terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia A Dia - Puma 7900 CD


"Este caminhão estava hoje de manhã aqui no Condomínio. A mecânica parece Agralle. Pergunto aos universitários:
É original ou foi transformado em cabine dupla?
Foi feito pela Puma ou pela Alfa Metais?
Abraços virtuais -- Cesar Costa"
Vamos a resposta: É um autêntico caminhão Puma 7900 CD fabricado na Alfa Metais em meados dos anos 90. A Puma lançou seu primeiro caminhão leve (até 4.000 kg) em 1978, projeto do nosso amigo Ronaldo de Almeida Brochado, utilizando chassi próprio e motor MWM ou Perkins. Quando a fabrica foi comprada pela Araucária, esta não fabricou caminhão. A partir da venda da Araucária para o Grupo Alfa Metais, sua subsidiária Alfa Metais Veículos começou a fabricação do Puma 4.T. Logo após lançou o Puma 914, que nada mais era que o 4.T com pequenas modificações. Alguns anos e o realmente novo 7.900 foi para as ruas, com inúmeras modificações, inclusive mecânica. Repare que na cabine dupla, a porta traseira do 7900 deixou de ser idêntica a dianteira, que nos modelos anteriores, como o Ronaldo já nos contou, era para baratear a produção e se tivesse que fazer um molde em estampo de chapa, um modelo único viabilizaria mais que dois ou três moldes.
Catalogo gentilmente cedido por Rubens Rossato da Master Fibras, Curitiba-PR.

3 comentários:

  1. Felipe,

    Já foi pra ti o folder q recebí em 1996 qdo estive lá na Alfa Metais:

    - Tb destaquei a 'placa promocional dos Caminhões Puma'!

    Abçs,
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. E um detalhe curioso, SEGUNDO O ROSSATTO, nos documentos não estava escrito cabine dupla, a identificação se dava na numeração do chassi, que iniciava com as letras CD (cabine dupla).

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ronaldo,
    Vc sempre me surpreendendo.

    ResponderExcluir

Caro amigo,
Se você não tem conta no gmail, basta clicar na bolinha nome/URL e escrever seu nome ou apelido, assim seu comentário não saíra como anônimo.