Por Ronaldo de Almeida Brochado
Como se vê eu não gostei muito do GTB, com DNA puramente americano... Na sua dianteira.
Fui recordando isso ao achar -agora!- esse desenho, datado de 27 de outubro de 1973.
Imagina que eu não estava na PUMA ainda, só estava namorando, mas muito interessado, aguardando um OK... O momento de a diretoria aprovar tudo, talvez acertar a demissão do Eng° Mandel, etc. e tal! Mas já querendo dar pitaco no design do GTB. O Miltão Masteguim não gostou muito da ideia e eles queriam -mui notadamente na Puma! - agradar a GM, tanto que o 'primeiro GTB' (que ainda era GTO) foi exposto no Salão sem o 'logo Puma' na grande dianteira, talvez ainda uma pendência na aprovação final do projeto por parte da GM, ou até para não ferir suscetibilidades quaisquer, na mui poderosa montadora.
Na realidade não mantive nada do 'GTB' neste desenho. E fui levado/motivado por 'algo' que me parecia “imperativo”: manter as raízes italianas no design da Puma!
Obs.: o 'Maserati Khamsin' da época, entrou em produção em 1972!
O GTB estaria - nesta época - ainda na modelação, só depois é que foi para a montagem, no galpão mais próximo, para o lado da Vemag/VW. E, neste caso, uma alteração grande seria muito complicado para não dizer oneroso.
Minha admissão na Puma foi em "3 de dezembro de 1973", em "31 de dezembro de 1974" foi à saída da ''Puma Veículos e Motores S.A.''. Logo, em "2 de janeiro de 1975" já sou admitido na ''Puma Indústria de Veículos S.A.'', devido à substituição da razão social da empresa, para finalmente, sair em "24 de agosto de 1979". Estou me aposentando, mas sigo ligado nestes nossos temas!.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
História - A sugestão de projeto do GTB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Ronaldo, o desenho proposto por você, em minha opinião também, teria dado ao futuro GTB um design mais harmonioso, mais europeu, e mais esportivo.
Gostei realmente do desenho.
De certa forma se parecem (mas são apenas desenhos e não projetos, pois não tenho cacife para tal) com meus desenhos da época (tenho vários deles guardados inclusive).
O curioso é que a linha Opala 75, deve ter tido seu desenvolvimento durante 74, portanto depois da apresentação do GTB final. E a frente da GM em 75 certamente teve inspiração no GTB. Ou no Opel alemão, sei lá.
Minha dúvida é se o motor de 6 cilindros GM caberia neste capo dianteiro. Chegou a pensar nisto na época ou seu desenho foi "apenas" um exercício de estilo?
Minha outra dúvida eterna sobre os GTB é porque, em se tratando de uma proposta esportiva, sairam com a suspensão traseira calçada em molas semi-elípticas ao invés de helicoidais, ainda que com eixo rígido traseiro, como os Opalas.
Os Opalas nunca foram um exemplo de estabilidade em curvas, especialmente em piso de baixa aderência, mas a suspensão com molas helicoidais sempre me pareceram mais evoluídas que a suspensão dos GTB, assim como dos Dart's, Charger's e dos Maverick's.
[ ]s.
Smarca, vou votar e depois te respondo com calma.
Mas o melhor destes carrões era a largura, ...os bancos dianteiros bem separados.
Lógico, abrindo, assim, espaço para caber tb o grande câmbio e o cardã.
(Ronaldo)
Ronaldo, gostaria de ter estes desenhos copiado para colocar na parede de meu futuro "espaço Puma".
Não sei se isso seria possível.
Fica pretencioso o nome, mas, a garagem está sendo planejada para reunir amigos, e o único estranho no ninho será um fusca 67.Os desenhos ficariam ao lado de um poster autografado pelo Emerson Fittipaldi com dedicatória datado de 1974.
Fique a vontade para dizer não, se for o caso.
Abraço, Fernando.
Smarca, OK:
1- O desenho ainda era só uma proposta inicial.
2- No Opala havia -com a inclinação da carroceria em curva!- um esterçamento do eixo traseiro p/ fora da curva.
Ñ trabalhei na suspensão traseira do GTB, mas os olhais traseiros das molas bem mais elevados sugerem preocupação em minimizar este efeito negativo. Até podendo revertê-lo.
Portilho,
Posso mandar uma imagem ampliada...
(Ronaldo)
Ronaldo, pode ter certeza que vou ficar muito agradecido.
Me diga o que tenho que fazer.
Abraço, Fernando.
Portilho,
Manda um mail q te respondo:
ronaldobrochado@hotmail.com
(Ronaldo)
Postar um comentário