terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia após Dia

Vejam o que o Rodrigo Zgierski encontrou em Canoas-RS, um autêntico caminhão Puma Coca-Cola. A maioria nem vai ligar, eu o achei lindo! Preservando todos os detalhes e a característica pintura do refrigerante. Lembra muito o caminhão que tive, que foi da Coca-Cola, mas era mais raro por ser cabine dupla.
Já falei aqui sobre esse, o primeiro caminhão Puma.
Depois entrevistei o nosso amigo Eng. Ronaldo, que projetou o Puma 4.T, veja aqui.
E mais história do caminhão Puma aqui.

6 comentários:

Cesar Costa disse...

E este é da segunda série ou ano. O primeiro tinha grade dos caminhões Chevrolet, se não me falha a memória fotogênica...

Claude Fondeville disse...

Tenho pensado em conmprar um para aumentar a familia , mas os preços são muito altos.

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Nunca teve grade de Chevrolet.
Essa grade é do modelo "Standart", existia outro tipo de grade e localização dos faróis no modelo Luxo.

Cesar Costa disse...

Me lembro dos primeiros caminhões da Coca aqui no Rio com uma grade branca e faróis duplos, como nos caminhões Chevrolet e como a Veraneio. Mas se você que é "entendido" falou, tá falado!Eles chamavam atenção porque eram caminhões limpos e novos, ao contrário da concorrência (Brahma e Antártica), cujos caminhões eram velhos e sujos. Aliás, os caminhões da Coca, pelo menos aqui no Rio, eram todos à gasolina. Como eles pertenciam aos motoristas e eram obrigatóriamente trocados a cada dois anos, era economicamente mais viável pagar dois anos de gasosa, do que investir num diesel...

Felipe Nicoliello disse...

Cesar,
Pode ter acontecido de terem trocado a grade e faróis, isso também era comum, para facilitar reposição, afinal peça Chevrolet acha em qualquer lugar.
Quanto a motorização eram todos a gasolina. O conceito era o seguinte, quem rodava muitos quilometros (estradas) ou exigia muita força do motor, optava pelo diesel, quem rodava em centros urbanos e não necessitava de muita força, optava pela gasolina, que tinha um custo inicial e de manutenção bem mais barato.
Com a subida dos preços do petróleo em meados da década de 70 pelos árabes, o custo de andar com um caminhão a gasolina, que fazia 2 km/litro ficou proibitivo, e todos optavam pelo diesel, mais barato porque o valor era subsidiado, além de fazer 5 a 6 km/l.

Anônimo disse...

Tem desse modelo de cabine simples e fazendo serviço de guincho em um posto na Rod Dutra em SJC-SP. Vou tentar tirar uma foto dele!
Abs