
Há algum tempo atrás, eu achava legal algumas modificações (que não descaracterizassem o carro, claro). Mas, agora percebo a seriedade da placa preta. Só vejo crescer minha adimiração pelos veículos que preservam ou buscam os detalhes originais.
Esse Puma é a prova de como a originalidade pode ser recompensante. Assim como os Pumas GT-4R (Quatro Rodas, Agosto 2010).
Carros magníficos!
Belo carro.
OLA ALMENDRA, PARABÉNS O CARRO FICOU LINDO.
MEU NOME E PAULO CESAR, E ACABEI DE COMPRA UM GTE VERMELHO 73, PODERIA ME FORNECER ALGUMAS DICAS SOBRE A RESTAURAÇÃO E QUAL O VERMELHO UTILIZADO NO 73, ESTOU COMEÇANDO A REFORMAR UM SONHO ANTIGO. MEU MAIL E PC.UCAM@GMAIL.COM, UM ABRAÇO E OBRIGADO.
Parabéns, está incrivelmente lindo.
Eu tenho um puma idêntico a esse e esta precisando reformar, mais nem faço ideia de onde ou como começar.
Então se puder me dar algumas dicas eu agradeço.
meu puma é o tubarao 73 (vermelho tbm)
Obrgda.
Daianabarbara2009@hotmail.com
Aqui é Gilberto estou restaurando uma puma Gte tubarão 1974, chegou a hora de fazer a pintura nas partes de baixo,para lamas capô porta malas, alguem poderia me orientar qual cor seria? obrigado
Boa tarde eu faço restauração em carros antigos e já fiz duas pumas conversíveis e agora dia 15 de agosto vou começar a fazer um GTE 73 ingual esse da foto .parabena pelo carro muito lindo
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