"Este caminhão estava hoje de manhã aqui no Condomínio. A mecânica parece Agralle. Pergunto aos universitários:
É original ou foi transformado em cabine dupla?
Foi feito pela Puma ou pela Alfa Metais?
Abraços virtuais -- Cesar Costa"
Vamos a resposta: É um autêntico caminhão Puma 7900 CD fabricado na Alfa Metais em meados dos anos 90. A Puma lançou seu primeiro caminhão leve (até 4.000 kg) em 1978, projeto do nosso amigo Ronaldo de Almeida Brochado, utilizando chassi próprio e motor MWM ou Perkins. Quando a fabrica foi comprada pela Araucária, esta não fabricou caminhão. A partir da venda da Araucária para o Grupo Alfa Metais, sua subsidiária Alfa Metais Veículos começou a fabricação do Puma 4.T. Logo após lançou o Puma 914, que nada mais era que o 4.T com pequenas modificações. Alguns anos e o realmente novo 7.900 foi para as ruas, com inúmeras modificações, inclusive mecânica. Repare que na cabine dupla, a porta traseira do 7900 deixou de ser idêntica a dianteira, que nos modelos anteriores, como o Ronaldo já nos contou, era para baratear a produção e se tivesse que fazer um molde em estampo de chapa, um modelo único viabilizaria mais que dois ou três moldes.
Catalogo gentilmente cedido por Rubens Rossato da Master Fibras, Curitiba-PR.
3 comentários:
Felipe,
Já foi pra ti o folder q recebí em 1996 qdo estive lá na Alfa Metais:
- Tb destaquei a 'placa promocional dos Caminhões Puma'!
Abçs,
Ronaldo
E um detalhe curioso, SEGUNDO O ROSSATTO, nos documentos não estava escrito cabine dupla, a identificação se dava na numeração do chassi, que iniciava com as letras CD (cabine dupla).
Obrigado Ronaldo,
Vc sempre me surpreendendo.
Postar um comentário