Certas réplicas são perfeitas, como o Envemo Super 90 abaixo, réplica do Porsche 356C. A única diferença está no descanso dos limpadores, que no Porsche descansa do lado do motorista e no Envemo, no lado do passageiro.Um verdadeiro Porsche no Encontro do Veteran do Rio de Janeiro. Mas vamos falar de outra réplica Porsche.
Primeiro uma pequena explicação: Os Porsche existiram nos modelos 356, as versões Coupê, Cabriolet e Speedster, sendo uma era fechada, a conversível e a última sem capota com o para-brisa baixo com contorno de alumínio. A versão "356" foi a primeira de 1948 até 1955, vindo depois a versão "356 A" de 1955 a 1959. A versão "356 B" foi de 1959 a 1963 e a "356 C" de 1964 a 1965 com alguns modelos fabricados em 1966, mas modelo 1965. Depois entrou o 911. Na expoisção também tinha uma rara réplica, que na verdade não sei se festejo ou repudio. Festejo por ser difícil de ver, repudio pelo erro grave que ela tem.
Este é o Swing, uma réplica baseada no Porsche 356 A Cabriolet (não confundir com o Speedster). A Swing também fabricou o modelo Coupê, todos nos anos 80. Mas tanto um como outro tem um erro imperdoável: os para-lamas e alojamentos dos faróis são do modelo 356 B, quando deveriam ser do 356 A, como vemos em todos Chamonix Speedster, do qual a base é a mesma do 356 A.
A Swing copiou seu modelo de um Porsche original, mas eles não sabiam e talvez nem saibam até hoje, que o carro que copiaram havia sido batido e foi trocado os para-lamas. Como o Porsche era antigo, quando foi consertado não deveria ter no Brasil o para-lama correto e colocaram o para-lama mais moderno, com o bocal do tanque e tudo, não sei se isso foi consciente ou não.
Assim o Swing tem a particularidade de ter uma cara de 356 A com o olhar do 356 B.
Créditos para essa descoberta ao meu filho Bruno, um amante dos 356.
Primeiro uma pequena explicação: Os Porsche existiram nos modelos 356, as versões Coupê, Cabriolet e Speedster, sendo uma era fechada, a conversível e a última sem capota com o para-brisa baixo com contorno de alumínio. A versão "356" foi a primeira de 1948 até 1955, vindo depois a versão "356 A" de 1955 a 1959. A versão "356 B" foi de 1959 a 1963 e a "356 C" de 1964 a 1965 com alguns modelos fabricados em 1966, mas modelo 1965. Depois entrou o 911. Na expoisção também tinha uma rara réplica, que na verdade não sei se festejo ou repudio. Festejo por ser difícil de ver, repudio pelo erro grave que ela tem.
Este é o Swing, uma réplica baseada no Porsche 356 A Cabriolet (não confundir com o Speedster). A Swing também fabricou o modelo Coupê, todos nos anos 80. Mas tanto um como outro tem um erro imperdoável: os para-lamas e alojamentos dos faróis são do modelo 356 B, quando deveriam ser do 356 A, como vemos em todos Chamonix Speedster, do qual a base é a mesma do 356 A.
A Swing copiou seu modelo de um Porsche original, mas eles não sabiam e talvez nem saibam até hoje, que o carro que copiaram havia sido batido e foi trocado os para-lamas. Como o Porsche era antigo, quando foi consertado não deveria ter no Brasil o para-lama correto e colocaram o para-lama mais moderno, com o bocal do tanque e tudo, não sei se isso foi consciente ou não.
Assim o Swing tem a particularidade de ter uma cara de 356 A com o olhar do 356 B.
Créditos para essa descoberta ao meu filho Bruno, um amante dos 356.
19 comentários:
Se tem um carro bonito na face da Terra, é esse. PQP! Não fosse tão pesado, eu trocava meu GTE por um desses, fácil.
Irineu
Felipones
Veja meu e-mail!!!
Felipe, para 'clarear'... então os chamonix super 90 são réplicas do Porsche 356C ... e o chamonix speedster é baseado no 356A ... Procede?
A Chamonix Jà Era, consegui falir produzindo uma das replicas mais bonitas do mercado. Nao se pode culpar o mercado brasileiro pois somente vendiam (e a caro preço) nos EUA, Asia, Europa e até na Australia.
Uma pena, mas fazer o que ?
Mario
Aparentemente nesta réplica há também diferenças nas colunas do para-brisa e nos espelhos retrovisores externos (localização e forma).
Mas é e sempre será um carro charmoso.
Antes de ter um Puma, sempre desejei ter um desses, também pelo fato de possuir capota que quebra um galho numa chuva inesperada, ao contrário dos Speedster's, Cobra's, etc.
Acho desreispeitosa a forma com que o "anônimo" Mário se refere a Chamonix.
Primeiro que o termo falência, é bastante pesado para esta parada estratégica da empresa.
Segundo; queira ou não, é mais uma empresa brasileira fora de nosso mercado e do país também.
Minha opinião é que o Sr Milton e seu filho Newton merecem respeito por tudo o que já fizeram pelo mundo dos automóveis no Brasil, com "S" e com "Z".
