quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AC-1600 - O sobrevivente

Este é o sobrevivente do protótipo AC-1600 projetado por Anisio Campos em 1968. Pertence e foi restaurado por Cláudio Mader de Curitiba-PR, a mesma pessoa dos três Puma GT DKW da publicação de ontem "Puma GT DKW - O sonho continua".
Na foto abaixo, o Anisio Campos ao volante do AC-1600.
' O estilo “racing-car” acompanhava a moda CAN AM (corridas nos países Canadá e América). Outro detalhe peculiar é a observação verdadeira de que este projeto foi o primeiro a começar pelo desenho. (Os “carrozzieri” até então “vestiam” com chapas de alumínio, os bólidos testados quase sempre sem as carrocerias).
Percebe-se que os AC, dispunham no seu “shape” de varias opções para a colocação de radiadores para atender a refrigeração de água ou óleo. Também o espaço para a motorização era amplo o suficiente para acoplar motores traseiros colocados sempre no conceito entre-eixos, “mid-engine”. Anisio Campos
'
Abaixo a foto sem o shape com o Cláudio Mader ao volante.
Fotos cedidas pelo meu amigo Edison Enriconi.

2 comentários:

Cesar Costa disse...

Parece ser uma restauração das mais perfeitas. Até aquelas aletas no interior da saída do escapamento foram feitas. Só não entendi porque tirou os cubos de rodas dourados (originais) e colocou cinza chumbo.
Parabéns!!!

Jaques disse...

Em 2004 o Luiz e eu tivemos a honra de ajudar o Cláudio a levar o AC pro 1º encontro nacional em Curitiba. Nada fácil. Na ida o Jeep pifou; começou a choviscar e o Jeep sem capota; depois de alguns diagnósticos, ligou a bobina reserva e sucesso; a carretinha que pretendia usar era muito pequena; buscamos outra maior na casa de um colega dele, mas antes teve que tirar um caminhão guincho por um lugar mega estreito. Voltamos pra casa do Cláudio pra finalmente rebocar o bólido. Claro que valeu a pena! O resultado foi esse:

www.pumasc.com/encontros_20041030-Curitiba4.htm