Esse Puma GTE 1978 foi do meu amigo Edson Gonçalves dos Santos. Ele comprou em 1991 nesse estado. Apesar de não parecer um brilhante Puma, ele era único dono, tinha manual e chave reserva original e um "senhor" motor 1.800 cc, além da barra estabilizadora traseira. O Edson nem chegou a reformá-lo, mas me disse que andava muito. Logo vendeu para uma pessoa de Fortaleza. Atualmente as únicas coisas que sabemos sobre o Puma: que não é mais dessa cor e seu excelente motor foi retirado do carro para servir em outro.
O motor 1.800 cc era composto de dupla Webber 40; três radiadores de óleo, totalizando 6 litros de óleo para refrigeração; comando P3; cabeçotes rebaixados e refluxados; válvulas maiores; molas mais duras nos balancins.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
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9 comentários:
Curiosamente coloquei um post hoje no forum Fusca4ever perguntando se alguém tem uma barra estabilizadora traseira para vender.
Tive uma num Fuscão 1600 76.
Era só instalar, nenhuma adaptação.
Nunca mais vi em lugar nenhum e acho que ajuda bastante em curvas quando ajuda a manter niveladas as rodas traseiras numa curva, rolando menos a carroceria.
Como não é adaptação e sim equipamento opcional da época, se encontrasse uma, compraria e instalaria no meu Puma.
Feroz!
Notam que tem o reservatório do carter seco no lado esquerdo? Mas a dúvida é, esse motor era um legitimo 1800 puma? E se tem o reservatório do carter seco, prá que 3 radiadores de oleo? O meu 2000 tem apenas um radiador de oleo com filtro e ventilador eletrico que ligo quando a temperatura chega em 100 graus (raramente acontece)
Felipe,
Tenho uma dúvida. Meu Puma é um Gte 1978 1600, carburação dupla solex 32.
Minha intenção é fazer uma melhoria no desempenho deste motor: mudança no comando, sistema cárter seco, e talvez um par solex 40 com acionamento "à la puma" (vai depender se melhorias na 32 não atender ao novo comando). Será mantido volume 1600.
Com essas mudanças o Puma perde características não sendo possível a placa preta? O que pode ser feito nesse sentido de desempenho sem prejudicar a originalidade?
O motor foi feito em 1978 na MM que era autorizada Puma, portanto era um veneno legitimo da Puma.
Quanto a barra estabilizadora traseira originail dos VW a ar tenho certeza que não podiam ser montadas no modelos da Puma devido a altura da cintura na carroçaria dos Puma ser menor que os carros VW. A barra do Puma do post era montada por baixo do garfo do chassis.
A puma de rally 1800 cc original de um amigo aqui do Rio se não me engano tb tinha 3 radiadores de oleo,2 radiadores de oleo na frente + mais o original, alem do carter seco.
É isso ai Luby, 3 radiadores, no caso da minha GTE eram 2 perto das rodas traseiras e um terceiro na posição original.
Moçada,
Acredito que o Edson (EGO's) já respondeu as perguntas de todos, menos do Stael, então vai:
O bom nos Puma justamente é isso, o motor tinha diversas variações e opções, portanto original e aceito na placa preta. Claro que todos equipamentos devem ser da época, pelo menos os visíveis. Como um certo amigo que colocou carbura Webber no GTB, até aí tudo bem, a Puma tb vendia esses para o modelo, mas o coletor ele colocou Empi, na cara que é peça moderna.
A grande virtude da Puma nos modelos com motorização VW era justamente essa, dar uma gama de opções grande ao consumidor, podendo escolher o que melhor lhe convinha no motor. E quem não queria nada de especial (a grande maioria), o motor 70 HP VW resolvia. Essa era a grande diferença da Puma e os outros pequenos fabricantes, porque a Puma tinha uma estrutura na parte mecânica formada por Jorge Lettry e desenvolvida nas pistas de corridas.
Lindo esse GTE 78. Fico em dúvidas sobre qual é o modelo de Puma mais bonito: o "vidrinho" ou o "tubarão"?
Esse 1800 soa imponente!
Abs.
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