O Sr Milton, nos anos 60/70 nos orientava pessoalmente como melhorar o desempenho dos nossos "Fuscas" indicando as melhores peças para obtermos melhor rendimento (Comercial MM).
O Newton, conheci em Águas de Lindóia, empresário simples e aberto às explicações técnicas de seus produtos.
Desculpe "anônimo" Mário, se eu estiver errado,mas, senti um certo ar de desdém em seu comentário.
Expresso aqui minha admiração pelo Sr Milton e seu filho, desejando que esta má fase da Chamonix, seja apenas uma "Má Fase".
Abraço, Fernando A. Portilho Pereira.Conselheiro Lafaiete MG
Bruno, parabéns!!!!
São os olhos ávidos da juventude, bem diferente dos "ôio" dos "tio véio"!!!!
Felipe, valeu a aula de 356, quando estiver por aqui venha ver os meus!!!!!! (claro que em escala 1:18), para os 356 nem a escala respeitei tem de 1:84...até 1:16.
A diferença entre eles, está basicamente na entrada de ar sobre a tampa do motor e garras de parachoque? Excluindo-se o speedster.
Certo é, que o Bruno poderá te dar um socorro para responder...rsrsrsrsr
Abraço, Fernando
O fabricante do Swing Inbrav não tinha intenção de fabricar um carro exatamente igual ao Porsche 356 como fez a Envemo tanto que os instrumentos do painél, o volante as maçanetas externas das portas (do fusca) eram diferendes e alem do que o Felipe relatou o Swing tambem tinha diferenças na parte inferior dos para-lamas dianteiros.
Na compra o cliente optava por deltahes da tapeçaria, som e motor.
Desculpem,
A publicação não ficou completa e ontem não tive tempo de corrigir e hoje não tenho mais tempo de responder os comentários acima, mas que prometo amanhã responderei.
Fantástico!
E, parodiando a propaganda de um certo destilado famoso, a melhor frase para o momento é:
KEEP WALKING!!
Felipe.
Achei o 356 preto, muito perfeito para uma réplica, mesmo que Envemo. Rodas de 10 janelas e calotas baixas, os da Envemo saiam com rodas de 10 janelas, mas as calotas não eram estas(356 preto),o teto solar desse modelo, certamente está denunciando sua originalidade.
O carro é simplesmente espetacular.
O 356 preto é um verdadeiro Porsche 356 SC 1965 recentemente importado dos EUA e levou premio como melhor esportivo no evento de 7 de setembro do Veteran RJ no Forte Copacabana.
Realmente um carro espetacular.
Os Envemo Super 90 tambem tem os vidros verdes e desembaçador térmico no vigia, este detalhe é inexistente nos Porsche 356 originais. Existem alguns Envemo com as maçanetas iguais do VW 1600,Variant e TL.
Irineu,
Tb gostg muito, além de que é muito bom de andar.
Fernando,
Obrigado, vou transmitir o recado.
Responderei a questão pelo Bruno:
356A para o 356B é muito diferente: faróis estão nas bordas dos para-lamas; o painel frontal é mais chapado no "A"; para-choques são mais altos no "B"; lanternas dianteira; capô dianteiro; alça do capô dianteiro; tanque; compartimento do porta-malas; portas; para-lamas traseiros; capô traseiro; grelha no capô única no "A" e dupla no "B"; vigia traseiro; para-choque traseiro; rodas; espelhos; painel; volante e bancos. Sem falar na mecânica.
As rodas e calotas são idênticas no Porsche 356C e Envemo, que era baseado no modelo "C". Já o modelo "B" tinha calotas bicudas e o "A" calotas iguais de Fusca antigo sem emblema.
Péricles,
Obrigado pela ajuda.
Edson,
Realmente detalhes que esqueci na diferença do Porsche com Envemo. Mas não vale, vc é especialista em Envemo e posuidor do belo exemplar #6.
Falamos e esquecemos de responder para o João Cesar:
Os Chamonix Super 90, assim como os Envemo Super 90 da onde vieram suas origens, são baseados no Porsche 356C. O 356B tinha painel diferente na posição do rádio.
O Porsche 356A Speedster era o modelo sem capota e vidros laterais do 356A, que era produzido também na versão Coupê e Conversível. Portanto o Chamonix Speedster era baseado no modelo Porsche 356A Speedster.
Boa tarde Felipe
Tenho um envemo S90 hà mais de 10 anos,e estou precisando algumas partes para melhorar seu visual, quem sabe voce possa me ajudar.
Preciso dos quebra ventos completos e do trinco externo da porta do passageiro.SE forem iguais aos do Chamonix e se voce souber de algum contato onde eu possa consegui-los me informe, ficarei muito grato.
Abraços
Luiz Fernando Heller
(41)99749532
luizfheller@terra.com.br
Ola , adquiri a algum tempo uma replica swing sem documentos;Sera que alguem pode me ajudar?email p contato fabiododge@hot mail .com.obrigado
Ola , adquiri a algum tempo uma replica swing sem documentos;Sera que alguem pode me ajudar?email p contato fabiododge@hot mail .com.obrigado
os mais bonitos na minha opinião são os 356 e 356 A.Queria mto um desses coupe pena q não exista nenhuma réplica deles feita pela chamonix.
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